sábado, 4 de outubro de 2014

Mogwai anunciam novo EP


Um ano após o lançamento do álbum Rave Tapes, os escoceses Mogwai têm novidades, desta vez em formato EP, cujo nome será Music Industry 3. Fitness Industry 1. que terá três novos singles e três remixes.

A aberura do EP acontece com "Teenage Exorcists" música que já é possível ouvir em baixo. Um single que é muito mais que "post-rock" do que o habitual trabalho da banda. Tracklist e single para ouvir em baixo:

Music Industry 3. Fitness Industry 1. tem data de lançamento agendada para 1 de Dezembro.



Music Industry 3. Fitness Industry 1. Tracklist:

01 "Teenage Exorcists" 
02 "History Day"
03 "HMP Shaun William Ryder" 
04 "Re-Remurdered (Blanck Mass Remix)" 
05 "No Medicine For Regret (Pye Corner Audio Mix)" 
06 "The Lord Is Out Of Control (Nils Frahm Remix)"

+

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Peter Broderick regressa a Portugal para três concertos


O norte-americano Peter Broderick, conhecido pela colaboração com os dinamarqueses Efterklang, está de regresso a Portugal para três concertos a decorrerem em Lisboa, Bragança e Coimbra. A abertura dos concertos ficará a cargo de Sumie.

O regresso inicia-se em Bragança, a 9 de Outubro, no Museu Abade de Baçal, organizado pela Dedos Biónicos e terá um preço de 6 euros. No dia seguinte Broderick viaja até Coimbra onde actua no Centro de Artes Visuais, onde os preços variam entre 6 a 8 euros. Finalmente, a 11 de Outubro, o músico encerra a mini-tour ao país no MusicBox. Os preços em Lisboa ficam-se pelos 10 euros.


+

Reportagem: Kevin Morby [Mercado Negro - Aveiro]


Mercado Negro, esse café junto à ria de Aveiro que transmite a maior paixão a qualquer pessoa que entre apenas para visitar. Um espaço alternativo, mas sempre com a pinta artística e muito retro, a trazer em estreia absoluta e única uma das maiores promessas da actualidade, Kevin Morby (The Babies, Woods) a solo, em formato duo (Justin Sullivan na bateria). 

A noite prometia casa cheia, e se quinta-feira é dia de ir para a Praça do Peixe, várias pessoas deslocaram-se para lotar o auditório do Mercado Negro e render-se ao guitarrista de camisa vermelha, num concerto com duração de cerca de hora e meia. Tímido e muito introspectivo, Kevin subiu ao palco juntamente com Justin e, sem falarem com o público, começaram a tocar. Depois de "The Dead They Don't Come Back" e com um "olá" tímido do cantor, o público começou a ganhar entusiasmo quando se iniciaram os primeiros acordes de "Sucker In The Void", música do álbum de estreia, Harlem River.


Entre aplausos e sorrisos de agrado, o duo estava a preparar o público para um cenário poderoso que teria seguimento com a gigante "Harlem River", que, à semelhança dos vídeos da tour, deliciou o pessoal no seu fim: um solo extremamente forte na Fender Jaguar e a bateria a explodir em comunhão. A felicidade presente no auditório fazia-se sentir pelos aplausos e manifestações que gritavam "wow", abafando alguns "És lindo" que iam sendo pronunciados na fila da frente.

Kevin pegou também em temas do seu novo álbum Still Life, de onde se destacou a recém-lançada "All Of My Life" e a primeira amostra do álbum, "Parade". Embora numa comunicação mais intra-pessoal e menos entusiasmada com o público, "Miles, Miles, Miles" começou a ouvir-se e o ambiente dentro do auditório tornou-se ainda mais amoroso, luminoso e emocionado. Ainda que sem as vozes de fundo, presentes no trabalho de estúdio, o single resultou muito bem, e o resultado ouvia-se nas mãos do público.


A décima música trazia uma guitarra bastante dedilhada e a transmitir muito amor entre o que se estava a ver, era "If You Leave And If You Marry" totalmente despida de preconceitos. Kevin anunciava o fim do concerto. O duo ia tocar apenas mais duas músicas tendo brindado o público com uma "penúltima" onde o som saía, na sua longa duração, apenas pela sua guitarra. A bateria não tinha voz ali. O público queria mais e a "Slow Train" como despedida não seria suficiente. De facto, não foi.

Num encerramento da tour europeia, Kevin e Justin voltaram a palco para tocarem ainda mais duas músicas. O compositor mostrou-se bastante entusiasmado na sua estreia em Portugal e acabou um pequeno concerto, num grande acontecimento. Embora em Aveiro sejam escassos os eventos musicais é de prezar os pequenos concertos que vão acontecendo. Kevin Morby foi enorme, e a organização que o trouxe, também. Vai deixar saudades.



Texto: Sónia Felizardo
Fotografia: Pedro Cardoso Pereira

+

Fiona Apple lança "Container", single da série The Affair


A música principal da abertura da nova série The Affair foi escrita e composta por Fiona Apple e ganha o nome de "Container". A música segue o álbum de 2012 e as aparições nas músicas de Black Mills intituladas de "Don't Tell Our Friends About Me" e "Seven".

"Container" foi produzida também por Black Mills e traz poucos elementos sonoros caracterizados essencialmente por uma percussão marcante, e uma letra um pouco mais obscura. 


+

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Foto-Reportagem: Girls Names [Hard Club - Porto]


Os norte-irlandeses Girls Names estrearam-se em Portugal na passada semana em Lisboa, a 26 de Setembro, tendo ainda passado por Bragança a 29 de Setembro e pelo Porto, a 27. É desta passagem por terras portistas que a presente foto-reportagem se focaliza. 

Em apresentação do último trabalho, The New Life, editado em 2013 a banda veio apresentar o seu ambiente de post-punk com a abertura dos portugueses The Japanese Girl, trio de rock psicadélico que trazia na bagagem A Tea With Twiggy Kasumi.

Segue-se em baixo a foto-reportagem na visão de Eduardo Silva.







Fotografia: Eduardo Silva

+

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Esben and The Witch e Sólstafir com dois concertos marcados para Portugal

Boas notícias para os amantes de post-rock!
O trio britânico proveniente de Brighton, Esben and the Witch, vai regressar a Portugal para apresentar o seu mais recente e terceiro disco de estúdio A New Nature. Depois da passagem por Paredes de Coura em 2011, e de um concerto em 2013 em Matosinhos, é a vez da banda passar por Lisboa e pelo Porto, sendo um dos convidados da tour do projecto islandês Sólstafir (em baixo), que este ano editou Ótta, um dos melhores álbuns de post-rock de 2014. 
A passagem por Portugal está marcada para 27 de Novembro, no RCA Club, em Lisboa e para 28 de Novembro, no Hard Club, no Porto. O preço dos bilhetes ainda não está disponível.
Eis um dos temas que faz parte de A New Nature:

Fica aqui também o novo trabalho de Sólstafir para ouvir na íntegra:

+

terça-feira, 30 de setembro de 2014

STREAM: Tomorrows Tulips - When


Há umas semanas atrás entrevistámos os grandes Tomorrows Tulips, onde eles nos teceram alguns comentários sobre o que esperar deste novo álbum.

A espera de When foi intensa, mas finalmente o álbum já se encontra disponível para stream na íntegra, ali em baixo. When sai oficialmente no próximo dia 7 de Outubro via Burger Records.



+

Jon Hopkins lança nova música de Asleep Versions


"Form By Firelight (with Raphaelle Standell)" é o novo single de Jon Hopkins do seu mais recente anunciado trabalho, o EP Asleep Versions, tendo sido gravado na Islândia em Fevereiro passado.

O single já houvera sido tocado na BBC Radio 6, mas ganha agora a versão final de estúdio, a ouvir em baixo.

Asleep Versions tem data de lançamento agendada para o próximo dia  10 de Novembro pelo selo Domino Records.




+

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Belle And Sebastian anunciam novo álbum


Após o anúncio da reedição de vários trabalhos, os Belle & Sebastian anunciam agora um novo álbum, Girls In Peacetime Want To Dance, seguidor do 2010 Write About Love.

O álbum foi gravado na Georgia com o produtor Ben H. Allen III (Merriweather Post Pavilion - Animal Collective). Juntamente com o anúncio a banda lançou também um trailer do novo álbum que pode ser visto em baixo.

Girls in Peacetime Want To Dance, tem data de lançamento agendada para 20 de Janeiro via Matador Records.


+

Black Sabbath têm em planos um último álbum e tour


Numa entrevista à Metal Hammer, Ozzy Osbourne, vocalista dos Black Sabbath, anunciou que a banda iria gravar um novo álbum, mas que seria o último. A somar a isso, Osbourne acrescentou que também queria fazer uma tour do fim.  A banda entrará em estúdio no início de 2015 e o "novo" álbum provavelmente será produzido por Rick Rubin. 

O último álbum dos Black Sabbath, 13, foi lançado em 2013. Em baixo fica o que o vocalista avançou em entrevista, sobre o novo álbum:

"   The whole Sabbath experience this time around was great. We all made friends, we didn’t fuck around, we all knew that we had a job to do, and we did it. It was a lot of fun. So we’re going to do one more album, and a final tour. Once the dust settled after the last tour we started discussing the idea, because we were getting asked about it all the time. I said to Sharon, “What’s going on? Because if there’s no more Sabbath I want to get on with my own thing again.” And she came back and said, “Let me look into it.” Three weeks later I asked her about it again, and she said “Oh, I still have to talk to so and so…” and I said “Sharon, I ain’t fucking 21 any more, if we’re going to do I want to do it before I’m 70!” Time isn’t on our side! So she made the call and came back and said “Yeah, the record company wants another album.” I believe Rick Rubin is going to do it with us again.   "



+

STREAM: Caribou - Our Love


Dan Snaith aka Caribou acaba de disponibilizar o seu mais recente trabalho, Our Love, para audição exclusiva, cerca de uma semana e meia antes da sua data oficial de lançamento, a 7 de Outubro.

O stream do novo álbum está disponível assim para audição no site da editora do álbum, a Merge Records e para ouvir basta aceder aqui

De relembrar ainda que Our Love conta com participação de Jessy Lanza e de Owen Pallett.


+

Oiçam: Flamingos


Os Flamingos são novos mas não são de todo desconhecidos. O projecto que une João Sarnadas (Coelho Radioactivo) e Luís Gravito (O Cão da Morte)traz a cumplicidade de ambos os cantores em canções que surgem pela mão de quem dá a primeira deixa, os papéis de guitarra e a voz. Estes elementos caracterizam-se essencialmente por serem díspares nas mãos de quem os compõe, sendo umas vezes do Luís, e de outras do João.

Assim sendo, e como estreia, o duo lança agora dois novos singles de amostra do projecto futuro: "Passeio" e "Cabanas do Bonfim", ambos com o selo da Gentle Records, a editora que aposta nos projectos "jovens" de Portugal. 


Gravado em Aveiro, "Passeio" conta com a colaboração de João Coração, e reúne duas das várias músicas que escreveram desde o início do ano. Uma canção alegre, para celebrar os dias bonitos a fazer música e passear. "Cabanas do Bonfim", por sua vez, traz um lado mais romântico ainda sem um final definido. 


Ainda sem nenhum projecto futuro definido, em formato LP, Flamingos traem contudo a promessa de que mais música virá. Agora é ir acompanhando.

+

domingo, 28 de setembro de 2014

Atillla lança novo single - "VI"


Depois de fechar o grande evento Cosmic Mess, onde apresentou novos sons,  Miguel Almeida aka Atillla acaba de lançar a primeira música oficial do novo trabalho - "VI".

Ainda sem data de lançamento definida, o novo trabalho ganha o nome de V, e pela audição de "VI" parece continuar a explorar a atmosfera sombria a que Atillla nos tem habituado nos seus últimos trabalhos.


É também possível ver o vídeo da preview deste novo single, bastando por isso aceder, em baixo:

+

Reportagem: Capitão Fausto [Plano B, Porto]



Após o lançamento de dois álbuns de estúdio: Gazela, de 2011, e Pesar o Sol, lançado no início deste ano, os Capitão Fausto gravaram o seu primeiro álbum "live": Grelhados ao Vivo. Para apresentar o conjunto de sete canções, a maior parte delas grelhadas no festival Vilar de Mouros, o quinteto passou pelo Porto, na passada sexta, onde se estreou no Plano B.

A banda entrou em palco por volta das 22:35, e rapidamente iniciou o concerto, com "Célebre Batalha de Formariz", o primeiro single de Pesar o Sol. A energia da banda tornou-se logo visível, e quando a música terminou o vocalista Tomás Wallenstein já tinha feito crowdsurfing. Seguiu-se "Grelha II", um instrumental que serviu como introdução alargada para "Litoral". Com a música seguinte, ouviu-se pela primeira vez na noite uma canção de Gazela. "Verdade" levou o público ao rubro, e pôs as primeiras filas a saltar e cantar, antes do regresso a Pesar o Sol, com um dos pontos altos do concerto: uma versão estendida e espectacular de "Flores do Mal", seguida imediatamente por "Pesar o Sol", um instrumental a fazer lembrar Pink Floyd, com a guitarra de Manuel Palha em foco.


Depois de uma referência a "Hoje Não Saio Daqui" e de "Nunca Faço nem Metade", voltaram a ser tocadas canções de Gazela. "Supernova" e "Zécid", duas malhas que ficam na cabeça e não saem de lá, com "Grelha I" pelo meio, foram recebidas com grande animação pelo público, depois de uma música mais calma.

Após um regresso à sonoridade mais psicadélica de Pesar o Sol, com "Prefiro que não Concordem", o Plano B ficou com "A Febre" de "sentir os corpos e a canção", com "Ideias" a ser tocada a seguir. Seguiu-se uma pequena pausa devido a problemas técnicos, que a banda aproveitou para interagir com o público. Um par de minutos depois, começou "Santa Ana", com o público a reagir de imediato à linha de baixo tocada por Domingos Coimbra. A música acabou com crowdsurfing por parte de todos os membros da banda, excepto Salvador Seabra, que ficou em palco a tocar um solo de bateria.


No fim, Salvador mudou-se para o baixo e, um por um, o resto da banda regressou ao palco. Todos trocaram de instrumento, e com Domingos na bateria, Francisco na guitarra e Manuel nos teclados, formaram-se os Seven Up. Pouco depois de Tomás subir ao palco, cada membro da banda voltou ao seu instrumento original, acabaram os Seven Up, e voltaram os Capitão Fausto, mas a jam continuou.


Anunciada como última música do concerto, a "Sobremesa" seria um fim adequado à festa, mas ainda houve tempo para uma tentativa falhada de tocar a "Gazela" e para um excelente final com "Maneiras Más", uma das maiores malhas da banda.

Com um concerto muito competente e sem nada de negativo a apontar, os Capitão Fausto confirmaram mais uma vez que qualidade não lhes falta, e que são uma das melhores bandas portuguesas da actualidade.

Ficaremos à espera do próximo concerto no Porto, já estamos com vontade de voltar a grelhar!


...

Texto por: Rui Santos
Fotografia por: Daniel Silva

+

Vídeos da Semana #23



Mais uma semana, mais cinco vídeos. Em tempos onde os estudos começam a aumentar, há The Preatures, Tricky, A Sunny Day In Glasgow, Holger e Fear Of Men para rever.

1- The Preatures - "Somebody's Talking"


2- Ticky - '"Sun Down ft. Tirzah"


3 - A Sunny Day In Glasgow - "Double Dutch"


4 - Holger - "Café Preto"


5 - Fear Of Men - "Tephra"


+