sábado, 22 de novembro de 2014

Foto-Reportagem: Cosmic Mess II [Maus Hábitos - Porto]


Voltamos mais uma vez ao Maus Hábitos, desta vez em formato organização para aquela que seria a segunda edição do "mini festival" Cosmic Mess. No cartaz, a encabeçar, os leirienses First Breath After Coma traziam na bagagem The Misadventures Of Anthony Knivet, disco de estreia editado o ano passado, e ainda novas composições de um futuro álbum a ser editado, certamente, no próximo ano. A juntar  Aspen, banda que traria apenas meia hora de concerto três anos após a edição de Winds Of Revenge, Gesso, a abrir e aquecer um público a compor-se, Vircator, a apresentarem o recém editado EP homónimo, e a fechar a noite em grande, Jacketx com novo EP anunciado, embora sem data específica pré-definida. Foi uma noite incrível. O registo desta vez sai em formato fotografia.

Gesso





Vircator





Aspen





First Breath After Coma






Jacketx





Fotografia: Eduardo Silva

+

Videos da Semana #28


Emmy The Great, Kim Deal, A Sunny Day In Glasgow, Belle and Sebastian e Ben Howard são os artistas em destaque em mais uma rubrica semanal dos vídeos da semana. Há novos singles a ouvir e bons trabalhos audiovisuais a ver, em baixo.

1 -  Emmy The Great - "Swimming Pool"


2 -  Kim Deal - "Biker Gone"


3 - A Sunny Day In Glasgow - "Crushin'"


4 - Belle And Sebastian - "The Party Line"


5 -  Ben Howard - "I Forget Where We Were"


+

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Oiçam: Whirr


Nick Bassett é o actual baixista dos Nothing e ex-membro dos Deafheaven, ambos conjuntos caracterizados não só por sonoridades mais pesadas, mas também pela sua clara influência do shoegaze. 
A par de tudo isto, e (com certeza) motivado pela sua paixão pelo shoegaze,
Nick é também o fundador dos Whirr, um projecto completamente devoto a este movimento. Os Whirr formaram-se em 2010 (originalmente chamavam-se Whirl) e, desde então, Nick desempenha as funções de guitarrista e vocalista do colectivo. 
No outono deste ano, os Whirr lançaram o seu segundo LP, Sway e já somam dois anos de existência.
Na sonoridade dos Whirr encontramos as complexas paredes sonoras, complementadas pelas vozes a roçarem a dream pop etérea e catalisadas pelas distorções das guitarras, tão características do shoegaze. Podemos observar sonoridades semelhantes em bandas percursoras do género, como os My Bloody Valentine ou os Slowdive
Estes grupos, influências assumidas de Nick, vêm o seu legado perpetuado por movimentos como os Whirr e os Nothing
Longa vida ao shoegaze.
Recentemente, ambos os projectos uniram forças e lançaram um EP.
Esperemos que, para o ano, os possamos ver de perto e, podendo, aos Nothing também.


Deixamo-vos abaixo a "Ease", retirada do EP gravado em conjunto com os Nothing.


Whirr / Nothing Split 12''

1. Whirr - Ease
2. Whirr - Lean
3. Nothing - Chloroform
4. Nothing - July the Fourth

+

Spiritualized vão reeditar "Amazing Grace" e "Songs in A&E" ainda este ano

Os Spiritualized, mítica banda de space rock e neo psicadelia liderada por Jason Pierce, vão reeditar em vinil os álbum Amazing Grace, de 2003 e Songs in A&E, de 2008, a 9 de Dezembro através da Sanctuary Records. 
Estas reedições não contaram com músicas bonus, sendo mesmo assim um bom investimento face aos preços praticados nos mercados online.


Não sendo estes os melhores álbuns editados pela banda, para quem quiser ficar a conhecê-los melhor, nós recomendamos Ladies and Gentlemen We Are Floating in Space, melhor obra da banda e um clássico dos anos 90. Lazer Guided Melodies, primeiro trabalho editado em 1992, é também uma excelente opção, assim como o mais recente Sweet Heart Sweet Light, editado em 2012. Deixo-vos aqui com um dos melhores músicas alguma vez escritas:

+

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Will Butler anuncia álbum a solo

O multi-instrumentista dos Arcade Fire Will Butler anunciou o seu primeiro álbum a solo, Policy, que irá sair em 2015, no dia 10 de Março, através da Merge Records. O músico deu recentemente um concerto a solo em Brooklyn, onde apresentou várias canções que deverão fazer parte do álbum.

+

Marissa Nadler lançou novo EP


Depois de ter passado por mais uma edição do Amplifest, em função da tour do álbum de estreia July editado em Fevereiro do presente ano, Marissa Nadler lançou agora um novo EP intitulado Before July: Demos & Unrealeased Songs. O EP contém cinco músicas das quais duas demos pertencentes a canções do álbum July, duas demos ainda não editadas - "Leave The Light On" e "The Rose City" e um cover de "Pitseleh" de Elliot Smith, a ouvir em baixo.

No referido single, a letra e a melodia é idêntica à de Elliot Smith,  no entanto o arranjo musical é completamente díspar.


+

Joey Bada$$ revela detalhes de 'B4.Da.$$'


Joey Bada$$ já lançou várias mixtapes e uma carrada de singles aleatórios, no entanto, no fim de já ter conquistado um certo renome na indústria musical, parece que o rapper já tem novos detalhes sobre aquele que será  o seu álbum de estreia, B4.Da.$$.

Foi assim revelada recentemente a cover art (acima) bem como a data de lançamento que está agendada para o próximo ano,  a 20 de Janeiro. Em baixo "Christ Conscious", com produção de Basquiat, para recordar.



+

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

A Place To Bury Strangers anunciam novo álbum


Foi hoje anunciado Transfixiation, o novo álbum dos A Place To Bury Strangers sucessor de Worship lançado em 2012.  O anúncio segue com a amostra de "Straight", a segunda faixa presente no novo trabalho. É um  single carregado por riffs de dark-punk electrizante, a ouvir em baixo.

Transfixiation tem data de lançamento prevista para 16 de Fevereiro via Dead Oceans.


Transfixiation's Tracklist:

1. Supermaster 
2. Straight 
3. Love High 
4. What We Don’t See 
5. Deeper 
6. Lower Zone 
7. We’ve Come So Far 
8. Now It’s Over 
9. I’m So Clean 
10. Fill The Void 
11. I Will Die

+

Oiçam: Women


Muito se tem falado sobre os Viet Cong
Este grupo de post-punk canadiano já existe desde 2012 mas, recentemente, começa a dar cartas mais fortes. Presentemente em digressão europeia e com datas marcadas para os EUA, o colectivo tem um EP editado pela Mexican Summer, de nome Cassette e um longa duração na calha, com data de lançamento marcada para o dia 20 de Janeiro de 2015, com edição da Jagjaguwar e da Flemish Eye.

No entanto, vale a pena levantar o véu e desvendar como e onde tudo isto começou.
Falo-vos, é claro, dos Women, a banda original de Matt Flegel e Mike Wallace.

Os Women lançaram o seu álbum de estreia em 2008, de nome Women
A banda era formada por Matthew Flegel, Michael Wallace, Christophet Reimer e Patrick Flegel e obteve bastante atenção mediática na altura,
sendo comparados em termos de sonoridade a uns Beach Boys mutilados, bem como aos Velvet Underground e aos Zombies

Reza a história que a banda se separou na sequência de uma rixa que começou em palco durante um dos seus concertos. O falecimento de Christopher Reimer, guitarrista do colectivo, em 2012, sentenciou definitivamente o percurso da banda, impossibilitando qualquer reunião (parece que está na moda a reunião de bandas extintas).

Os Women abandonaram-nos com dois LPs e uma bateria de performances pelos EUA e pela Europa, deixando-nos uma data de boas recordações. Se calhar foi melhor assim.
Fica a obra dos Women, as boas memórias (para quem teve a sorte de os ver ao vivo) e as altas expectativas para o LP dos Viet Cong.

Deixamo-vos abaixo a "Black Rice", tirada do primeiro LP dos Women.


Women’s Tracklist:

1. Cameras
2. Lawncare
3. Woodbine
4. Black Rice
5. Sag Harbor Bridge
6. Group Transport Hall
7. Shaking Hand
8. Upstairs 
9. January 8th
10. Flashlights

+

Daughter e Warpaint lançam colaboração na próxima semana

As americanas Warpaint e os britânicos Daughter vão colaborar num novo trabalho ainda este ano. Não se sabe do que se trata ainda, se um novo álbum, EP, novo single ou se um concerto conjunto, sendo a imagem de cima a única informação disponível. Resta nos aguardar por dia 24 de Novembro para ficar a saber mais sobre esta parceria das duas bandas. 

Fiquem com um dos temas do último álbum editado por cada banda.


+

Os Ride reuniram-se e anunciaram uma tour mundial.


Os Ride, banda seminal do movimento shoegaze, agendaram 2015 como o seu ano de regresso aos palcos. 


Durante a sua digressão, um dos seus pontos de paragem vai ser Barcelona, aquando da edição espanhola do Primavera SoundOremos para que, entre o seu concerto de Nova Iorque e o Field Day em Londres, os britânicos pisem o palco do Parque da Cidade do Porto.
Abaixo ficam as datas para já divulgadas pelo grupo:


05-22 Glasgow, Scotland - Barrowland Ballroom
05-23 Manchester, England - Albert Hall
05-24 London, England - Roundhouse
05-26 Amsterdam, Netherlands - Paradiso
05-27 Paris, France - Olympia 
05-29 Barcelona, Spain - Primavera Sound Festival
06-02 Toronto, Ontario - DanForth Music Hall
06-04 New York, NY - Terminal 5
06-07 London, England - Field Day

+

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Cheatahs com novo EP para 2015

O quarteto londrino Cheatahs, que este ano lançou o seu belo e electrizante primeiro álbum homónimo e passou pelo festival Paredes de Coura, já tem planos para 2015. Trata-se de um novo EP Sunne com lançamento agendado para 24 de Fevereiro pela Wichita Recordings.
"Controller" é o primeiro avanço deste novo trabalho e podem ouvi-la aqui:

+

SXSW anuncia segunda ronda de artistas


Um dos mais interessantes festivais, em termos culturais, é sem dúvida o SXSW que acontece anualmente em Austin, no Texas. Para além das "minhentas" bandas que são descobertas através do line-up, muitos nomes já com um certo peso mundial acabam por se juntar à festa, que ainda engloba o cinema e outras artes. A decorrer este ano entre 17 a 22 de Março, foi hoje anunciada mais uma ronda de confirmações, de entre as quais ganham destaque nomes como Twin Shadow, Surfer Blood, King Tuff, Gang Of Four entre outros. A Lista completa pode ser consultada em baixo.

Matías Aguayo (Berlin GERMANY)
Lydia Ainsworth (Toronto CANADA)
The Amazing Snakeheads (Glasgow UK-SCOTLAND)
Kimberly Anne (London UK-ENGLAND)
Asian Chairshot (Seoul SOUTH KOREA)
AWOLNATION (Los Angeles CA)
Babes (Los Angeles CA)
Bad Vibes (Oakland CA)
The Ballroom Thieves (Boston MA)
Del Barber (Winnipeg CANADA)
Beat Connection (Seattle WA)
BeatKing (Houston TX)
Beaty Heart (London UK-ENGLAND)
BJ The Chicago Kid (Chicago IL)
Black Violin (Miami FL)
Guy Blakeslee (Los Angeles LA)
The Blind Shake (Minneapolis MN)
Suzy Bogguss (Nashville TN)
BØRNS (Los Angeles CA)
The Bros. Landreth (Winnipeg CANADA)
Tom Brosseau (Los Angeles CA)
B.Traits (London UK-ENGLAND)
Cairo Knife Fight (Auckland NEW ZEALAND)
Cancer Bats (Toronto CANADA)
Capitan Tifus (Buenos Aires ARGENTINA)
Blake Carrington (Toronto CANADA)
Cathedrals (San Francisco CA)
Chancha Via Circuito (Buenos Aires ARGENTINA)
ChoZe (Atlanta GA)
Christian S (Cologne GERMANY)
Chui (Zagreb CROATIA)
Cinematic Experience (Berlin GERMANY)
CJ Fly (Brooklyn NY)
Coffeehouse (Santiago CHILE)
Amy Cook (Austin TX)
The Cribs (Wakefield UK-ENGLAND)
Denzel Curry (Miami FL)
Karla da Silva (São Paulo BRAZIL)
Dear Boy (Los Angeles CA)
Death Valley Girls (Los Angeles CA)
Delhi 2 Dublin (Vancouver CANADA)
Robert DeLong (Los Angeles CA)
DeLorean (Houston TX)
The Deslondes (New Orleans LA)
The Digital Wild (Austin TX)
Marianne Dissard (Paris FRANCE)
The Districts (Philadelphia PA)
DJ Blue Hawaii (Montreal CANADA)
DJ Earl (Chicago IL)
DJ Halo (Oakland CA)
DJ HVAD (Copenhagen DENMARK)
DJ Spinn (New York NY)
Doeman (Houston TX)
Doughbeezy (Houston TX)
Dream Koala (Paris FRANCE)
Dr. Rackle And The Sound Griots (New Orleans LA)
DJ Duffey (Dallas TX)
The Dunwells (Leeds UK-ENGLAND)
East India Youth (London UK-ENGLAND)
ELEL (Nashville TN)
Ellie Herring (Lexington KY)
Elvis Depressedly (Asheville NC)
Escort (Brooklyn NY)
Javier Escovedo and the City Lights (San Diego CA)
EX-CULT (Memphis TN)
Sean Falyon (Atlanta GA)
Famasloop (Miami FL)
Father (Atlanta GA)
Fielded (New York NY)
The fin. (Tokyo JAPAN)
Diana Fuentes (San Juan PUERTO RICO)
Gang Of Four (London UK-ENGLAND)
Gang Of Youths (Sydney AUSTRALIA)
Garden City Movement (Tel Aviv ISRAEL)
Jacco Gardner (Amsterdam THE NETHERLANDS)
Gateway Drugs (Los Angeles CA)
Ghost Magnet Roach Motel (Tijuana MEXICO)
Giant³ Sand (Tucson AZ)
Girl Pilot (Austin TX)
Good Harvest (Falun SWEDEN)
Philipp Gorbachev (Berlin GERMANY)
Jon Dee Graham (Austin TX)
William Harries Graham (Austin TX)
Grand Analog (Toronto CANADA)
Gyptian (King Western JAMAICA)
Monica Heldal (Oslo NORWAY)
HEO (Seoul SOUTH KOREA)
Hiatus Kaiyote (Melbourne AUSTRALIA)
Highly Suspect (Brooklyn NY)
Hippo Campus (Minneapolis MN)
Ho9909 (Newark NJ)
Reuben Hollebon (Norfolk UK-ENGLAND)
HOLYCHILD (Los Angeles CA)
Holy Esque (East Kilbride UK-SCOTLAND)
I Am Giant (Auckland NEW ZEALAND)
Ice Prince (Lagos NIGERIA)
Ikonika (London UK-ENGLAND)
Iyanya (Lagos NIGERIA)
Jamestown Revival (Austin TX)
Mick Jenkins (Chicago IL)
July Talk (Toronto CANADA)
Kaleo (Mosfellsbær ICELAND)
Kawehi (Eudora KS)
Tori Kelly (Los Angeles CA)
KEN mode (Winnipeg CANADA)
Kill! Kill! Pussycat! (Ange SWEDEN)
Victoria Kimani (Los Angeles CA)
Elle King (Brooklyn NY)
King Tuff (Brattleboro VT)
Natasha Kmeto (Portland OR)
Kosha Dillz (Los Angeles CA)
La Luz (Seattle WA)
La Mecanica Popular (New York NY)
Nikki Lane (Greenville SC)
La Sabrosura Dura (Bogota COLOMBIA)
Laza (Springfield MA)
Lazyeyes (Brooklyn NY)
Lenka (Sydney AUSTRALIA)
LIL J (Austin TX)
LITE (Tokyo JAPAN)
Longfellow (Brockley UK-ENGLAND)
Los Aldeanos (Havana CUBA)
The Lowest Pair (Olympia WA)
Lowkey (Austin TX)
Austin Lucas (Bloomington IN)
Macaco (SPAIN) (Barcelona SPAIN)
The Magnettes (Lulea SWEDEN)
Mallory Knox (Ely UK-ENGLAND)
Mansionair (Sydney AUSTRALIA)
MANTAR (Hamburg GERMANY)
Mao Loading (Bogota COLOMBIA)
The Mastersons (Austin TX)
Mighty Oaks (Berlin GERMANY)
Mirror Travel (Austin TX)
Chris Mitchell (Houston TX)
Moe Gang (Houston TX)
Machel Montano (Port Of Spain TRINIDAD AND TOBAGO)
Moon City Boys (Stockholm SWEDEN)
Moon Honey (Los Angeles CA)
Ian Moore (Seattle WA)
Bob Moses (New York NY)
Mother Falcon (Austin TX)
Motopony (Seattle WA)
Mr Play (London UK-ENGLAND)
The Mud Howlers (Mexico City MEXICO)
Mumiy Troll (Vladivostok RUSSIA)
My Jerusalem (Austin TX)
Mysonne (New York NY)
The Mystery Lights (Brooklyn NY)
Israel Nash (Dripping Springs TX)
Lukas Nelson & Promise Of The Real (Venice CA)
Night School (Oakland CA)
Nihils (Waidring AUSTRIA)
Northcote (Victoria CANADA)
Nyla (Kingston JAMAICA)
O Amor Existe (Porto Alegre BRAZIL)
Odesza (Seattle WA)
Adil Omar (Islamabad PAKISTAN)
Only Real (London UK-ENGLAND)
Paul Oscher (Austin TX)
Oso Leone (Palma De Mallorca SPAIN)
The Painted Redstarts (Austin TX)
Pale Seas (Southampton UK-ENGLAND)
Percance (San Jose COSTA RICA)
Josiel Perez’s AC Jazz Project (Los Angeles CA)
Pompeya (Moscow RUSSIA)
Jay Prince (London UK-ENGLAND)
Chuck Prophet (San Francisco CA)
Public Access T.V. (New York NY)
Public Service Broadcasting (London UK-ENGLAND)
PUJOL (Columbia TN)
Quorum (Tokyo JAPAN)
Quiet Company (Austin TX)
Rainy Milo (London UK-ENGLAND)
Rival Consoles (London UK-ENGLAND)
Daniel Romano (Welland ON)
Peter Rosenberg (New York NY)
Daniel Roure Quartet (Toulon FRANCE)
Sadat X (New Rochelle NY)
Samini (Accra GHANA)
San Fermin (Brooklyn NY)
Sango (Seattle WA)
Saukrates (Toronto CANADA)
Sean Paul (Kingston JAMAICA)
Hunter Sharpe (Austin TX)
Andy Shauf (Regina CANADA)
Sicko Mobb (Chicago IL)
Samantha Savage Smith (Calgary CANADA)
Snootie Wild (Memphis TN)
Socalled (Montreal CANADA)
Sol (Seattle WA)
Sonido San Francisco (Xonacatlán MEXICO)
Sophie (London UK-ENGLAND)
Southern Hospitality (London UK-ENGLAND)
SPEAK (Austin TX)
George Stancell (Longview TX)
Peggy Stern Trio (Austin TX)
Sungod (Austin TX)
Surfer Blood (West Palm Beach FL)
S U R V I V E (Austin TX)
Sweater Beats (Brooklyn NY)
Swervedriver (Oxford UK-ENGLAND)
Time For Three (Philadelphia PA)
The Ting Tings (Manchester UK-ENGLAND)
Trixie Trainwreck (Berlin GERMANY)
Tropics (London UK-ENLGAND)
Truth Universal (New Orleans LA)
TsuShiMaMiRe (Tokyo JAPAN)
Turbo Fruits (Nashville TN)
Benny Turner and Real Blues (New Orleans LA)
Twin Danger (Brooklyn NY)
Twin Shadow (Los Angeles CA)
Jonathan Tyler (Dallas TX)
Velvet Caravan (Savannah GA)
The Velvet Teen (Santa Rosa CA)
Victim Mentality (Seoul SOUTH KOREA)
Vision Fortune (London UK-ENGLAND)
The Voyeurs (London UK-ENGLAND)
MACK WARBUCKZ (Atlanta GA)
Wardell (Los Angeles CA)
Water Liars (Oxford MS)
Juan Wauters (New York NY)
Wave Chapelle (Milwaukee WI)
Weyes Blood (New York City NY)
Whiskey Shivers (Austin TX)
Wild Throne (Bellingham WA)
Alex Wiley (Chicago IL)
Roosh Williams (Houston TX)
Lena Willikens (Cologne GERMANY)
Wolf Alice (London UK-ENGLAND)
Worldwide (San Antonio TX)
Xu Xu Fang (Mar Vista CA)
YB (Seoul SOUTH KOREA)
Young Empires (Toronto CANADA)
Your Old Droog (Brooklyn NY)
Yukon Blonde (Vancouver CANADA)
Yung Gleesh (Washington DC)
Zionstereo (Cali COLOMBIA)
The Zoltars (Austin TX)
The Zombies (St Albans UK-ENGLAND)
Zookeeper (Austin TX)
Zooly Gvng (Atlanta GA)
Yumi Zouma (Christchurch NEW ZEALAND)

+