sábado, 13 de dezembro de 2014

Reportagem: Bass Drum Of Death [Bad Bonn - Suíça]



No dia 27 de novembro fomos ao Bad Bonn ver os Bass Drum Of Death. Os americanos andam em digressão a promover Rip This que saíu em outubro. Apesar do concerto ser a meio da semana, o local estava praticamente cheio meia hora antes da banda subir ao palco.


O trio começou com "Velvet Itch" do primeiro álbum GB City, seguida por "Electric" e "I Wanna Be Forgotten". "Left For Dead", single do novo álbum, fez com que o público acordasse e a partir daí o concerto foi sempre muito energético, com a banda a tocar música atrás de música. Os pontos altos do concerto foram as músicas "Nerve Jamming", "Bad Reputation", "For Blood", "Crawling After You" e "Get Found" com a qual os americanos terminaram o set. Depois disso, o público ainda obrigou John Barrett e companhia a fazerem dois encores, num dos quais tocaram uma cover de Ramones.

Apesar de não trazerem nada de novo ao panorama, os Bass Drum Of Death têm boas malhas, dão tudo em palco e no final de contas é isso que se exige neste tipo de concertos. De certeza que ninguém saiu desiludido.


Texto: Helder Lemos

+

STREAM: Cave Story - Spider Tracks EP


Os Caldenses Cave Story acabam de editar um novo EP Spider Tracks, um aquecimento para o seu álbum de estreia, ainda sem data marcada, a ser editado pelo selo pontiaq, resultado do concurso da Vodafone FM, do qual saíram vitoriosos. Spider Tracks encontra-se assim disponível para audição gratuita, em baixo:


+

Videos da Semana #30


Com a aproximação de mais um fim de ano, as escolhas audiovisuais também se começam a escassear, no entanto ainda vão saindo bons vídeos, e singles também, como "Sobre o Amor e Pedras" dos brasileiros Supercordas. A somar, Thumpers, Joey Bada$$, Clark e Dutch Uncles.

1 -  Thumpers - "Devotee ft. Jena Malone"

2 - Joey Bada$$ - "No. 99"


3 - Supercordas - "Sobre o Amor e Pedras"


4 - Clark - "Beacon"


5 - Dutch Uncles - "In n Out"


+

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

The Abigails lançam vídeo para o tema "29"



"Twenty Nine"  o primeiro tema do álbum Tundra  conta já com um vídeo entre o surrealista, o inóspito e o hilariante, realizado por Arabella Anderson. 

The Abigails lançaram o álbum ainda este ano, através da editora discográfica Burger Records – cada vez mais surpreendente.

Vale muito a pena ser visto:


+

Reportagem: BLACK BASS - Évora Psychedelic Fest

Fui a Évora e vi tudo menos o Sócrates.



Dia 1

Num fim de semana onde todos os caminhos iam dar a Évora, resolvi meter-me no epicentro da tempestade e fui assistir à primeira edição do BLACK BASS - ÉVORA PSYCHEDELIC FEST.

Toda a gente presente em Évora - menos o José Sócrates, vá-se lá saber porquê - deslocou-se à muito bonita e já secular SOIR JAA para ver as 10 bandas que compuseram o festival e que viajaram dos mais variados cantos do país.

Às primeiras guitarradas na sala – ainda com o pôr do sol em fundo - já um senhor, que por lá andava meio perdido, pedia para tocarem mais baixo.
Mal ele sabia o que vinha por aí em diante! 




O que se seguiu foram concertos dos Eborenses Surreal Prisma, que ainda se estão construir e prometem novidades para breve.






Os Marvel Lima chegaram diretamente do “20 XX Vinte” e mostraram que há mais para ouvir do que apenas single “Mi Vida” que já roda há muito nas rádios.











Seguiram-se os Savanna que já não andam nisto para enganar meninos e desde o lançamento de Aurora, em 2012, sabem como fazer os corpos vibrar e foi isso que fizeram, numa espécie de aquecimento à séria para a uma escalada que se viria a tornar o concerto de Killimanjaro.







Moche, cerveja no ar, óculos a voarem, enfim, valeu de tudo naquela sala e os Alentexas já foram muito para além do que era possível aguentar. Afinal de contas, o Black Bass ainda tinha mais um dia pela frente e era hora de descansar as pernas (sim, porque eu sou um menino).




Dia 2

O relógio marcava quatro da tarde e ainda com as guitarras a latejar na cabeça era hora de voltar à SOIR.

Johny Luv & os Hate Killers começavam dentro de meia hora mas como nestas coisas nada é certo a organização fez saber que tudo começaria às 21h. Entende-se, depois de uma noite do outro mundo estava tudo demasiado cansado para mais festa rija.


Para mim foi bom, aproveitei para ver mais de Évora (cidade bonita aquela) e quando voltei à Soir já os JUBA aqueciam as guitarras para um concerto morno mas que deixou-me a salivar por mais, muito mais (meninos, onde foram parar os vocals do álbum que nos deixam com JUBA na cabeça?).



Seguiram-se os Dreamweapon, mestres da distorção na guitarra e da viagem que me fizeram sentir. Não sou de tretas mas, à semelhança dos Killimanjaro, o que vem do Norte cheira sempre a esturro (no bom sentido) e os 10 000 Russos foram os senhores da segunda e última noite do Black Bass! Uma bateria alucinante, uma guitarra com distorção (!!!) e um baixo manejado por quem sabe fizeram uma SOIR (muito bem composta) suar (isto não é uma rima) em bica.






 De Lisboa chegaram sons do Oriente. Jibóia é Oscar Silva que com a ajuda de Sequin nos fazem desejar por Kebabs, molhos picantes e até fazem os Jhiadistas parecer boas pessoas. Jibóia é alegria e ancas soltas e foi assim que a festa continuou ao som do Dj Set dos míticos Parkinsons.


No final da noite sobram umas nódoas negras e uma versão de Évora que fiquei a conhecer graças à excelente e inexcedível organização da Pointlist e da Bleak Event que tudo fizeram para tornar a primeira edição do Black Bass fenomenal.

Até para o ano Black Bass!

Texto: Diogo Sousa
Fotografia: Inês Martins de Almeida

+

Errors anunciam novo álbum, 'Lease Of Life'


Os Errors, banda electrónica de Glasgow, acabam de anunciar o seu quarto álbum de estúdio, Lease Of Life, composto na Isle Of Jura em Hebrides. O álbum sucede Have Some Faith In Magic (2012) e vê a homónima "Lease Of Life" como primeiro avanço do novo trabalho. 

Lease Of Life tem data de edição prevista para 23 de Março pelo habitual selo, Rock Action Records.


Lease Of Life's Tracklist:

1. Colossal Estates 
2. Lease of Life 
3. Slow Rotor 
4. New Winged Fire 
5. Early Nights 
6. Dull Care 
7. Genuflection 
8. Putman Caraibe 
9. Through the Knowledge of Those Who Observe Us

+

Oiçam: 800 Gondomar


O EP de estreia dos 800 Gondomar já foi editado no último dia do mês de Novembro, no entanto, a estreia da banda natural de Rio Tinto, não poderia ter deixada de fora tendo em conta a exploração punk numa voz cantada em português e apresentada de forma mais jovial, numa produção menos exigente e uma maior proximidade ao som original.

 O ponto forte deste novo trabalho encontra-se em "O Cabeçudo", a exploração do rock de garagem que vai começando a surgir nas novas bandas portuguesas, como é o caso dos The Sunflowers, começa a ter uma forma cada vez mais interessante e os 800 Gondomar prolongam-na em "Paraguai".

"Tenho de ir Para Casa" possui o típico som da guitarra rock'n'roll e ao vivo promete não deixar ninguém parado, uma grande malha para a diversão! O ponto baixo de 800 Gondomar EP é talvez "A Minha Casa Explodiu", pela sua introdução monótona, no entanto, acaba por ter um final mais energético, fazendo mote ao fim de ".", o ponto final deste trabalho. 

800 Gondomar EP foi editado a 30 de Novembro e gravado no O Cão da Garagem. Vieram tarde, mas já estão na lista das revelações nacionais de 2014.


+

Patti Smith é a primeira confirmação para o NOS Primavera Sound

O primeiro nome confirmado para a próxima edição do NOS Primavera Sound, que irá decorrer entre 4 e 6 de Junho, no Parque da Cidade, no Porto, é Patti Smith. A cantora irá tocar na íntegra o seu álbum de estreia, Horses, lançado em 1975. Os passes gerais para o festival custam 90€ e podem ser adquiridos nos locais habituais.

+

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Future Islands é a nova confirmação do NOS Alive


Os Future Islands estão de regresso a Portugal, depois da sua recente passagem pelo Hard Club e Music Box, onde tocarão no NOS Alive, a 10 de Julho. Em mote os norte-americanos trazem Singles, disco editado em Março deste ano pelo selo 4AD RecordsA banda junta-se assim aos já confirmados: alt-J, Muse, Metronomy, Kodaline e The Ting Tings

O NOS Alive ocorre de 9 a 11 de Julho no Passeio Marítimo de Algés. Os bilhetes diários têm um preço de 53 euros e o passe geral custa 109€.

+

Oiçam: The Kafkas


Os The Kafkas são uma quarteto de rock psicadélico de Lisboa formado por João Garcia na voz e guitarra, João Ricardo, baixista, Daniel Figueiredo, guitarrista, e Fábio Silva na bateria. Definem o seu som como Rock Psicadelicamente Reverberado com Tropicalidade Conceptual. Estão a preparar o seu primeiro álbum Xanadu, no BlackSheep Studios, e o primeiro single já está disponível! 

"Shere Khan" é um tema feroz e felino, que pega nas distorções e batidas quebradas para as aliar à reverberação e melodia. 



O álbum Xanadu, que chegará ao mercado online no inicio do próximo ano, é  segundo a banda "um álbum conceptual, que pega na estrutura criativa de uma utopia literária, e que através da envolvente musical conta a história de um homem que naufraga e sozinho, vai parar a uma ilha selvagem, onde encontra inúmeros perigos, entre bestas felinas, as tribos canibais, e mesmo o perigo do isolamento virar a sua consciência contra ele próprio."

+

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Pharmakon lança "Bestial Burden" em formato short film


Pharmakon, que esteve recentemente em Portugal em mais uma edição do Amplifest, acaba de disponibilizar uma curta metragem com uma duração de 16 minutos onde a mesma se desnuda e mostra a alma através do ruído juntamente com imagens da desmistificação do corpo. 


O resultado é tudo o que há de mais fascinante no mundo de Pharmakon, através de uma edição de vídeo realizada pela própria Margaret Chardier.


+

Krill anunciam sucessor de Lucky Leaves


Os norte-americanos Krill acabam de anunciar o sucessor de Lucky Leaves (2013), recentemente re-editado no Reino Unido, que ganha o nome de A Distant Fist Unclenching, tendo sido gravado por Justin Pizzoferrato (Sonic Youth, Dinossaur Jr.). 

"Torturer", a primeira amostra do álbum, é a amostra de uma composição inovadora e original e pode ser ouvida em baixo.

A Distant Fist Unclenching tem data de edição prevista para 16 de Fevereiro pelo selo Steak Club.


A Distant Fist Unclenching's Tracklist:

1. Phantom 
2. Foot 
3. Fly 
4. Torturer 
5. Tiger 
6. Mom 
7. Squirrels 
8. Brain Problem 
9. It Ends 

+

of Montreal anunciam novo álbum


Os of Montreal anunciaram recentemente o seu regresso aos trabalhos de estúdio através de "Bassem Sabry" a primeira amostra do novo álbum Aureate Gloom.

O nome do novo single advém em memória do jornalista do Egypto que morreu este ano. Segundo o vocalista Kevin Barnes, o álbum pode ser descrito como inflexível e confessional bem como o trabalho mais emocional dos of Montreal até à data.

Aureate Gloom tem data de edição prevista para 2 de Março pelo selo Polynvinyl Records.


Aureate Gloom's Tracklist:

1. Bassem Sabry 
2. Last Rites At The Jane Hotel 
3. Empyrean Abbatoir 
4. Aluminum Crown 
5. Virgillian Lots 
6. Monolithic Egress 
7. Apollyon Of Blue Room
 8. Estocadas 
9. Chthonian Dirge For Uruk The Other 
10. Like Ashoka's Inferno of Memory

+

James Blake AKA 1-800-Dinosaur lança 200 Press

O produtor britânico James Blake acabou de lançar um novo single com 4 faixas, intitulado 200 Press
Este trabalho vem na sequência do tema “200 Press”, divulgado no BBC Radio 1 este verão e é assinado por 1-800-Dinosaur, o alter-ego de Blake nascido durante o ano de 2011 aquando de uma digressão pelos EUA. 
Ainda este ano, tivemos oportunidade de assistir a ambos ao vivo em Paredes de Coura. Todas as faixas estão actualmente disponíveis no Spotify. 



200 Press' Tracklist:

1. 200 Press
2. 200 Pressure
3. Building It Still
4. Words That We Both Know

+

Modest Mouse vão lançar um novo álbum em 2015

A banda lendária de indie rock Modest Mouse vai finalmente satisfazer a vontade dos fãs e editar um novo álbum de originais em 2015. Já lá vão 7 anos desde o último We Were Dead Before the Ship Even Sank.

A banda juntou-se ao Instagram onde postou um foto enigmática de um 7 inch LP com o título "Lampshades on Fire". Ainda não se sabe ao certo o que esta foto significa, mas pensa-se que possa ser um novo single presente no próximo trabalho da banda.
"Lampshades on Fire" foi pela primeira vez interpretada em 2011, num concerto no festival Sasquatch.


Segundo a 91x Xtra FM Radio, a música vai estrear na rádio na próxima segunda feira, 15 de Dezembro. Só nos resta esperar por mais novidades ao som de, é claro, Modest Mouse:


+

Operação Crestunfo trazem Spiders para o "Mery Chrestmas"


Eis um sugestão para este fim-de-semana! Se estiverem por Alcobaça, que tal aparecerem em mais um evento da Operação Crestunfo, desta vez para uma noite mais virada para o stoner e o hard rock?
É no dia 13 de Dezembro, Sábado às 22h na A.R.Povoense, e conta com a presença da banda de hard rock Spiders. Os suecos vão apresentar o seu novo álbum editado em Outubro deste ano Shake Electric.

Podem contar também com actuações de várias bandas portuguesa como os Miss Lava, Black Sheep Limbo e Riding Rhino.

Os bilhetes têm o preço de 4€. 

+

Ty Segall anuncia novo EP para Janeiro


Ty Segall está de volta aos anúncios dos trabalhos de estúdio, desta vez em formato EP de músicas inéditas. O EP recebe o nome de Mr. Face e sairá em formato álbum-duplo de 7'', um será azul e outro vermelho, ambos translúcidos.

O EP é anunciado como sendo o primeiro álbum de sempre a servir para óculos 3D - isto bastando colocar um disco em cada olho - o que permite ver a obra de arte na sua forma pretendida.

Mr. Face tem data de lançamento prevista para 13 de Janeiro via Famous Class.

Mr. Face's Tracklist:

1. Mr. Face 
2. Circles 
3. Drug Mugger 
4. The Picture

+