sábado, 14 de fevereiro de 2015

Oiçam: Carl Crack


Carl Crack nasceu em 1971 na Suazilândia e morreu há 15 anos atrás, com 30 anos. Provavelmente nunca ouviram falar dele, nem tão pouco havia eu ouvido, até que alguém me tagou numa ligação que reproduziria "If You Mess With Me!", posteriormente. Carl Crack foi um artista techno mais conhecido por ser membro da banda Atari Teenage Riot, onde começou a ver os seus primeiros trabalhos a surgirem por volta de 1992. Os seus primeiros e últimos trabalhos. Afinal Carl Crack lançou, em nome próprio, um álbum apenas, o de estreia, e igualmente de fim, em 1998 sob o nome de Black Ark. Um clássico da música electrónica com misturas entre o rap, dub e noise e com um som característico da gravação low fidelity.


Black Ark, o nome do único álbum de Carl Crack, é um tributo ao Black Ark recording studio, construído em 1973 na Jamaica. Quando foi encontrado morto, no seu apartamento, Carl Crack encontrava-se a trabalhar num novo disco, cujos singles ainda não são conhecidos, e provavelmente nunca serão. A menos que alguém queira fazer um filme à la "Searching For Sugar Man", e acabe por encontrar alguém em posse de tal material inédito.


Ironicamente, ou não, "If You Mess With Me!" é a faixa de abertura de Black Ark e apresenta no seu início uma voz feminina que nos prende, consequentemente, à medida que a percussão arranca. Após meia dúzia de canções segue "Indaba" a abrir com um recorte de som distorcido, em loop, durante cerca de um minuto. Um pequeno teaser sonoro que funcionaria certamente muito bem como uma intro de Black Ark.


"Sonnenfreunde" é o retrato de um single que poderia facilmente estar nos planos dos Animal Collective como base na influência de alguns dos seus experimentos nos sintetizadores. Aliás, em todo o álbum encontram-se algumas ideias em que vários artistas da electrónica da actualidade se poderiam basear. Não vale a pena descrever cada canção deste álbum, pois o que interessa, é que pelo menos o oiçam. Black Ark é um clássico do final do século XX.


Black Ark Tracklist:

1. "If You Mess With Me!" 
2. "Gangsta"  
3. "KR-6200"  
4. "Headcase" 
5. "Tin Tin"  
6. "Indaba"  
7. "Fu Man Chu"  
8. "What's Going On?"  
9. "Khoi-San"  
10. "Darling" 
11. "Mein Geist Ist Dein Geist" 
12. "Dogon" 
13. "Sonnenfreunde"  
14. "Herbstlaub"  
15. "Shit"  
16. "Times Like These"  
17. "Fucking Day"  
18. "Drunken Style" 
19. "Plasma" 
20. "Radio Tschernobyl"  
21. "Durban Poison"

0 comentários:

Enviar um comentário