Reportagem: Panda Bear – GNRation [Braga]

Reportagem: Panda Bear – GNRation [Braga]

| Março 15, 2015 9:37 pm

Reportagem: Panda Bear – GNRation [Braga]

| Março 15, 2015 9:37 pm
Dia 12 de Março o projecto musical a solo de Noah Lennox, membro fundador dos Animal Collective, apresentou-se no GNRation, em Braga, para uma Blackbox esgotada. Panda Bear Meets The Grim Reaper, o quinto álbum do artista americano residente em Lisboa, foi recentemente editado pela Domino e tem vindo a receber críticas muito positivas por parte da crítica internacional especializada.


O concerto começou com “You Can Count On Me”, faixa de abertura de Tomboy, editado em 2011. Seguiram-se então os dois singles de PBMTGR: primeiro “Boys Latin”, depois “Mr. Noah”, sendo esta a primeira surpresa do concerto, visto que esta faixa não tem feito parte dos alinhamentos dos últimos concertos de Panda Bear. O público agradece e ouvem-se os primeiros aplausos. Num concerto essencialmente centrado no seu último disco, houve tempo ainda para mais duas surpresas no alinhamento: “This Side Of Paradise”, do EP Mr. Noah, editado no ano passado, e “Alsatian Darn”, de Tomboy, sendo que esta última resultou especialmente bem ao vivo. Uma surpresa bastante agradável que decorreu já no fim do concerto. 


O concerto serviu-se de uma forte componente visual, com recurso às imagens de cunho psicadélico e bizarro de Danny Perez, e pelos constantes disparos de luz e strobes que dificultavam a visualização da performance aos que se encontravam mais próximo do músico proveniente de Baltimore. O momento mais marcante do concerto seria assinado por uma bonita rendição de “Tropic Of Cancer” uma belíssima canção que reflete a inevitável condição humana entre a dicotomia vida/morte. Afinal, esta é uma das principais características de PBMTGR, um álbum envolto na ideia da perda constante que é contrastada pelos seus beats de cariz groovy e hip hop.


Passando ainda por temas como “Sequential Circuits” e “Come to Your Senses”, o concerto terminou com “Acid Wash”, a faixa que encerra PBMTGR. Há que admitir que um encore composto por uma “Surfer’s Hymn” ou uma “Last Time At The Jetty” caíria que nem uma luva, mas não se pode ter tudo. Para os fãs mais acérrimos, apesar de não ser uma surpresa, faltaram os temas de Person Pitch, mas nada que impedisse o concerto de proporcionar um bom espetáculo que será, muito provavelmente, a última oportunidade de assistir Panda Bear ao vivo em Portugal no restante ano, visto que este se prepara agora para trabalhar em estúdio com o seu coletivo.

Setlist: 
You Can Count On Me 
Boys Latin 
MR. Noah 
This Side of Paradise 
Sequential Circuits 
Come To Your Senses 
Tropic Of Cancer 
Alsatian Darn 
Acid Wash

Texto: Filipe Costa
Fotografia: Sofia de Sousa
FacebookTwitter