sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Amplifest 2015: uma nota sobre as quatro edições anteriores


Nos próximos dias 19 e 20 de setembro, o Amplifest regressa à cidade Invicta. Celebrando a sua quinta edição, este festival que, tal como a organização diz, não é um mero festival (“Not a festival, na experience”), é bem mais do que isso, é um experiência cultural indescritível e imperdível. Apenas com duração de um fim-de-semana, organizado pela Amplificasom, este ano o Amplifest conta com nomes nacionais, como Filho da Mãe e Atillla, e com grandes músicos estrangeiros, Metz, William Basinski e Noveller,  entre outrous, tudo para ver no Hard Club, na cidade do Porto, entre os dias 19 e 20 deste mês. Até lá, uma revisão às edições passadas.


2011


Com nomes como Godflesh e Acid Mothers Temple, o Amplifest estreia-se como festival no Hard Club, no Porto, no ano de 2011, entre o fim-de-semana de 29 e 30 de outubro. Esta primeira edição celebra o produto de cinco anos de programação por parte do Amplificasom, que sempre demonstrou uma ambição e audácia, tão características da mesma.

2012


Depois de uma primeira edição bem sucedida, o Amplifest regressa em 2012 à cidade do Porto. Godspeed You! Black Emperor, Bohren & Der Club of Gore e Black Bombaim foram os nomes que marcaram a segunda edição deste festival. A música acompanhada com exposições culturais é mais uma vertente única do Amplifest, proporcionando uma divulgação de arte rica e enriquecedora. A configuração do espaço dirigido para o espetáculo muda, tal com a duração do festival: o primeiro dia do festival deu-se na sala Passos Manuel, no dia 26 de outubro, enquanto o resto dos dias ( 27 e 28) celebraram-se no Hard Club.

2013


A terceira edição do Amplifest continua, tal como as anteriores edições, a combinar concertos com exposições culturais, filmes e exibições. Detentor de um ambiente único, proporcionando uma experiencia diferente de qualquer festival. Na edição de 2013, foi acrescentado um palco na ribeira do Porto e, grandes nomes atuaram na cidade Invicta: Black Bombaim & La La La Ressonance, Chelsea Wolfe, Uncle Acid and The Deadbeats e A L’est de L’enfer são apenas alguns dos muitos nomes desta grande terceira edição do Amplifest, que decorreu a 19 e 20 de outubro de 2013.

2014


A última edição do Amplifest foi, sem sombra de duvidas, umas das melhores edições que o festival já teve. Com Alhousseini Anivolla, Ben Frost, Peter Brotzmann & Steve Noble, Marissa Nadler, Pharmakon (finalmente, depois do concerto cancelado em 2013) e Swans, alguns dos mais relevantes nomes do cartaz do ano passado, o Amplifest 2014 subiu as expetativas face ao futuro do festival. Continuando com as ímpares exposições e concertos como oportunidades únicas que ver bandas únicas ao vivo, foi no Hard Club nos dias 4 e 5 de outubro, que ocorreu a última edição do Amplifest

Este ano, o Amplifest comemora 5 anos de música, exposições, filmes, conversas com músicos, experiência únicas, num ambiente ímpar e na cidade do Porto, no Hard Club, a não perder, no próximo fim-de-semana de 19 e 20 de setembro.