sábado, 21 de março de 2015

Mel Azul lançam trabalho audiovisual de "Dr. Herman"


Depois de terem lançado Bonde do Esgoto, o seu segundo trabalho de estúdio os Mel Azul apresentam agora o primeiro trabalho audiovisual deste segundo trabalho de estúdio, para o single "Dr. Herman". No referido, o doutor acorda preso a uma maca, nos destroços do hospício, que ganha vida própria percorrendo os diversos corredores. Incapaz de se soltar da maca, Dr. Herman é assediado por pacientes insanos que pedem a sua ajuda. 

Além da banda na participação do vídeo, este ainda conta com Luiza Pereira (Inky) e Irina Bertolucci (Garotas Suecas). O clipe foi filmado no Hospital Juquery, em Franco da Rocha. Bonde Do Esgoto está agora disponível via Uivo Records.



+

10 000 Russos juntam-se a The Underground Youth e Desperate Journalist


No próximo dia 15 de Maio os The Underground Youth juntam-se aos londrinos Desperate Journalist, para um concerto a decorrer no Hard Club pelas mãos da promotora portuense Muzik Is My Oyster. Hoje a organização acaba de avançar com mais um nome a juntar-se ao cartaz, os portugueses 10 000 Russos, que assinaram recentemente com o selo Fuzz Club Records

A banda portuense trará, assim, na bagagem o seu primeiro longa-duração a ser editado no final de Maio. Por sua vez, os Desperate Journalist estrear-se-ão em territórios nacionais com álbum de estreia homónimo, editado em Janeiro pelo selo Fierce Panda Records, enquanto que banda de Manchester apresentará o seu mais recente EP, Beautiful & Damned, lançado o ano passado. 

Ainda não são conhecidos os preços do evento.


+

sexta-feira, 20 de março de 2015

Thurston Moore e convidados com concerto em Lisboa



Thurston Moore vai actuar em Lisboa, na Galeria Zé dos Bois, dia 7 de Junho, às 22h. O concerto do ex-guitarrista e vocalista dos Sonic Youth vai contar com a presença de alguns convidados: o guitarrista James Sedwards e a baixista Debbie Googe (My Bloody Valentine). Este ano, o músico americano vai também tocar no NOS Primavera Sound.

Os bilhetes custam 15€ e estão disponíveis na Tabacaria Martins e Flur.

+

quinta-feira, 19 de março de 2015

Concertos de Coelho Radiactivo, Birds Are Indie e Lavoisier nos próximos dias

Murmürio Booking anunciou recentemente os concertos relativos à segunda quinzena de Março que contarão com Coelho Radioactivo, Birds Are Indie e Lavoisier em apresentação dos seus mais recentes trabalhos de estúdio. A lista de todos os concertos e lugares de actuação, segue abaixo.

Birds Are Indie

24 março | Coimbra @ TAGV ('Coimbra Solidária', c/ Anaquim e 4:30) > 21:30
28 março | Coimbra @ Galeria Santa Clara > 22:00

Coelho Radioactivo

21 março | Porto @ Café Au Lait (Um Ao Molhe) > 17:50 
27 março | Braga @ Sé La Vie > 22:00 
28 março | Braga @ FNAC > 17:00 
29 março | Guimarães @ FNAC > 17:00 + INFO

Lavoisier

21 março | Porto @ Passos Manuel (c/ Cachupa Psicadélica) > 22:00
22 março | Porto @ FNAC MarShopping > 18:00 

+

Leonard Cohen anuncia 'Can’t Forget: A Souvenir of the Grand Tour'


Leonard Cohen continua a trabalhar nos trabalhos de estúdio e depois de ter lançado um álbum ao vivo, em Dublin, e Popular Problems (2014), Cohen regressa agora com mais um anunciado álbum, também ao vivo, que recebe como primeiro avanço a faixa inédita "Never Gave Nobody Trouble". Para além da referida, o álbum ainda trará outra novidade, o single "Got a Little Secret", a integrar o conjunto de dez faixas do álbum.

Can’t Forget: A Souvenir of the Grand Tour tem data de lançamento prevista a 12 de Maio.


Can’t Forget: A Souvenir of the Grand Tour Tracklist:

1 - Field Commander Cohen 
2 - I Can’t Forget 
3 - Light as the Breeze 
4 - La Manic (Georges Dor) 
5 - Night Comes On 
6 - Never Gave Nobody Trouble 
7 - Joan of Arc 
8 - Got a Little Secret 
9 - Choices (George Jones) 
10 - Stages

+

quarta-feira, 18 de março de 2015

Oiçam: dressmaker


Os dressmaker são um quarteto baseado em Londres que mistura os mais característicos elementos do post-punk aos pedais fuzz, e guitarras embebidas em distorção. A banda estreou-se com Glass EP, editado no Verão do ano passado, composto por quatro faixas bastante próximas à linha dos actuais trabalhos que têm vindo a ser produzidos na nova cena da coldwave. A homónima "Glass" tem uma abertura bem soft, apesar de acompanhada por uma voz sombria, no entanto sofre uma transformação tamanha acabando num espectáculo de noise. Por sua vez "The Future" traz as guitarras do contemporâneo punk-rock, enquanto que "Skeleton Girl" encerra Glass EP num resumo que incorpora pequenos detalhes das faixas antecessoras, com elementos de uma percussão bastante ao estilo dos A Place To Bury Strangers.


Depois de abrirem para Desperate Journalist em Janeiro, os dressmaker apresentam agora um novo single, "Love Me", em formato audiovisual, que vem igualmente acompanhado pela cover de "Be My Baby" original das The Ronettes, e ainda onze segundos de puro noise em "Love Will Tear Us Apart". E não, não é uma cover. Todas estas novidades poderão ser ouvidas aqui, enquanto que o mais recente vídeo, pode ser visto abaixo. Para finalizar, resta-nos esperar pela passagem do quarteto em território nacional, e eventualmente de um longa duração em formato estreia.


+

The War On Drugs em Paredes de Coura


Os americanos The War On Drugs são a mais recente confirmação para o Festival Paredes de Coura, actuando assim no dia 21 de Agosto, onde apresentarão Lost in the Dream, o seu mais recente álbum, editado em Março do ano passado. 

Já confirmados:
20 de Agosto: Tame Impala, Pond, Fuzz e Father John Misty Temples  
21 de Agosto: Charles Bradley, Iceage, Waxahatchee, Allah-Las e Steve Gunn 

Preços:
Passe Geral: 85€


+

terça-feira, 17 de março de 2015

Os Eyehategod regressam a Portugal

Os Eyehategod, nome maior do movimento do slugde do grande estado do Louisiana (Há outro tipo de Slugde?) vêm a Portugal agraciar-nos mais uma vez com a sua presença.

Depois de um GSM!Fest em 2011 no qual fizeram tag team com os nipónicos Church of Misery e com os gringos Corrosion of Conformity e de um Milhões de Festa em 2013,
os Reis decidiram que 2015 era o ano do seu regresso.

O encontro fica desde já marcado para o dia 4 de Abril, no RCA Club.
Vamos poder escutar malhas do seu novo Eyehategod, lançado no ano passado.
Verguem-se perante a sua grandeza ou permaneçam na ignorância.
Ah, e agradeçam ao pessoal da Amazing Events.

+

Blackbird Prophet iniciam tour a 26 de Março no Canhoto


É já na próxima quinta-feira, dia 26 de Março que os portuenses Blackbird Prophet iniciam a tour do EP de estreia intitulado Aetherea, a ter lugar no Canhoto, Porto. Formados em 2011, como um trio, e agora em formato quarteto com os membros fundadores, Bruno Costa e Daniel Pereira a juntarem-se a Pedro Castro e Daniel Castro, a banda apresentará ao vivo entre Março e Abril o novo EP. Para além das faixas deste novo trabalho, os Blackbird Prophet apresentarão ainda novos temas, nos quais têm trabalhado ultimamente. 

A tour, agora completa, marcará ainda paragem em Guimarães e em Aveiro. As restantes datas serão em Espanha e o cartaz poderá ser consultado abaixo.


A banda lançou igualmente em Fevereiro o vídeo do mais recente tema, "White Night".


+

Reportagem: O Abominável - Passos Manuel [Porto]


Na passada sexta-feira, 13 de Março, a banda O Abominável, que durante quatro anos nos tem proporcionado a sua música, deu o seu último concerto no Passos Manuel. Natural do Porto, este quinteto, formado por João Losa (guitarra), Rui Correia (bateria), Vítor Pinto (voz), Leonardo Rocha (guitarra) e David Félix (baixo), apresentaram o seu primeiro LP, intitulado por Enteléquia e, despediram-se igualmente dos palcos, para hiato. 
O grupo, que trouxe para palco da emblemática sala portuense nomes como Egar Correia dos Corona na Casa, Igor Ribeiro, mais conhecido como Ghetthoven, e Nelson Graf Reis dos We Bless This Mess, iniciou o concerto com alguns agradecimentos ("foram quatro anos muito bons, obrigada por fazerem parte disto") e prosseguiram com a canção “Enteléquia”, a primeira música do seu LP de apresentação com o mesmo nome. Energia, paixão, emoção, diversão e até romantismo, foram os elementos que estiveram sempre presentes em palco. Sempre de bom humor e comunicativo, é de realçar o vocalista da banda, Vítor Pinto, elemento que dedicou a quarta música (“Fleuma”) às mães dos integrantes da banda. Durante todo o evento este manteve uma postura bastante extrovertida e sempre com muita emoção, acabando por se tornar um pouco exagerado, mas proporcionando ainda assim, uma sensação de descontracção e sem arrependimento em ter passado assim o princípio da noite, no que foi possivelmente o último concerto desta banda portuguesa. 
O evento acabou com o primeiro single da banda intitulado "Nada Passa Sem Ficar", cantada na companhia dos convidados da banda. Estes jovens abandonam assim o mundo do espectáculo com a promessa de possíveis projectos em separado e na incógnita de um possível regresso. Até um dia Abominável.

SETLIST: 

Enteléquia 
Real Demais para Existir 
Sem Espanto à Espreita 
Fleuma 
Palavra do Eu 
Calíope 
Um Circo e Tu 
Corda 
Vamp 
Olhos Fechados 
Mónade 
Osso 
Rasto 
Nada Passa Sem Ficar

Reportagem: Catarina Vilaça 
Fotografia: Ana Carvalho

+

Hookworms lançam "Retreat" como novo single


Os Hookworms anunciaram que vão lançar "Retreat" como novo single de apresentação do seu mais recente disco The Hum, lançado no final do ano passado. Sobre o single, a banda detalhou: "Similarly to [The Hum opener] The Impasse, we wanted the end of this record to be the polar opposite of the last one... 2e wanted to go out with a bang and end dead. It has this ‘race for the finish’ feeling to it."

"Retreat" será lançado, como single, no próximo dia 4 de Maio.


+

STREAM: Modest Mouse - Strangers to Ourselves


Strangers to Ourselves marca o regresso dos Modest Mouse aos trabalhos de estúdio em oito anos, sucedendo assim We Were Dead Before The Ship Even Sank (2007). 

Strangers to Ourselves, sexto trabalho de estúdio da banda, é editado hoje e as suas quinze faixas podem agora ser ouvidas na íntegra, via Spotify.

+

segunda-feira, 16 de março de 2015

Os Fall vão lançar um novo LP

O projecto do mítico Mark E. Smith vai lançar um novo álbum ainda este ano, perfazendo um total de 31 lançados em toda a história dos Fall.
O novo LP chama-se Sub-Lingual Tablet, vai ser lançado dia 25 de Maio via Cherry Red e abaixo deixamo-vos com a tracklist do mesmo.
Assim que tivermos mais novidades, serão os primeiros a saber. 


1. Venice With The Girls
2. Black Root
3. Dedication Not Medication
4. First One Today
5. Junger Cloth
6. Stout Man
7. Auto Chip 2014-2016
8. Pledge
9. Snazzy
10. Fibre Book Troll
11. Quit iPhone

+

Novos nomes para o Milhões de Festa

A juntar a actos como o Grande Michael Rother, ao Bug aos Cosmic Dead
e aos Hey Colossus, a organização do Milhões de Festa decidiu começar a semana por adicionar mais 3 nomes ao seu cartaz: os californianos Deerhoof, os também eles californianos Peaking Lights e os mui nacionais Plus Ultra.
Assim que tivermos mais novidades, serão os primeiros a saber.



+

Novos nomes para o Reverence Valada.

A adicionar aos míticos Sleep, aos Horrors e a outros grandes como os Yawning Man e os Alcest, a organização do Reverence Valada adicionou mais 4 nomes aos cartaz:
os Grave Pleasures (a banda anteriormente conhecida Beastmilk) os Electric Eye, os Altered Hours e os One Unique Signal.


Assim que tivermos mais novidades, serão os primeiros a saber.

+

Caetano Veloso e Gilberto Gil encerram EDP CoolJazz


Caetano Veloso e Gilberto Gil são os senhores que irão encerrar a 12ª edição do EDP Cool Jazz, subindo ao palco do Parque dos Poetas em Oeiras, no dia 31 de Julho em celebração dos 50 anos de carreira pelos dois de ambos o músicos. A passagem pelo festival faz parte da tour “Caetano & Gil - Dois Amigos, Um Século de Música”, e vai trazer um reportório vasto com os melhores êxitos de Caetano Veloso e Gilberto Gil, num formato singular e intimista, de voz e violão. 

 O EDP Cool Jazz decorre ao longo do mês de Julho nos Jardins do Marquês de Pombal e o Parque dos Poetas, em Oeiras. Os preços variam entre os 25€ e 75€.


+

STREAM: Courtney Barnett - Sometimes I Sit and Think, and Sometimes I Just Sit


A australiana Courtney Barnett disponibilizou o seu novo trabalho de estúdio, a sair na próxima semana, para audição na íntegra. O álbum segue A Sea Of Split Peas, EP duplo editado em 2013.

Sometimes I Sit and Think, and Sometimes I Just Sit tem data de lançamento prevista para 23 de Março.




+

domingo, 15 de março de 2015

Reportagem: Panda Bear - GNRation [Braga]

Dia 12 de Março o projecto musical a solo de Noah Lennox, membro fundador dos Animal Collective, apresentou-se no GNRation, em Braga, para uma Blackbox esgotada. Panda Bear Meets The Grim Reaper, o quinto álbum do artista americano residente em Lisboa, foi recentemente editado pela Domino e tem vindo a receber críticas muito positivas por parte da crítica internacional especializada.


O concerto começou com “You Can Count On Me”, faixa de abertura de Tomboy, editado em 2011. Seguiram-se então os dois singles de PBMTGR: primeiro "Boys Latin", depois "Mr. Noah", sendo esta a primeira surpresa do concerto, visto que esta faixa não tem feito parte dos alinhamentos dos últimos concertos de Panda Bear. O público agradece e ouvem-se os primeiros aplausos. Num concerto essencialmente centrado no seu último disco, houve tempo ainda para mais duas surpresas no alinhamento: “This Side Of Paradise”, do EP Mr. Noah, editado no ano passado, e “Alsatian Darn”, de Tomboy, sendo que esta última resultou especialmente bem ao vivo. Uma surpresa bastante agradável que decorreu já no fim do concerto. 


O concerto serviu-se de uma forte componente visual, com recurso às imagens de cunho psicadélico e bizarro de Danny Perez, e pelos constantes disparos de luz e strobes que dificultavam a visualização da performance aos que se encontravam mais próximo do músico proveniente de Baltimore. O momento mais marcante do concerto seria assinado por uma bonita rendição de “Tropic Of Cancer” uma belíssima canção que reflete a inevitável condição humana entre a dicotomia vida/morte. Afinal, esta é uma das principais características de PBMTGR, um álbum envolto na ideia da perda constante que é contrastada pelos seus beats de cariz groovy e hip hop.


Passando ainda por temas como “Sequential Circuits” e “Come to Your Senses”, o concerto terminou com “Acid Wash”, a faixa que encerra PBMTGR. Há que admitir que um encore composto por uma “Surfer’s Hymn” ou uma “Last Time At The Jetty” caíria que nem uma luva, mas não se pode ter tudo. Para os fãs mais acérrimos, apesar de não ser uma surpresa, faltaram os temas de Person Pitch, mas nada que impedisse o concerto de proporcionar um bom espetáculo que será, muito provavelmente, a última oportunidade de assistir Panda Bear ao vivo em Portugal no restante ano, visto que este se prepara agora para trabalhar em estúdio com o seu coletivo.

Setlist: 
You Can Count On Me 
Boys Latin 
MR. Noah 
This Side of Paradise 
Sequential Circuits 
Come To Your Senses 
Tropic Of Cancer 
Alsatian Darn 
Acid Wash

Texto: Filipe Costa
Fotografia: Sofia de Sousa

+