terça-feira, 7 de junho de 2016

Milhões de Festa - Expetativas #1


Com início em 2006, o Festival Milhões de Festa regressa este ano nos dias 21 e 24 de julho. Nomes como Michael Rother, ex-membro dos icónicos do krautrock NEU!, Deerhoof, Jacco Gardner, Connan Mockasin e Alt-J já passaram pelo festival do triângulo.

Isto tudo na cidade do Galo, Barcelos. Situada  no distrito de Braga, com cerca de 20000 habitantes. Banhada pelo rio Cávado é uma cidade mística que remonta aos tempos d´El Rei D. Afonso Henriques  em que os festivaleiros rapidamente se sentem integrados. O festival contará então com 4 palcos, sendo um deles à beira da já conhecida piscina.

Com isto tudo, apresentamos 4 dos 33 nomes já anunciados.


GOAT


Goat, a banda vinda da Suécia mas com músicas nem como as dos ABBA, nem a fazerem lembrar o frio, trazem este ano ao Milhões de Festa mais do mesmo. Puro rock psicadélico, que nos remontam para os clãs tribais, por vezes com influências mais ligadas ao krautrock prometem deixar cada um em transe. Já passaram em 2014 em Portugal, pelo Festival Paredes de Coura, tocando várias músicas de vários álbuns desde o aclamado World Music de 2012, ao Commune de 2014. O grupo sueco traz até Barcelos novas músicas do álbum em construção,I sing in the Silence.


ISLAM CHISPY & EEK


O que é que casamentos egípcios têm a ver com festivais de música? Pelos visto tudo. Islam Gipsy, um guru dos teclados, que já tinha pisado o palco do Milhões de Festa, regressa este ano com uma parceria. Traz-nos então com EEK o álbum Trinity. Promete-nos música frenética, da qual é impossível ficar parado, e que começa a ser conhecida por Electro Chaabi.


SONS OF KEMET


Da cidade de sua majestade surge este grupo de jazz com elementos de todos os cantos do mundo, tendo como figura conhecida Shabaka Hutchings na tuba, saxofone e clarinete. As músicas deste grupo remetem para as origens dos quatro elementos da banda, num longo processo de composição. Vindos de locais como os Barbados, é de esperar influências de música caribenha em Sons of KemetUm projecto que, desde que começou, tem sido sempre bem recebido pela audiência que assiste e diz não conseguir parar ao som do sopro do saxofone e das batidas duma sempre presente bateria.


JIBÓIA


O festival Milhões de Festa tem também uma forte aposta em bandas e projectos europeus, contando este ano com alguns dos nomes de peso da música alternativa portuguesa. O já conhecido Jibóia, ou Óscar Silva, regressa ao festival mais um ano com um novo álbum na sacola. Após Badlav, um grande álbum de 2014, surge Masala, que nos leva a vários locais como Oslo, Ankara, São Paulo. E tudo sem sairmos do lugar, apenas de olhos fechados a sentir os sons hipnotizantes criados pela sua guitarra, conseguimos viajar a todos estes pontos do globo a partir do recinto do festival.

Como o próprio diz: “Criou o bicho? Vai ter de mexer”