segunda-feira, 4 de julho de 2016

Reportagem: Rodrigo Amarante [Theatro Circo, Braga]


Dia 2 de Julho marcou o fim da mini digressão do cantautor brasileiro Rodrigo Amarante, que passou também por Lisboa, Aveiro, Faro e Leiria. Braga foi o local escolhido para terminar a sua digressão, no belíssimo Theatro Circo que não passou despercebido ao artista brasileiro. Sempre simpático e bem humorado, o membro dos Los Hermanos e Little Joy apresentou-se na sala do Theatro Circo para apresentar as canções do seu excelente disco de estreia a solo, Cavalo, o único na sua discografia por enquanto.

Sozinho em palco, acompanhado apenas de uma guitarra e um piano para um Theatro Circo esgotado, Rodrigo Amarante iniciou o concerto com “Nada em Vão”,  faixa que serve de abertura para Cavalo, seguida de “Mon Nom”, ambas tocadas num registo muito intimista e simples. Antes de trocar a guitarra pelo piano, houve ainda tempo para tocar mais algumas do seu disco como “I´m Ready”, “O Cometa” e “Irene”, sendo a última umas das canções favoritas dos fãs e uma das mais bonitas do seu catálogo. No piano, tocou apenas 3 músicas, incluindo uma nova e “Fall Asleep”, que marcou um dos momentos mais bonitos do concerto.



De volta à guitarra, e depois de mais uma breve explicação metafísica sobre a retrospetiva a que canção seguinte se referia (“retrospetiva” foi um termo bastante utilizado para descrever as suas músicas), Rodrigo Amarante tocou mais um dos temas favoritos do público, desta feita para “Tardei”, que recebeu bastante entusiasmo por parte do público. Um dos momentos mais aguardados foi a interpretação de “Tuyo”, a primeira música feita por encomenda como disse Rodrigo, referindo-se à faixa que serviu de abertura para a incrível série televisiva Narcos. Depois de nos mostrar mais duas músicas novas, uma delas acabada de terminar no concerto de Lisboa uns dias antes, chegou o momento de encerrar o concerto com mais uma bela canção, terminando assim com “The Ribbon” e recebendo uma grande ovação por parte do público que aplaudia fortemente por um encore.

Rodrigo Amarante regressou então ao palco para tocar mais duas músicas apenas, incluindo uma interpretação de “Incondicional”, dos Los Hermanos, e “Evaporar”, a música dos Little Joy de que quem faz parte ao lado de Binki Saphiro e Fabrizio Moretti, encerrando assim um belo concerto da melhor maneira possível e para agrado de muitos fãs que esperavam ouvir esta música.

Rodrigo Amarante conseguiu, assim, mais uma passagem memorável pelo nosso país, deixando o público rendido à sua simpatia e boa disposição, assim como às suas maravilhosas canções que fazem deste artista um dos mais interessantes nomes da música popular brasileira dos últimos anos. A sua passagem pelo nosso país começa a tornar-se cada vez mais frequente, mas nunca é demais pedir para que volte em breve. Será novamente bem-vindo, com certeza.

Rodrigo Amarante @ Theatro Circo


Texto: Filipe Costa
Fotografia: Ana Carvalho dos Santos