O post-punk não está morto e celebra-se no Porto

| Setembro 18, 2017 2:30 pm

Charnier © Rita Mad Queen


O Post-Punk Strikes Back Again está de regresso à Invicta para a segunda edição de festival e volta a celebrar a diversidade cultural dentro do género, trazendo a palco um total de 6 bandas, 5 delas internacionais. No certame e confirmados estão os argentinos Mueran Humanos, os alemães Bleib Modern, o inglês M!R!M, os portugueses Ghost Hunt, os franceses Tisiphone e os belgas Charnier. Tudo no Hard Club, tudo num dia, tudo num palco. O post-punk não está morto e ataca outra vez, a 23 de setembro, no Porto. 


Querem motivos para ir? (Então tomem lá cinco)

1- Primeiro que tudo é calcular o investimento. Ora uma vez que com 20€ temos acesso a um total de seis concertos,  isto significa que pagamos, em média, 3,33€ por concerto (dado que não há concertos a decorrer em simultâneo). Falta incluir ainda os gastos de transporte e refeição e bebidas, caso se aplique. Note-se ainda que os concertos têm uma duração aproximada a 40 minutos cada, por isso o investimento tem um retorno muito favorável.

2 – Pesar os nomes. Sabe-se que dos seis nomes, cinco deles são internacionais, e que portanto os mais acessíveis de rever são os portugueses Ghost Hunt. Há ainda uma banda que se estreia em solo nacional, os Charnier, que portanto tem um valor acrescido. Sabe-se também que, de acordo com os mercados concorrentes, a oportunidade de voltar  a ver as bandas Bleib Modern – que nesta edição são os responsáveis pelo encerramento -, M!R!M, Tisiphone e Charnier é possível, ainda que pouco provável. A acrescer a isto há ainda os argentinos Mueran Humanos, a regressar pós warm-up Primavera Sound, e todo um conceito para um público de nicho – os melómanos da música underground – que garantirá um excelente “ambiente” na altura de concertos.

3 – Avaliar o espaço. O Hard Club é uma das grandes salas de concertos da baixa portuense. E uma das que em termos de som e luminosidade, não costuma desiludir. Com portas a abrir pelas 17h00, os concertos têm início marcado para as 18h00, sendo que estão divididos em dois actos. As primeiras três bandas – Charnier, Ghost Hunt e Tisiphone tocam entre as 18h00 e 20h30. O segundo acto, que conta com M!R!M, Bleib Modern e Mueran Humanos tem início previsto para as 22h00. Os concertos decorrerão na sala mais pequena do Hard Club proporcionando, portanto, um ambiente mais intimista. Podem consultar os horários completos em baixo.



4 – Pausa para jantar. Este ano, à semelhança do ano antecedente, haverá uma pausa para jantar. Compreendida entre o horários das 20h30 e 22h00 (assumindo que não haverá atrasos na programação) é também um dos pontos fortes do mini festival uma vez que permite explorar a gastronomia da baixa portuense. Para os que vêm de fora do distrito é uma oportunidade de aliar a comida à música e viver novas experiências.


5- Avaliar a concorrência do dia. Ao contrário do ano passado este ano não há NOS em D’Bandada a acontecer em simultâneo nas salas do Porto, por isso não há a desculpa de haver concertos grátis no mesmo dia. Haverá outros concertos sim, mas só depois da hora de jantar e com um número reduzido de atos. Uma vez que o Post-Punk Strikes Back Again começa logo às 18h00 de um sábado, dá para explorar a cidade a seguir ao almoço e ter um final de dia repleto de diversão e de conversas trocadas com as bandas. Com fim previsto para as 00h30, permite ainda apanhar os últimos comboios do dia para outros distritos.

Podendo, é ir. É barato, dá para matar as saudades dos grandes festivais de verão num formato encurtado, dá para combinar um programa com amigos, ouvir música alternativa, ver bandas com um contacto bastante acessível para o público e ainda ganhar uma história para contar e/ou partilhar com outros. Todas as informações adicionais estão aqui. Os horários seguem abaixo.

Horários:

18h00 – 18h40 – Charnier (BE)
18h55 – 19h35 – Ghost Hunt (PT)
19h50 – 20h30 – Tisiphone (FR)

20h30 – 22h00 – intervalo para jantar 


22h00 – 22h40 – M!R!M (UK) 
22h40 – 23h35 – Mueran Humanos (AG)
23h50 – 00h30 – Bleib Modern (DE) 




FacebookTwitter