segunda-feira, 6 de novembro de 2017

STREAM: Vonneumann - NorN [Threshold Premiere]


NorN não foi um nome escolhido ao calhas. NorN é tudo e muita coisa e os Vonneumann declaram-se especialistas em som neste novo registo de estúdio. NorN é, primeiramente, uma desconstrução dos inúmeros instrumentos, depois, é uma criação acidental e posteriormente um álbum que se foca nos erros: de sintaxe, de caligrafia, lexicais, semânticos, digitais, algorítmicos e rítmicos. O resultado são as oito faixas que o compõem (e decompõem) e o próprio título que o descreve - NorN, uma apropriação da palavra fantasma Dord, que afirmam como "provavelmente a palavra mais bonita no mundo inteiro". O título pode ler-se todo de uma vez ou apenas "N or N".

NorN é uma criação avant-garde que se inspira nas infinitas possibilidades das línguas, desde o extremo rigor artificial do Ithkuil, até a beleza sinuosa do Codex Seraphinianus, à luz dos rabiscos dos bebés, ao mistério da computação primitiva, que desenvolve espontaneamente novas linguagens para o diálogo, algo como caracteres não decifráveis. A música deste álbum é o resultado de tudo isso e numa imagem pode-se descrever assim:



Este novo disco é um trabalho muito interessante que alberga incontáveis géneros e sub-géneros, do post-rock de bandas como Slint (ouvir "bassdromo" e "antiElucid") à música techno (ouvir "DKSG"), art-rock (ouvir "humanoide") e neo-folk (ouvir "SOAD"). Outras faixas relevantes passam pelo vocal exploratório de "impossibile essere possibile" e a eletrónica de "DwORD". Oiçam o disco completo abaixo.



NorN tem data de lançamento prevista para 10 de novembro pelos selos Ammiratore Omonimo Records e Retroazione Compagnie Fonografiche. Podem fazer pre-order do álbum aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário