sexta-feira, 31 de março de 2017

Casa Ardente: Vaarwell e Sallim amanhã na Casa Independente


Os Vaarwell e Sallim vão atuar amanhã na Casa Independente, dia 1 de Abril, numa noite Casa Ardente das Produções Incêndio. A banda lisboeta vai apresentar o seu disco de estreia Homebound 456.


O evento tem início às 22h30 e a entrada tem o custo de 5€. Além dos concertos há também o 1º Aniversário de A minha vida dava um disco DJ Set - Joana Esperança Andrade, Pedro Paulos e Urso DJ. Parte da receita de bilheteira reverterá a favor da organização Jugend Rettet e.V.

+

Semibreve revela data e primeiras confirmações


A sétima edição do Semibreve já tem data e os primeiros nomes já são conhecidos. O festival bracarense dedicado ao que melhor se faz na música eletrónica e arte vanguardista já contou com nomes como Plaid, FenneszJon Hopkins, e Forest Swords, e regressa este ano com uma aposta forte na música experimental com as estreias nacionais do norueguês Deathprod (na foto), uma das maiores referências no que diz respeito à dark ambient, e do neozelandês Fis, que editou em 2016 o excelente disco From Pattern to Details e que se prepara este ano para lançar novo disco.  Quem também estará presente nesta sétima edição será a alemã Kyoka e o sueco Valgeir Sigurðsson, que  irá estar acompanhado por Yannik Jacquet na componente visual.

O Semibreve decorre novamente em Braga no Theatro Circo, Casa Rolão e gnration durante os dias 27, 28 e 29 de outubro, e os bilhetes podem ser adquiridos ao preço de 25 euros (pré-venda) aqui.


+

map.ache - "Let's Talk A Good Story" (Phoebe Killdeer & The Shift remix) video [Threshold Premiere]


Jan Barich, DJ residente do Conne Island, em Leipzig, lança hoje o novo EP sob o seu alter-ego map.ache e o primeiro pelo selo Altin Village & MinePerception Shift/A é o sucessor do seu disco de estreia, Giegling (2015), e conta com um total de quatro músicas que remisturam temas de bandas do catálogo da AVM Records, a editora na qual map.ache fez a sua estreia.

O artista apresenta agora o vídeo para "Let's Talk A Good Story", original de Phoebe Killdeer & The Shift, que conta com a atriz portuguesa Maria de Medeiros. O EP foi gravado e produzido no próprio estúdio de Jan Barich em Leipzig e masterizado por Josh Bonati em Nova Iorque, contando ainda com remixes de Skeletons, Urban Homes e Sven Kacirek.

Perception Shift/A EP é editado oficialmente hoje, dia 31 de março, pelo selo Altin Village & Mine. O vídeo de  "Let's Talk A Good Story", segue abaixo.


+

quinta-feira, 30 de março de 2017

James Ferraro, Ducktails e Forest Swords em Portugal


A promotora PURO FUN vai festejar o seu segundo aniversário no dia 26 de maio com dois eventos. Ao Musicbox Lisboa vão levar os americanos Morgan Delt, enquanto que o Passos Manuel (Porto) vai contar com concertos de Ducktails (solo), James Ferraro e Typhonian Highlife. Estes três artistas vão no dia seguinte tocar na Galeria Zé dos Bois. Os bilhetes para este último evento têm o preço de 10€ e já estão disponíveis.

Forest Swords é outro artista que virá este ano a Portugal. O britânico vai tocar em Braga, no GNRation, no dia 29 de novembro. Dia 30 vai à ZDB. Os bilhetes custam respectivamente 7 e 12 euros. Nestes concertos será apresentado o seu próximo álbum, Compassions, a sair dia 5 de maio.

+

STREAM: Matschulat - Cutting the Stone


O paulistano Adam Matschulat (Godasadoglançou esta semana um novo diso sob o seu alter-ego Matschulat, intitulado Cutting The Stone. Este disco, inserido entre os géneros experimental, eletroacústico e com um toque noise, explora um universo dramático, cheio de nuances e junções detalhadas, mantendo a aura sonora abordada nos anteriores trabalhos. O título do disco é inspirado numa pintura de Hieronymus Bosch, e fortemente recomendado a fãs de Puce Mary e Pharmakon.

Cutting the Stone dá sucessão a Ulterior e apresenta-se como uma narrativa dramática que explora os limites entre música e barulho. Este resultado, que também integra os processos de composição da musique concrete e da electroacústica, pretende indagar sobre os processos cognitivos de audição e percepção de som. Composto por seis músicas, o novo álbum de Matschulat pode agora ser ouvido na íntegra, abaixo.

Cutting the Stone foi lançado oficialmente a 27 de março  via Resterecords.




+

quarta-feira, 29 de março de 2017

Cavalos de Corrida invadem terras lusitanas


A promotora eborense Pointlist, mãe orgulhosa do festival Black Bass, está de volta com mais uma série de festas por todo o país. Desta vez são os Cavalos de Corrida, evento que irá ter uma data em Lisboa, e outra no Porto. 

A primeira destas noites vai ter lugar no Musicbox Lisboa, dia 14 de abril (evento aqui). Os portuenses The Sunflowers, que irão andar pela África do Sul na primeira semana de abril, são os cabeças de cartaz desta noite. A acompanhá-los vão estar os Sun Blossoms, a mostrar novas músicas, e a nova aposta fafense El Señor



A segunda noite irá ser no Porto, mais propriamente dia 28 de abril no Plano B (evento aqui). Aqui serão os Fugly a tomarem as rédeas da festa, acompanhados por os espanhóis Ola La Meta, Genes e Veenho

Todos os cartazes foram feitos por A Cristina Faz
Ambas as noites vão começar pelas 22h, com os bilhetes a custar de 5 euros. Muito garage vai passar por aqui, vamos a ver se os Cavalos aguentam esta Corrida.

+

10 000 Russos apresentam 'Distress Distress' pela Europa


Os 10 000 Russos vão voltar aos discos em abril com Distress Distress, o segundo álbum de estúdio que volta a ter edição do selo londrino Fuzz Club Records e que dá sucessão à muito aclamada estreia com o homónimo 10 000 Russos(2015). O disco foi gravado nos Hertzcontrol Studios em Caminha e serve de mote à tour europeia na qual o trio ingressará entre os meses de maio e junho. No total são 37 concertos, uma passagem por 11 países num total de 46 dias. As datas completas podem ser consultadas abaixo.

Distress Distress é um álbum ritualístico e um q.b. industrial, que junta ao característico som psych-rock do trio, uma mistura celestial de The Fall, Neu! e Spacemen 3 dentro de um território techno de ritmos abrasivos. O primeiro single de avanço do disco, "Tutilitarian", mostra um bocadinho daquilo que será este novo trabalho. Distress Distress sai a 7 de abril.



Distress Distress EU Tour

Wed 10-05 PT Porto Cafe au Lait 
Thu 11-05 PT Lisboa Sabotage 
Fri 12-05 PT Évora SOIR 
Sat 13-05 PT Portalegre CAEP 
Sun 14-05 ESP León Producciones Infames 
Tue 16-05 FR Toulouse Le Ravelin 
Wed 17-05 FR Paris Supersonic 
Thu 18-05 FR Rouen Le 3 piéces 
Fri 19-05 UK London London Fields brewery 
Sat 20-05 UK Manchester The Peer Hat 
Sun 21-05 UK Derby Dubrek Studios 
Tue 23-05 UK Bristol Crofters Rights 
Wed 24-05 UK Aberdeen Tunnels 1 
Thu 25-05 UK Edinburgh Sneaky Pete's 
Fri 26-05 UK Glasgow Nice and Sleazy 
Sat 27-05 UK Dundee Conroy´s Basement 
Sun 28-05 UK Todmorden The Golden Lion 
Tue 30-05 BE Ghent Kinky Star 
Wed 31-05 BE Antwerpen Music City 
Thu 01-06 NL Amsterdam OCCII 
Fri 02-06 NL Breda De Avenue 
Sat 03-06 DE Bielefeld Potemkin 
Mon 05-06 DE Berlin Lido 
Tue 06-06 DE Leipzig Bermuda Dreieck Plagwitz 
Wed 07-06 DE Hamburg Astra Stube 
Thu 08-06 DK Aalborg 1000FRYD 
Fri 09-06 DK Copenhagen Underwerket 
Sat 10-06 DK Kolding Knuds Garage 
Sun 11-06 DE Dusseldorf Exit 
Tue 13-06 DE Mannheim Kurzbar 
Thu 15-06 CZ Brno Kabinet Muz 
Fri 16-06 CZ Prague Theremin 
Sat 17-06 CH Kreuzlingen Horst Klub 
Wed 21-06 FR Perpignan Allezviens 
Thu 22-06 ESP Vitoria Gora Project 
Fri 23-06 ESP Santiago de Compostela Embora 
Sat 24-06 PT Monção Porta 11


+

terça-feira, 28 de março de 2017

Slowdive regressam aos discos 22 anos depois


Os Slowdive, banda mítica de shoegaze e dream pop, estão de regresso aos álbuns de estúdio, 22 anos após Pygmalion. O novo trabalho homónimo chega às lojas a 5 de maio com o selo da Dead Oceans.

"Sugar For The Pill" é o segundo tema de Slowdive a ser conhecido, sucedendo "Star Roving", faixa que banda nos deu a conhecer em janeiro. A artwork de Slowdive foi também disponibilizada (em baixo).

 

Artwork de Slowdive:

+

The Gluts aunciam novo disco na casa Fuzz Club


Os punkers The Gluts anunciaram recentemente a edição do seu segundo disco de estúdio, intitulado Estasi, e que contará com o selo da editora londrina Fuzz Club Records. O novo disco dá sucessão a Warsaw(2014) e já tem revelado o primeiro single de avanço, "Squirrel", que pode ser escutado abaixo.

Estasi é um álbum conduzido por uma secção rítmica incansável, feita de guitarras noisy com tonalidades góticas, e uma construção musical à base da distorção sonora. Composto por um total de 11 canções, o novo disco dos The Gluts traz à cabeça nomes referência como Drive Like Jehu, Metz e Bahaus

Estasi tem data de lançamento prevista para 5 de maio pelo selo Fuzz Club Records.


Estasi Tracklist:
1 - Colline Bianche
 2 - Controller
3 - That's Me
 4 - Squirrel
5 - I Realize That I'm Not So Dumb
6 - Usiku Mweva
7 - Come To Fire
8 - Ponytail
9 - Ash
10 - Richard
11 - Home

+

Samsara Blues Experiment lançam novo disco em maio


Os Samsara Blues Experiment regressam aos discos este ano com One With The Universe, aquele que será o quarto disco do trio alemão. A banda anunciou na passada semana os detalhes do álbum bem como uma nova canção, intitulada de "Vipassana" e que segue abaixo para audição integral. Segundo o vocalista e guitarrista Christian Peters, "Vipassana" foi o primeiro single que os Samsara Blues Experiment lançaram após a saída do baixista Richard Behrens.

O novo disco dos Samsara Blues Experiment é um convite cósmico para flutuar dentro do seu universo de progressões espirituais e o culminar dos seus anteriores álbuns, sendo que apresenta um desenvolvimento evolutivo, na utilização de sintetizadores analógicos, teclados e efeitos.

One With The Universe tem data de lançamento prevista para 12 de maio via Electric Magic Records. A cover-art tem a assinatura do pintor francês Michel Bassot.


One With The Universe Tracklist:
1. Vipassana 
2. Sad Guru Returns 
3. Glorious Daze 
4. One With The Universe 
5. Eastern Sun & Western Moon

+

Kælan Mikla abrem para Drab Majesty no Porto


As Kælan Mikla, trio de synth-punk islandês, vão fazer a sua estreia em território nacional, no próximo dia 13 de maio onde abrem para Drab Majesty, no Hard Club, Porto. Em atividade desde 2013, o trio feminino é conhecido pela sua gloomy poetry enriquecida em camadas de synthwave, tendo formado-se em Reykjavík, após terem ganho o primeiro prémio num concurso de poesia organizado pela biblioteca da cidade.

As letras da banda focam-se em temas como a confusão interior e o existencialismo e são concluídas com a performance intimidativa que as Kælan Mikla apresentam em palco. A banda traz até ao Porto os discos Glimmer & Aska EP (2014) e o homónimo Kælan Mikla (2016), que conta com o selo Fabrika Records.

Os bilhetes para os dois concertos têm um preço de 12€. Todas as informações adicionais podem ser encontradas aqui. Os concertos têm o selo Muzik Is My Oyster.


+

domingo, 26 de março de 2017

Sabotage Club anuncia cartaz do seu 4º aniversário


O Sabotage, nascido em 1999 como uma das mais activas distribuidoras independentes de discos em Portugal, vai celebrar o seu 4º aniversário enquanto club lisboeta de Rock'n'Roll. Com mais de 500 concertos nestes últimos 4 anos, e bandas como Motorama, And Also The Trees e Toy a terem pisado o palco desta casa, o Sabotage prepara-se para mais uma festa de arrombar com o Cais do Sodré.   

Este cartaz vai ter a duração simbólica de 4 dias, entre 27 e 30 de abril. Para alem dos respectivos concertos nestes dias, o DJ residente Nuno Rabino irá convidar vários amigos conhecidos da casa, como A Boy Named Sue e Tiago Castro, a passar discos pela madrugada fora. Em baixo poderão ver o cartaz completo deste aniversário, que irá contar com o regresso aos palcos de Capitão Fantasma, Tav Falco's Panther Burns, Memória de Peixe e entre muitos outros.

© João Maio Pinto
Os bilhetes irão custar 10 euros por dia e vão ser postos à venda brevemente. A festa irá começar todos os dias pelas 22h e vai acabar às 6 da manhã (salvo a excepção do dia 27, que irá durar até às 4h).

+

Bons Sons 2017 revela cartaz completo


O Bons Sons está de volta de 11 a 14 de Agosto, com a música de produção nacional a tomar conta da Aldeia. Vão ser quatro dias com mais de 40 actuações divididas por oito palcos, dedicados a programas distintos, com feira de artesãos, exposições de arte, espaço para crianças, comida tradicional e outras actividades que animam as ruas, praças e largos de Cem Soldos.

O cartaz de 2017 segue a receita de anos anteriores, compilando sonoridades que vão desde o fado ao indie rock acústico ao electrónico, do rural ao urbano, das influências tradicionais às contemporâneas, entre artistas emergentes e consagrados.

Os grandes destaques vão para Rodrigo Leão, a estreia de Orelha Negra, Mão Morta em modo de apresentação do álbum Mutantes S21, Capitão Fausto, Samuel Úria, Paulo Bragança, Virgem Suta, Frankie Chavez, Né LadeirasMEDEIROS/LUCAS.


O cartaz conta ainda com Glockenwise, Throes+The Shine, Holy Nothing, The Poppers, Thunder & Co, Manuel Fúria, Señoritas, Octa Push, Whales, Filipe Sambado, Captain Boy, Marco Luz, Surma, LST, Joana Barra Vaz, Valter Lobo, Sonoscopia, Les Saint Armand, Sampladélicos, Ana Jezabel e António Torres, Lander&Jonas, Carlota Lagido, Band'olim, Lucía Vives + João Raposo, Moços da Vila, Sanct'Irene, Singular Lugar, Filipe Valentim, Moçoilas, Rodrigo Affreixo, Txiga, Celeste/Mariposa, Groove Alvation, Zé Nuno, Sam U, Beatdizorder e Inês Lamim.

+