Oiçam: NU

Oiçam: NU

| Janeiro 30, 2018 2:41 pm

Oiçam: NU

| Janeiro 30, 2018 2:41 pm
© Ita Cardoso

Os NU lançaram em setembro de 2016 o seu primeiro registo de estúdio, o curta-duração Sala de Operação nº338, tendo surgido como resultado do projeto colaborativo Concertos Públicos, um coletivo informal que organizou uma série de concertos cujo principal objetivo era criar a oportunidade dos músicos de Santo Tirso – cidade de onde são oriundos – se juntarem e colaborarem num concerto único de abertura à banda principal. Apontando como principais influências na sua sonoridade bandas como Swans, Einstürzende Neubauten, Mão Morta, entre outros, além de todo o movimento surrealista e construtivismo russo, os NU definem-se comouma banda de rock experimental com um trabalho multidisciplinar que funde na música elementos de outros medium, como a literatura, o vídeo e a performance”


O primeiro registo Sala de Operação nº338, vem já denotar este engenho em explorar elementos como a spoken word e o caos, entre outros, dentro de um ambiente essencialmente rock de características por vezes stoner, ora artísticas e avant-garde. Composto por uma faixa única, com cerca de 17 minutos de duração, os NU tão depressa soam a Ermo (resultado da voz dramática de Rui Almeida), como a uns Black Sabbath na sonoridade resultante, uma mistura um quanto promissora. 




Mais recentemente, em outubro de 2017 a banda de Santo Tirso lançou cá para fora um novo single, “Lunar Caustic”, desta vez encurtado a cerca de cinco minutos e com uma componente jazzística bastante mais denotada. O saxofone de Manuel Neto passa a pano central e as guitarras ecoam uma sonoridade completamente aditiva. Os NU até podem ter ficado um bocadinho de fora dos holofotes da música nacional nos últimos tempos, mas se há coisa que “Lunar Caustic” mostra é que merecem ser falados e, acima de tudo, ouvidos.




Até à data não são conhecidas informações sobre um novo registo de estúdio. Os NU vão dar um concerto no próximo dia 9 de fevereiro no Will’s Rock Club em Lousada. As informações adicionais podem ser encontradas aqui.

FacebookTwitter