quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Reportagem: Amen Dunes [Bad Bonn - Suíça]


Bad Bonn, um bar mítico situado em Düdingen, na Suíça. Apesar de ficar localizado praticamente no fim do mundo e levar no máximo com umas duzentas pessoas, a programação não fica a dever em nada a uma sala de concertos de uma grande capital europeia. Este ano, por exemplo, já foram lá tocar os Crystal Stitls, TOY, Panda Bear, Sun Kil Moon, Marissa Nadler, os Perfect Pussy e muitos mais. Nos próximo meses ainda irão lá actuar os Ought, os clipping., os TOPS com os The Fresh & Only's, e os Bass Drum Of Death.



Uma vez por ano, normalmente na última semana de Maio, é lá feito o Bad Bonn Kilbi, uma espécie de mini-Primavera. Com uma capacidade máxima de 2400 pessoas, o festival consegue sempre surpreender e trazer nomes de topo, como Sonic Youth, Mogwai, My Bloody Valentine, Aphex Twin, Swans, Neu!, Death Grips, etc. Este ano trouxeram nomes como Neutral Milk Hotel, Black Lips, Goat, Pond, R. Stevie Moore e Angel Olsen.

Foi lá que fomos ver os Amen Dunes.

Quem abriu para eles foram os Anaheim, uma banda local constitúida por uma guitarrista, uma banjoísta, um baixista e um baterista. Com uma sonoridade parecida à de Angel Olsen, os suíços deram um concerto razoável, apesar de ter sido pouco memorável.

Seguiram-se então os Amen Dunes. Apesar de serem apenas 3 músicos em palco, Damon na guitarra acústica, um tecladista/guitarrista e um baterista, o som dos Amen Dunes não é nada vazio. Com simples progressões de acordes impregnadas em reverb e com a guitarra electrica a acompanhar, a banda consegue criar uma espécie de folk-psicadélico similar ao de Kurt Vile que nos faz viajar.



Damon McMahon e companhia tocaram temas de "Love", o mais recente trabalho deles, como "I Know Myself", "Splits Pre Parted", "Green Eyes, "Lonely Richard", "Lilac In Hands", a homónima "Love" e algumas músicas de "Through Donkey Jaw", "Baba Yaga" e "Lower Mind" inclusive. Houve ainda espaço para tocarem pela primeira vez ao vivo "Timeless Melody", cover da música dos The La's.

Na sua segunda visita ao Bad Bonn, Damon fartou-se de elogiar o sítio, onde já tinha tocado em 2012, e as salsichas regionais. Foi sem dúvida um grande concerto e uma bela forma de acabar a tour europeia para promover "Love", o último álbum da banda.



Texto: Helder Lemos

0 comentários:

Enviar um comentário