Reportagem: B Fachada [Évora]

Reportagem: B Fachada [Évora]

| Abril 4, 2015 7:31 pm

Reportagem: B Fachada [Évora]

| Abril 4, 2015 7:31 pm

B Fachada é um artista que não reúne nem reunirá consensos, isso já é certo e sabido. Agora, quem gosta dele, gosta à séria. Tive essa prova na sexta-feira quando B Fachada subiu ao palco da Soir Jaa, concerto com selo da produtora Pointlist, inserido na digressão nacional do artista lisboeta.

São 23h, lá fora o termómetro aponta para os 18º e a Soir Jaa está bastante bem composta. Estão reunidas todas as condições para o maior cantautor da sua geração em Portugal, e um dos grandes desde a revolução de Abril subir ao palco.

B Fachada opta por começar o espetáculo trazendo Trás os Montes até Évora, com “Joana Transmontana”, seguida de “Mano” mas é só com “Dá Mais Música à Bófia” o público realmente desperta e decide manifestar-se.
“Vocês gostam é disto!”, exclama B Fachada enquanto começa a preparar o teclado para “Camuflado”.
 É com “Quem Quer Fumar com o B Fachada” que há algo corre mal. Já é sabido que o artista preza o silêncio do público enquanto canta. “Nem reparam…”, desabafa B Fachada enquanto faz uma pausa para posteriormente desistir da música, que ainda nem tinha chegado a meio, e avançar diretamente para “Mana” e “Crus” (que, olhando para a primeira fila do concerto, dá indícios de já ter uma coreografia oficial).

Ao fundo alguém pede “Zeca, Zeca” e B decide fazer-lhe a vontade, tocando “Já o Tempo se Habitua”, música original de José Afonso, seguida de “Afroxula”, que veio para agitar as ancas do público.
Na recta para o fim ouve-se “Não Pratico Habilidades”, “Pifarinho e o desfecho é ao som dos conselhos sobre o mundo para o Tozé.
 Para o encore está guardada a “Boa Nova”, que não se revela lá grande boa nova porque o público volta a fazer das suas e B Fachada tem a tirada da noite: “O Silêncio é como uma tela em branco. É como tentar pintar sobre preto.”, é assim, em tom de desconforto, que se despede e abandona o palco.
Porém, o justo não pode pagar pelo pecador e o público não se conforma: “O que interessa é quem gosta! Volta!”.
E eis que B Fachada volta mesmo para anunciar “O Fim” e deixar o público a cantar “Só te Falta Seres Mulher”.
Quem disse que as histórias que têm um final feliz são más histórias?

Texto: Diogo Sousa
Fotografia: Inês Martins Almeida

FacebookTwitter