Reportagem: Sexy and Color + ChameleonsVox – Hard Club [Porto]

Reportagem: Sexy and Color + ChameleonsVox – Hard Club [Porto]

| Maio 15, 2015 10:04 am

Reportagem: Sexy and Color + ChameleonsVox – Hard Club [Porto]

| Maio 15, 2015 10:04 am
No passado dia 3, estivemos no Hard Club para ver os ChameleonsVox, no primeiro de dois concertos que deram em Portugal nesta “Farewell Tour”.





A primeira parte do concerto do projecto de Mark Burgess, com o qual ele toca músicas dos Chameleons originais, foi da autoria dos portugueses Sexy and Color. O evento foi organizado pela Muzik is My Oyster.

Os Sexy and Color, com um EP e um álbum na bagagem, apresentaram o seu pop rock provavelmente influenciado por bandas como 30 Seconds to Mars e U2 num concerto que não conseguiu convencer a maior parte das pessoas presentes na sala.



A banda tentou puxar pelo público, mas isso não é suficiente quando a música é má. Apesar de terem algumas boas frases de guitarra, as canções dos Sexy and Color são aborrecidas, genéricas e repetitivas e a voz deixa, várias vezes, muito a desejar. O facto do vocalista ser demasiado teatral também não beneficiou o concerto, muito pelo contrário. 



Felizmente, o concerto mais esperado da noite não desiludiu. Os ChameleonsVox tocaram músicas dos três álbuns principais dos Chameleons, algumas das melhores de sempre de pós-punk, e certamente satisfizeram todos os fãs presentes. 



A primeira na setlist foi até uma das melhores: “Swamp Thing”, de 1986. Seguiram-se canções como “Here Today”, “In Answer”, “Tears” e “Singing Rule Britannia (While the Walls Close In)”, todas tocadas de maneira excepcional pela banda, liderada por um Mark Burgess ainda em boa forma, tanto em relação à voz como à sua presença em palco. As guitarras atmosféricas e as frases de voz catchy puseram o público a dançar e a cantar, especialmente em músicas como “Second Skin” e “Don’t Fall”, que terminaram respectivamente a primeira parte do concerto e o encore. Neste foram também tocadas “Up the Down Escalator” e “Return of the Roughnecks”. Só faltou mesmo a espectacular “In Shreds”.

Se o nome da digressão corresponder à verdade e esta for realmente a despedida dos Chameleons, é uma despedida em grande. Se não, então cá estamos à espera deles para mais concertos como este.





Setlist:

Swamp Thing
A Person Isn’t Safe Anywhere These Days
Here Today
Perfume Garden
One Flesh
Monkeyland
Caution
Tears
In Answer
Soul in Isolation
Singing Rule Britannia (While the Walls Close In)
Second Skin

Encore

Up the Down Escalator
Return of the Roughnecks
Don’t Fall


Texto: Rui Santos
Fotografia: Eduardo Silva
FacebookTwitter