Festival Silêncio 2016: 30 de junho a 3 de julho – Cais do Sodré

| Junho 23, 2016 1:46 am
A Festa da Palavra regressa ao Cais do Sodré de 30 de Junho a 3 de Julho. Tendo como premissa o diálogo entre diferentes expressões e saberes, o Festival Silêncio é a celebração da palavra como unidade criativa: a palavra como ponto de partida para a criação, como objecto artístico e como veículo para chegar a novas narrativas.

Dando continuidade ao trabalho iniciado em 2015, o Festival Silêncio volta a assentar no desenvolvimento de parcerias com entidades de programação, agentes culturais e habitantes do bairro na criação de um evento participativo e transdisciplinar, que celebra o poder da palavra para estimular, inspirar e valorizar a criação artística, a reflexão cultural e a participação coletiva.

A sexta edição do Festival Silêncio preparou mais de 130 actividades de acesso livre nas áreas de Cinema, Música, Performance, Oficinas, Exposições e Conversas. 

O Festival da Palavra apresenta este ano um ciclo de homenagem à artista portuense Ana Hatherly e um ciclo que se debruçará sobre os múltiplos significados da palavra Fronteiras. Contará ainda com uma Feira de Edição Independente (Pangeia-Silêncio), uma Residência Artística que juntará Marta Bernardes, Miguel Bonneville, Daniel Jonas e Rui Silveira e um espectáculo de encomenda com a comunidade, a n d a r [cais do sodré], coordenado pela bailarina e coreógrafa Aldara Bizarro.

No plano dos concertos, destaque às presenças de Lula Pena, Samuel Úria, Bruta (Nicolas Tricot e Ana Deus), Filho da Mãe & Ricardo Martins + Miguel Borges, Aline Frazão, Cachupa Psicadélica com o espectáculo: A Moda do Poeta. Ciclo especial também no Musicbox, com “bate-papos” marcados entre Mazgani e Duquesa (1 de Julho) e L-Ali e Mike El Nite (2 de Julho). No campo das conferências e conversas, presenças do filósofo francês Étienne Balibar (2 de Julho, 18h30, Largo São Paulo), da galega Chus Pato (3 de Julho, 18h30, Largo de São Paulo) e do jornalistaJosé Goulão (1 de Julho, 18h30, Largo de São Paulo).



O cinema volta a trazer a mostra de Poetry Film, com a inclusão de filmes nacionais e internacionais, uma série documental dedicada ao tema Fronteiras e curada por José Goulão e um ciclo de cinema com curadoria do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Na vertente das exposições, será possível visitar um conjunto de mostras que compilam e reinterpretam o trabalho de Ana Hatherly, trazidas até ao Cais do Sodré com o apoio do Arquivo de Poesia Experimental Fernando Aguiar, assim como mostras de fotografia, instalações nas montras do comércio local e video-arte.

Na performance, várias apresentações cruzarão os universos da dança. teatro, poetry slam, poesia & Música, teatro de marionetas, leituras e contos. A completar a programação vários desafios, na forma de workshops, oficinas e instalações interactivas, estarão à disposição de todos os que se deslocarem até ao Cais do Sodré ao longo dos quatro dais de festival.

O Festival Silêncio volta a ser possível devido ao esforço colectivo de diversos agentes culturais, espaços comerciais e artistas. Toda a programação pode ser aqui consultada.
FacebookTwitter