Oiçam: YAGMAR

Oiçam: YAGMAR

| Julho 25, 2017 12:17 pm

Oiçam: YAGMAR

| Julho 25, 2017 12:17 pm
Os YAGMAR tiveram início em 2014 quando Daniel Sallberg (Suécia) e Luís Fernandes (Portugal) decidiram montar um estúdio numa casa abandonada (antiga serralharia em ruínas), para umas sessões descomprometidas de improviso, onde o objectivo era criar composições que misturassem as influências de cada um, sem barreiras na escolha do género. Essa liberdade desde cedo cultivada permitiu que o processo de composição se tornasse criativo e rapidamente consolidaram o seu género, no primeiro tema oficial “Fugaz”, um ensaio sobre sexualidade e identidade, dependência e decadência, explorado em vídeo, abaixo.


De uma forma resumida, “Fugaz” conta a história de um anti-herói e o seu quotidiano, cheio na agenda, e vazio no interior. Sem norte, sem medo e sem vergonha. O género é a vida que leva com a banda sonora sempre no ouvido. Vem de longe e fugaz, mas vai a lado nenhum.
Para uma banda que só agora está a dar os primeiros passos no panorama musical os YAGMAR destacam-se logo em “Fugaz” pelo seu baixo ritmado e dominante que os caracteriza numa sonoridade poderosa mas igualmente relaxante. Além desta conjugação de diferentes instrumentos, a introdução de sonoridades improvisadas e quebras de compasso, que os YAGMAR vão utilizando ao longo da sua música, fazem o ouvinte sentir várias emoções e criar uma espécie de ligação. O resultado da experimentação musical do quinteto lisboeta é apresentado agora no EP Dez Fruta, que ao longo das suas cinco músicas consegue entreter o ouvinte de forma muito eficiente. A título de exemplo oiçam-se singles como “Dizer” e “Oito”, que facilmente ficam presos à memória de qualquer pessoa que carregar no play.

Como principais referências  nacionais a banda aponta
Heróis do Mar, Os Golpes, Linda Martini, PAUS e Octa Push. Já a nível internacional destacam Foals e Two Door Cinema Club, sem deixar descurar a grande influência de música
étnica Zairense e Cabo Verdiana presente na sua sonoridade.

 


Oriundos de Lisboa os YAGMAR são um quarteto composto por Luís Fernandes – baixista e vocalista, Daniel Sallberg – guitarrista e teclista, Gastão Beaumont – guitarrista e Cristovão Monteiro – bateria. O EP Dez Fruta foi editado oficialmente a 3 de julho e a banda encontra-se presentemente em ensaios para concertos ao vivo em setembro, podendo é ir.

FacebookTwitter