gnration revela programação completa do último trimestre do ano

| Setembro 15, 2017 6:51 pm

A programação dos últimos três meses do ano do gnration está repleta de coisas boas. Depois de revelar alguns dos nomes que se irão apresentar na cidade de Braga nos próximos meses, eis que é finalmente conhecido o alinhamento completo no que toca à programação dos últimos três meses do ano do espaço, que ao longo do ano recebeu atuações de nomes como Vessel, Xiu Xiu, Jenny Hval, Ryley Walker e The Field

O trimestre do gnration arranca na primeira semana de outubro, dia 4, com a celebração dos 25 anos do histórico disco Mutantes S.21, dos Mão Morta, num concerto inserido na Braga Music Week e que irá encerrar um evento intenso em música e bandas emergentes do cenário musical nacional. Em homenagem à banda de Adolfo Luxúria Canibal, vários artistas oriundos da cidade levam a palco “Braga a tocar Mão Morta”, numa performance única e imperdível.

A 17 de outubro, Robert Aiki Aubrey Lowe, também conhecido por Lichens, estreia-se em Braga para apresentar os dois novos discos que vão marcar o presente ano do outrora colaborador dos californianos OM: Two Orb Reel (More Than Human Records) e Kulthan (Latency Records). Como se não chegasse, Robert Aiki Aubrey Lowe irá dar ainda uma masterclass no dia anterior dedicada aos sintetizadores modulares.

Ainda em outubro, o gnration voltará a receber o festival de música eletrónica e artes digitais Semibreve, que conta este ano com as atuações de Kyoka, Karen Gwyer, Rabih Beaini e o duo português Sabre. O festival acontece de 27 a 29 de outubro e reparte-se também pelo Theatro Circo, Casa Rolão e Capela Imaculada do Seminário Menor.

No início de novembro, dia 2, os Shabbaz Palaces regressam ao espaço bracarense para apresentar os seus novos álbuns – Quazarz: Born on a Gangster Star e Quazarz vs. The Jealous Machines. O regresso da dupla formada por Ishmael Butler e Tendai Marare a Braga faz-se na companhia de Ângela Polícia, projeto hip-hop de Fernando Fernandes, vocalista dos bracarenses Bed Legs, que este ano se estreou a solo com Pruridades pela Crate Records.

No dia 8 do mesmo mês, dois pesos pesados da música atual juntam-se em Braga para uma performance única e imperdível. Falamos de Kevin Martin (The Bug), que irá aliar as batidas ao peso dos riffs de Dylan Carlson (Earth) na apresentação de Concrete Desert, o novo disco editado em maio deste ano via Ninja Tune e que os leva de novo a juntarem-se em palco.

De 17 e 18 de novembro será a vez do Festival Para Gente Sentada, que pelo terceiro ano consecutivo decorrerá na cidade de Braga. 

Para encerrar este mês no que toca a música estará Forest Swords. O produtor britânico Matthew Barnes está de regresso às edições, depois de em 2013 editar o aclamado Engravins pela Tri Angle Records. Compassions é o nome do mais recente disco do produtor, e é com este disco que Barnes se irá apresentar em Braga no dia 29 de novembro. 

Um dos grandes destaques da programação do último trimestre do gnration será a passagem do norte-americano Laraaji, que no ano de 1980 colaborou com Brian Eno na produção de Ambient 3: Day of Radiance. A 7 de dezembro, o músico, místico, praticante de meditação do riso, rumará ao gnration para apresentar em concerto os discos que editará este mês via Warp. Um dia antes dará um workshop de meditação e riso. Laraaji visitará também o arquipélago da Madeira para participar no festival Madeira Dig, a decorrer de 1 a 4 de dezembro.

Ainda no ramo da arte digital e audiovisual, fruto da parceria entre o gnration e o INL, a galeria com o mesmo nome do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia irá receber a instalação audiovisual ad/ab Atom, do artista audiovisual japonês Ryoichi Kurokawa, que durante o mês de maio esteve em residência na cidade de Braga. 

ad/ab Atom é uma instalação audiovisual baseada em data de escala nano e em materiais microscopicamente detetados onde a leis da natureza são ditadas pela mecânica quântica. A instalação poderá ser visitada, gratuitamente, de 19 de outubro a 19 de janeiro.
FacebookTwitter