gnration celebra 5 anos com concertos de Kelly Lee Owens, Powell e Ermo

| Fevereiro 7, 2018 4:52 pm
Kim Hiorthoy

O gnration, espaço multidisciplinar bracarense orientado para a promoção de atividades artísticas e para a exploração e disseminação das artes digitais, celebra o seu quinto aniversário em abril através de uma sessão livre e gratuita rica em concertos, performances, instalações e workshops. 


O evento decorre dia 28 desse mês e conta com um elenco de luxo, do qual se destaca a estreia nacional da música e produtora galesa Kelly Lee Owens (na foto), que em 2017 se estreou com o seu primeiro e prestigiado longa-duração homónimo. Aclamado pela crítica internacional, Kelly Lee Owens integrou diversas listas dos melhores discos do ano com a sua aprimorada eletrónica de apontamentos dream-pop, R&B e  ambient techno. No dia anterior, 27 de maio, Owens atua na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa.

Quem também preencherá a noite será Powell, que fará a sua redenção em Braga depois de um cancelamento no festival Milhões de Festa. Com trabalhos editados pelas conceituadas editoras Mute, XL e a própria Diagonal, Powell apresenta nas suas composições um techno visceral de paisagens industriais e nervosismo post-punk, numa espécie de ode que tem tanto de Suicide como de Front Row 242. Sport, o seu primeiro LP editado em 2016, conta com a participação de Jonnine Standish, vocalista dos HTRK, e deverá receber maior atenção na sua atuação.

Ainda nos concertos encontram-se os autores dos dois melhores discos para a nossa redação (Surma com Antwerpen e Ermo com Lo Fi Moda), Lavoisier, Osso (coletivo hip-hop bracarense), Sinø e ainda o londrino DJ Fitz, que prometem manter o gnration acordado até às 4 da manhã.

O gnration contará ainda com algumas propostas dedicadas à multimédia e audiovisual com as instalação de AGF (Antye-Greie-Ripatti), escultora alemã cujo Language Hack se encontrará exposto na galeria INL. Na galeria gnration, o artista sonoro canadiano Nicolas Bernier apresentará frequencies (light quanta). Na entrada do edifício, o duo vimaranense Elsa Duas, composto por Cláudia Oliveira e Isabel Bourbon, terá exposto o baloiço musical Baloica.

FacebookTwitter