MONITOR acontece este ano no Stereogun

| Março 14, 2018 3:02 pm

O Stereogun é uma nova sala que nasce agora em Leiria para acolher as mais diferentes formas de arte. Em maio servirá de base para a terceira edição do festival MONITOR, o Minimal Wave & Post-Punk International Rendez-Vous da Fade In que este ano traz cinco nomes – de um total de seis – em estreia nacional e está marcado para o dia 26 de maio. 

O grande destaque desta edição, além da mudança de espaço, são os cabeças de cartaz do evento, os britânicos Autobahn que desde a edição de Dissemble (2015) se tornaram imediatamente uma das novas bandas revelação dentro das sonoridades do post-punk e subgéneros. A Leiria, em estreia nacional, apresentam The Moral Crossing (2017), o mais recente disco de estúdio que lhes valeu contrato com a Felte Records (editora de nomes como Odonis Odonis, Sextile e/ou Soviet Soviet). 


Além dos Autobahn, Hante. – o projeto a solo da francesa Hélène de Thoury – é um dos nomes que também se destaca nesta edição. A fundadora da label Synth Religion – pela qual tem editado os seus trabalhos – apresentará em Leiria o ambiente confessional, intimista e obscuro, em promoção do mais recente disco Between Hope & Danger (2017). Antes da performance de Hélène de Thoury  toca o projecto de synthpop de Matthieu Roche, Fragrance e depois dela tocam Black Nail Cabaret. A abrir os concertos da noite, os franceses L’An2000, a apresentar a sua “pop retrofuturista com doses equitivas de coldwave, new wave e post-punk“. A terceira edição do MONITOR encerra com Petra Flurr & 89st.






Os primeiros três concertos (por ordem de actuação, Fragrance, Hante. e Black Nail Cabaret) decorrerão das 18h às 21h, seguindo-se uma pausa de duas horas para jantar, retomando o festival às 23h com as restantes três actuações (L’An2000, Autobahn e Petra Flurr & 89st).

A abertura de portas será às 17h30 e os concertos têm início marcado para as 18h00. Depois das actuações haverá uma afterparty com um dj set meticulosamente preparado por Broto Verbo. O bilhete para o evento já se encontra à venda e tem um custo de 30€. Todas as informações adicionais podem ser encontradas aqui.
FacebookTwitter