julho é mês de jazz no gnration

| Julho 3, 2018 11:33 am

O gnration volta a acolher alguns dos nomes mais interessantes do panorama jazz nacional e internacional. De 12 a 14 de julho, Pulverize The Sound, The Bad Plus, Peter Evans, Bruno Pernadas Quarteto e The Rite of Trio irão apresentar-se em Braga para a quarta edição do ciclo Julho é de Jazz.

Pulverize The Sound é o projeto colaborativo que junta o virtuoso trompetista Peter Evans a Tim Dahl, no baixo, e Mike Pride, na bateria. Figuras importantes da cena experimental nova-iorquina, os Pulverize The Sound são referência no que diz respeito ao jazz improvisado e avant-garde, com Peter Evans a assumir um papel fundamental. Entre as inúmeras colaborações de Evans, destacam-se trabalhos com John Zorn, Evan Parker, Matana Roberts ou Peter BrötzmannPara além do concerto com o trio, o trompetista norte-americano dará ainda uma masterclass em que focará a importância da improvisação como método de composição.
Os norte-americanos The Bad Plus são formados pelos virtuosos músicos Reid Anderson, no contrabaixo, Orrin Evans, no piano, e Dave King, na bateria. No trabalho do trio surgido nos anos 90, para além dos seus temas avant-gard jazz com influência rock e pop, destacam-se versões singulares de canções de nomes como Neil Young, David Bowie ou Pink Floyd. Com mais de dez discos editados, o grupo que se tornou numa referência do jazz contemporâneo estará em Portugal para apresentar o último trabalho, Never Stop II.




Compositor e multi-instrumentalista, Bruno Pernadas é um dos músicos mais respeitados  do momento, contando alguns dos melhores discos que a música portuguesa teve o prazer de ouvir nos últimos anos. Ao gnration, o músico apresenta-se em ensemble formado por guitarra elétrica, contrabaixo, bateria e saxofone. 

André Silva, Filipe Louro e Pedro Melo Alves formam os The Rite of Trio, um trio jazz que depressa despertou o interesse do público com o disco de estreia Getting all the evil of the piston collar, editado em 2015.

Durante todo o ciclo, o gnration dará a conhecer a instalação musical interativa My Jazz Band, de Rui Dias.



FacebookTwitter