STREAM: Francisco Oliveira – On the Act Of Reminding

| Julho 24, 2018 10:33 pm



Francisco Oliveira é um artista multifacetado cuja pegada musical se espalha por projetos como Deepbreathers, Terebentina e Holoscene 85′. On the Act Of Reminding, o seu primeiro registo em nome próprio, vê o músico e produtor sediado no Porto a enveredar pelos caminhos de um minimalismo puro e bucólico que serve como carta de amor ao tempo e às memórias, suas e dos seus antepassados. Composto por cinco temas, On the Act Of Reminding desenvolveu-se a partir do piano de casa da sua avó, apropriando-se do estado de uso e desuso do instrumento para a produção das suas peças. Nas palavras de Francisco: 


“Este disco foi gravado à volta do piano de casa da minha Avó. Que não é afinado há décadas e que não cantava há muitos anos. O som que emana é assim, ele próprio, influenciado pelo simultâneo tempo de uso e desuso. Ao abri-lo, tocá-lo e gravá-lo senti-me a entrar nas suas próprias memórias, senti-o familiarmente meu. Senti tocar em cima das mãos dos meus primos e tios, senti que ele viveu com a minha avó todos estes anos e que não só activava os martelos com os dedos, mas que activava a sua própria memória e ele cantava as cordas, mexia as entranhas, e todos os seus sinais de uso e desuso poluíam aquilo que era nele tocado. Este disco cruza as nossas memórias e é uma colaboração com este ser orgânico que redescubri depois de o marcar de tinta, com os meus dedos pequenos.” 

Editado pelas suas Edições Fauve, On The Act Of Reminding conta com a participação de Luzia Lima no violino e masterização de Miguel Carvalhais (@c). O disco encontra-se agora disponível via Bandcamp para compra em formato digital e físico (vinil).

FacebookTwitter