quinta-feira, 15 de novembro de 2018

7 ao mês com QUADRA

E se já na edição passada nos tínhamos dirigido até Braga, para este 7 ao mês de novembro decidimos permanecer na cidade fundada como Bracara Augusta com o intuito de conhecer melhor as principais influências dos QUADRA, uma das emergentes bandas a tomar de assalto o panorama nacional de 2018 com o bastante aclamado disco de estreia Cacau.

As sete escolhas do quinteto bracarense, que conjuga estruturas rítmicas dançáveis em canções intensas, puramente instrumentais e ponto de foco e convergência entre diversos estilos podem ser lidas e escutadas, abaixo. 


Battles

Não há dúvidas que os Battles foram a banda que impulsionou a ideia e o conceito de QUADRA. Battles trazem para o mundo música sem barreiras com energias positivas e sem melancolias associadas. Música intemporal vibrante, intensa e com tecnicismo e segurança emocional que só a maturidade musical permite. Sem influências definidas mas ao mesmo tempo influenciada por tudo que é som e imagem. Há uma mensagem subliminar em Battles, o ouvinte tem a permissão de sentir e ser o que deseja sentir e o que deseja ser. É esta liberdade que QUADRA pretende ter e passar. 





Chemical Brothers - Surrender (1999)

Escolhemos este álbum dos Chemical Brothers, não porque tenha sido uma influência directa para o Cacau, mas porque fez parte do nosso subconsicente durante o período de verão na apresentação do Cacau. É um pequeno exemplo (um extremo) do que QUADRA apresentará em 2019. Será um disco muito orientado e dedicado às pistas de dança e o nosso elogio ao estilo de vida do clubbing. Estamos muito entusiasmados com a nossa futura pista de dança e temos a certeza que será um bom local para se estar!





Sola Rosa - Get It Together (2009)

Get it Together do projeto SOLA ROSA é uma viagem por vibrações, ainda que não óbvias, pelos quatro cantos do mundo, seguindo sempre a linha que lhes é característica. Baseando-se num groove proveniente de variados estilos, é o álbum perfeito para se ouvir em qualquer situação.

[escolha do Sérgio (baixo)]





And So I Watch You From Afar - And So I Watch You From Afar (2009) 

O álbum homónimo dos And So I Watch You From Afar está recheado de riffs habilidosos cheios de malabarismos e ritmos cheios de groove. Transmite-me vibrações de festa com uma característica muito própria. Algo matemático e bastante poderoso ao mesmo tempo. Quando falamos em criação, são a minha maior influência nos riffs que faço para QUADRA.

[escolha do Gonçalo (guitarra)]




Jojo Mayer / Nerve

Num presente musical em que o elemento rítmico dominante da cena mais alternativa é o beat direto presente no garage rock, post-punk, shoegaze e afins o mestre maior da bateria contraria a lacuna de groove que se vive neste ambiente "rock/alternativo" esticando a corda do não convencional e do "tempo". É o meu desbloqueador criativo e o maior influenciador rítmico de QUADRA.

[escolha do Hugo (bateria)]





Linda Martini

A escolha de Linda Martini baseia-se pela forma como souberam crescer e por serem uma banda com personalidade. Têm um som muito característico que souberam manter ao longo dos tempos mas com algumas melhorias. Penso ser um bom exemplo para todos os projectos como nos que estão a começar a crescer. Destaco o álbum Sirumba e a música "Unicórnio de Sta. Engrácia".

[escolha do Sílvio (guitarra)]





Vulfpeck - The Beautifull Game (2016)

Os Vulfpeck são uma banda americana cuja estética assenta principalmente no funk e no soul com variadas influências e fusões. A razão pela qual os escolho para aqui prende-se com a recuperação e renovação destas estéticas de uma forma absolutamente exímia e de execução virtuosa, além da forma como conseguem em algumas composições aparentemente mais clássicas e simples, introduzir elementos experimentais e atuais como efeitos sonoros, paisagens radiofónicas e electrónica; sem nunca perder o feel nostálgico e romântico de outros tempos.

[escolha do Lucas (teclado)]




Entretanto e se quiserem vê-los ao vivo podem aproveitar para passar amanhã (16 de novembro) no Plano B pelas 23h00. As informações adicionais seguem aqui. Para saberem mais sobre os QUADRA aproveitem para os seguir através do Facebook ou pela plataforma Bandcamp, onde podem comprar o seu trabalho.

0 comentários:

Enviar um comentário