quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

A versatilidade sublime dos Yo La Tengo


Pouco depois de terem passado pelo NOS Alive, o trio norte-americano Yo La Tengo está de volta a Portugal para duas datas em 2019. Os concertos irão decorrer nos dias 6 e 7 de fevereiro no Capitólio (Lisboa) e no Hard Club (Porto), respectivamente. Datas essas que vão servir de apresentação a There's A Riot Going On, o mais recente disco da banda proveniente de Hoboken, New Jersey,

Os Yo La Tengo contam com uma longa e reconhecida carreira, que dura desde finais dos anos 80, produzindo algumas das obras-primas (nos primórdios) do indie rock. Painful foi editado em 1993 pela sempre fiel Matador Records, e é uma dessas obras em questão. Um disco que nos leva desde um shoegaze mais agressivo, com as músicas "Double Dare" e "From a Motel 6" a serem exemplo perfeito disto, até a umas melodias que nos fazem voar pelas estrelas num universo sem fim, como em "Superstar-Watcher".



I Can Hear The Heart Beating as One é o disco que o trio norte-americano editou em 1997, e é outra das suas obras mais reconhecidas. Um álbum mais calmo que Painful certamente, mais ainda assim com alguns picos de agressividade. "Sugarcube" é exemplo desta versatilidade enérgica dos Yo La Tengo, sendo um dos seus singles mais famosos e um dos pontos altos deste álbum. "Center of Gravity" marca outro destaque nesta edição, uma malha tão calma e com ritmos tão alegres que chega a ser bossa-nova, mostrando outra das várias faces que esta banda pode mostrar. 


And Then Nothing Turned Itself Inside-Out é a edição que vira o século para os Yo La Tengo, sendo uma das maiores obras com que eles nos presentearam em toda a sua carreira. Este é um álbum contemplativo, com melodias compostas como se estivéssemos a flutuar pelas nuvens num sonho sublime. "Tears Are In Your Eyes" e "Night Falls on Hoboken" são duas das malhas que marcam este álbum, onde podemos simplesmente fechar os olhos e deixar-nos levar pela guitarra de Ira Kaplan.


Os bilhetes para os concertos no Capitólio e no Hard Club têm o preço único de 27 euros, e estão disponíveis para venda nos lugares habituais. Não percam esta viagem.

0 comentários:

Enviar um comentário