terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Le Mystère des Voix Bulgares e Lisa Gerrard em Portugal para três datas


O coletivo búlgaro Le Mystère des Voix Bulgares (ou The Mystery of the Bulgarian Voices) vai passar por Portugal, em junho, para três datas na companhia de Lisa Gerrard, vocalista dos australianos Dead Can Dance. Lisboa, Porto e Braga são as cidades escolhidas para o acontecimento.

Com mais de seis décadas de existência, o coro atualmente regido por Dora Hristova recebeu especial atenção com Le mystère des voix bulgares : volume 1, obra quitessencial do grupo que cruza cancioneiro folclore búlgaro com arranjos da música moderna e a capella. O disco, que data de 1975, viria a receber maior falatório 11 anos depois, em 1986, aquando de uma reedição pela editora britânica 4AD, casa-mãe para nomes como Cocteau Twins, This Mortal Coil ou Dead Can Dance. É com a vocalista dos últimos que o coro búlgaro se irá apresentar em Portugal. BoocheMish, disco que junta o coro à música e compositora australiana, é o mote para as três apresentações a ter lugar dia 4 de junho na Casa da Música, no Porto, dia 5 de junho na Aula Magna, em Lisboa, e dia 6 de junho no Theatro Circo, em Braga. Em palco espera-se um coro de 20 cantoras e seis músicos.

Antes, Lisa Gerrard apresenta-se ao lado de Brendan Perry para duas datas em maio, em jeito de apresentação do mais recente trabalho dos Dead Can Dance, Dionysus.

0 comentários:

Enviar um comentário