Esta semana: Black Bombaim e HHY & The Macumbas no gnration

| Abril 16, 2019 9:40 pm


Em véspera de feriado, dois expoentes da música instrumental psicadélica dentro e fora de portas encontram-se em Braga para uma noite que se adivinha memorável. Falámos de Black Bombaim, o power trio natural de Barcelos que se junta ao ensemble portuense HHY & The Macumbas para uma noite a ter lugar no gnration, dia 18 de abril. 

Os primeiros conquistaram rapidamente a atenção global com o longa-duração Saturdays & Space Travels (Lovers & Lollypops, 2010). Dois anos mais tarde e inúmeros concertos depois, voltariam a surpreender com Titans, disco que conta com diversos convidados, entre eles Steve Mackay (The Stooges), Noel Von Harmonson (Comets On Fire) e Isaiah Mitchell (Earthless), este último que juntar-se-ia novamente ao grupo para um concerto imortalizado em disco. A completar a respeitável discografia dos Black Bombaim encontram-se ainda discos com os conterrâneos La La La Ressonance e o mago saxofonista alemão Peter Brötzmann. Em março deste ano, o trio editou um disco elaborado ao longo de várias sessões, reúnindo-se para isso da ajuda de alguns dos maiores cérebros da música exploratória portuguesa – Pedro Augusto (Ghuna-X, Live Low), Luís Fernandes (peixe:avião) e Jonathan Uliel Saldanha (HHY & The Macumbas, Fujako).  

A armada tribal liderada por Jonathan Uliel Saldanha completa o outro lado da noite. Beheaded Totem (House of Mythology, 2018), o novo disco dos HHY & The Macumbas, é o mote para o regresso do ensemble a Braga. Donos de uma linguagem cada vez mais própria, este “laboratório de ritmo” é pautado por uma fusão idiossincrática de música eletrónica, percussão, metais e instrumentos de sopro. João Pais Filipe, Brendan Hemsworth, Filipe Silva e Frankão, André Rocha e Álvaro Almeida completam o septeto liderado por Saldanha, que conduz a banda a partir da mesa de mistura. Dez anos após a sua formação e quatro após a estreia com o aclamado Throat Permission Cut (Silo Rumor, 2014), é com Beheaded Totem que o grupo sediado no Porto se afirma como um dos mais interessantes projetos a surgir em Portugal nos últimos anos, algo que tratarão de reafirmar nesta noite de titãs.

Os bilhetes possuem o custo de 7 euros e podem ser adquiridos através da bilheteira online, balcão gnration e locais habituais.
FacebookTwitter