Já são conhecidas as primeiras novidades do ZigurFest 2019

| Maio 30, 2019 9:07 am
Este ano a festa em Lamego regressa mais cedo. De 21 a 24 de agosto, a cidade volta a pertencer ao ZigurFest. O que ainda não sabiam é que este ano esse regresso a casa acontece ainda mais cedo. Pois é: no dia 6 de julho, o Teatro Ribeiro Conceição recebe uma viagem sonora pelo universo (passado, presente e futuro) do ZigurFest.


A viagem começa na poesia singular e muito portuguesa dos Lavoisier, continua de mãos dadas com a bonomia bucólica (mas de olho posto na urbe) dos Galo Cant’às Duas e termina em comunhão com os pés agitados pela efusividade rítmica de Random Gods.

Virando agora as atenções para o que irá acontecer em agosto, comecemos por uma estreia absoluta. Porque o que move o ZigurFest é o irrepetível e o singular, foram convidados os ritmos de Krake para se juntarem à liberdade das palavras de Adolfo Luxúria Canibal – esse mesmo, o homem dos Mão Morta que controla multidões como poucos. Um concerto único e imperdível. Também já confirmados para a edição de 2019 do ZigurFest estão outros nomes excitantes da música portuguesa: Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo, Odete, Violeta Azevedo e Jasmim.


Mas há mais. A ZONA – Residências Artísticas de Lamego volta a receber a arte mais premente que por cá se faz. À semelhança de anos anteriores, será feito um open-call de 29 de maio a 29 de junho destinado a escolher e acolher dois artistas plásticos e visuais para permanecerem em residência artística na cidade. Continuam também os workshops onde músicos convidados vão apresentar algumas técnicas de criação, produção e tudo o que vai pelo meio. E pela primeira vez, a cidade vai acolher 10 peças de videoarte ao abrigo da ZONA. A open call para estas instalações decorre de 29 de maio a 1 de agosto. Como tem vindo a acontecer nos últimos anos, todos as obras produzidas no contexto da ZONA serão apresentadas pelos seus criadores durante o ZigurFest, permanecendo expostas na Casa do Artista, no Museu de Lamego e noutros locais a anunciar, entre os dias 21 e 24 de agosto.
Ainda há muitas novidades para serem divulgadas. Para já, podem anotar na agenda que de dia 21 a 24 de agosto a festa regressa às ruas de Lamego.


FacebookTwitter