sexta-feira, 21 de junho de 2019

James Ferraro, Dälek e Kali Malone entre as primeiras confirmações do OUT.FEST 2019



O OUT.FEST anunciou hoje as primeiras novidades para a sua 15ª edição. O Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro decorre de 3 a 5 de outubro e volta a contar com um programa que faz jus à matriz eclética e sempre desafiante do festival por onde já passaram nomes como Faust, The Fall, Fennesz, Dean Blunt ou, mais recentemente, Pere Ubu e This is Not This Heat.

Este ano, a música exploratória celebra-se com James Ferraro, artista crucial da viragem do século e um dos mais influentes da última década, que ao lado de Daniel Lopatin ou o comparsa Spencer Clark foram essenciais para o desenvolvimente da pop dita hipnagógica. O seu mais recente disco, Requiem for Recycled Earth, é a primeira de quatro obras sobre o declínio evidente dos nossos tempos, e deverá servir como mote para a estreia do americano no festival que todos os anos o tenta trazer ao Barreiro.

Dälek é outro destaque desta primeira vaga de confirmações. Essenciais para o hip-hop de cunho industrial, que veria nos Clipping e Death Grips o seu apogeu, o grupo nova-iorquino que tem em Will Brooks (MC Dälek) o seu cabecilha conta já mais de duas décadas a esquadrinhar os beats mais ruídosos, com rimas tão abstratas quanto antagónicas. Depois das parcerias com Faust, Techno Animal ou Zu e mais de uma mão cheia de discos, ei-los em casa, no Barreiro.


A compositora e improvisadora americana Kali Malone, a cantora e compositora egípcia Nadah El Shazly (em formato banda), o duo britânico Yeah You, composto pelo pai Gustav Thomas e a filha Elvin Brandhi (que passou em 2018 pelo Porto e Lisboa), o finlandês Ilpo Väisänen, metade indivisível dos Panasonic/Pan Sonic (que dividia com o malogrado Mika Vainio), o conceituado trompetista nova-iorquino Peter Evans, os dinamarqueses Brynje, que regressam depois de uma residência no Barreiro, Raw Forest (alter-ego da lisboeta Margarida Magalhães), a dupla lisboeta Candura e o projeto a solo de Rodolfo Brito, Luar Domatrix completam o cartaz.

Os bilhetes gerais da 15ª edição do OUT.FEST encontram-se disponíveis pelo preço de 25€ e podem ser adquiridos via bol.pt.



0 comentários:

Enviar um comentário