segunda-feira, 1 de julho de 2019

Reportagem: Taina Fest [CCOP, Porto]


No passado dia 20 de junho, a Lovers & Lollypops trouxe ao ringue do Circulo Católico de Operários do Porto mais uma edição do Taina Fest, com Mdou MoctarThe Mauskovic Dance Band e DJ Fitz. A tarde começou com muito sol e com DJ Fitz a abrir as hostilidades. O "irlandês mais cool" do bairro das Fontainhas tratou de animar os tempos mortos com ritmos bem quentes, ideais para aquela solarenga tarde de quinta-feira. 


Seguiu-se The Mauskovic Dance Band, a aventura musical de Nicola Mauskovic, baterista de Jacco Gardner. Depois da sua estreia em terras lusas em 2017, com posterior passagem pelos festivais Tremor e Milhões de Festa, regressaram mais uma vez ao nosso país para apresentar seu primeiro álbum homónimo (link para o álbum aqui), acabado de sair pela Soundway Records. As influências afrocaribenhas e de cumbia foram bem visíveis, sendo que foi impossível não bailar ao som dos holandeses, que ainda tocaram algumas músicas do seu EP lançado o ano passado, Down in the Basement


Dos Países Baixos seguimos depois para o Níger, numa viagem patrocinada pela música do virtuoso da guitarra Mdou Moctar e da sua banda. Depois de nos ter visitado ainda neste ano transacto, Moctar regressou a Portugal este mês para apresentar ao vivo o seu mais recente trabalho, o LP Ilana: The Creator, lançado esta primavera (link para o álbum aqui). Gravados nos EUA, o músico do Niger mais uma vez funde a música tuareg com o rock, sendo que Moctar já foi mais do que uma vez apelidado do "Jimi Hendrix do deserto do Saara" e encarnou em Rain the Color of Blue with A Little Red In It um guitarrista nómada largamente inspirado em Prince (podem encontrar o trailer da película aqui). Marco maior de toda uma geração de músicos nigerinos, Moctar e a sua banda fecharam com chave de ouro a parte instrumental do certame.

Seguiu-se mais uma mostra da curadoria musical de DJ Fitz, que esteve também a cargo da banda sonora da despedida de mais uma tarde bem passada no ringue do CCOP, organizado pela Lovers & Lollipops.


Texto e Fotografia: David Madeira e Edu Silva

0 comentários:

Enviar um comentário