Allah-Las, o quarteto californiano volta a Portugal

| Setembro 15, 2019 12:53 pm
Do sol tórrido da costa oeste regressam os Allah-Las para um concerto único em Lisboa a dia 25 de Setembro no LAV – Lisboa ao Vivo organizado pela Everything is New.

Tony Accosta

Ouvir a música de Allah-Las é voltar ao passado com os pés assentes no presente, é viajar até ao infinito do sonho californiano enquanto desfrutamos ao mesmo tempo do calor e das ondas no mar do Oceano Pacífico, é revisitar os anos 1960 vestidos de camisas tropicais e seguir pela estrada fora no vasto continente norte-americano. Imbuídos do espírito do rock psicadélico, rock de garagem e do surf rock tão característico dessa época, Miles MichaudMatthew Correia, Spencer Dunham e Pedrum Siadatian voltam a atracar em porto luso, pela terceira vez.


A formação da banda deu-se em 2008 e em 2011 os primeiros singles já estavam cá fora – “Catamaran” e “Long Journey” – produzidos por Nick Waterhouse [associado a actuações com Ty Segall]. Um ano a seguir lançam “Tell Me What’s on Your Mind” e “Sacred Sands” que juntamente com outras malhas “salgadas” e polvilhadas de sol resulta assim no primeiro álbum, Allah-Las, pela editora discográfica Innovative Leisure. O som deste “sonho californiano” tem sido apontado por críticos como mergulhado nas sensibilidades pop de bandas como The Zombies, The Kinks e The Yardbirds ao mesmo tempo que outros referem-se ao som do primeiro disco de Allah-Las como um conjunto de melodias melancólicas sem esforço aparente que pairam sob os temas da juventude: liberdade e sexo.

Sugere-se ainda que a música deste quarteto captura na perfeição o som despreocupado da Califórnia, assim como um certo “romantismo sonhador” aliado a uma vibe que se sente alegre e melancólica ao mesmo tempo.

Com três discos assinados – Allah-Las (2012) e Worship the Sun (2014) pela Innovative Leisure e Calico Review (2016) pela independente Mexican Summer – a banda prepara-se para lançar o seu 4º registo já no dia 11 de Outubro, LAHS. Ainda este ano, os Allah-Las colaboraram com composições originais para a banda sonora oficial do filme Self Discovery for Social Survival, um filme que é uma viagem entre o surf, o som e a natureza, narrado pelo realizador avant-garde americano, Jonas Mekas.

A primeira parte contará ainda com a actuação de Tim Hill e a sua versão musical de  Paris, Texas, referência a um dos filmes mais preciosos de produção norte-americana, entre outros temas.

Para os fãs de The Growlers ou de Mystic Braves e todos aqueles que sonham em caminhar pelas areias douradas da “cidade dos anjos”, este é um concerto imperdível. Podem adquirir aqui os bilhetes.

Texto: Joana Sousa Sequeira
FacebookTwitter