Art Ensemble of Chicago no Porto em outubro

| Setembro 2, 2019 10:21 pm





Em outubro, a Casa da Música, no Porto, recebe o Art Ensemble of Chicago para um concerto único no país. Fundamental para o melhor entendimento da música jazz como a conhecemos hoje, o ensemble de Chicago junta-se ao histórico saxofonista turco Ilhan Ersahin, que apresentará o espetáculo Ilhan Ersahin’s Istanbul Sessions na companhia da sua banda.


O percurso do Art Ensemble of Chicago desenvolveu-se a partir da visão musical de Roscoe Mitchell, saxofonista de eleição que conduziu o grupo desde a sua génese, há precisamente 50 anos. Foi nesse distante ano, em 1969, que o ensemble se estreou nas edições com A Jackson in Your House, tendo desde então oferecido algumas das obras primordiais da segunda metade do século XX. A natureza colaborativa do grupo juntou-os ainda a nomes dos mais variados quadrantes da música contemporânea, desde o pianista e poeta norte-americano Cecil Taylor à cantora e compositora francesa Brigitte Fontaine, com quem editaram o essencial disco Comme à la radio em 1970.

Em 2018, a editora alemã ECM, que editou grande parte do trabalho dos americanos, assinalou o 50º aniversário do grupo com a edição de uma caixa com 21 discos, desde os trabalhos lançados enquanto banda até às edições em nome próprio de Roscoe Mitchell e Lester Bowie, assim como em parceria com músicos como Muhal Richard AbramsCharlie HadenEvan Parker, entre outros. 





Em palco, Roscoe Mitchell junta-se a Famoudou Don Moye, membro original da formação, nas  congas e percussão, Hugh Ragin no trompete, Tomeka Reid no violoncelo, Brett Carson no piano, Silvia Bolognesi e Junius Paul no contrabaixo e Dudu Kouaté na percussão africana.


Os concertos acontecem na Sala Suggia no dia 15 de outubro, e o preço dos bilhetes varia entre os 16 e os  20 euros. 
Até dezembro, a Casa da Música recebe ainda concertos de Mick Harvey, que apresentará um conjunto de temas de Serge GainsbourgAl Di MeolaNouvelle Vague e Quarteto Amado/ McPhee/Kessler/Corsano.





FacebookTwitter