Fred Frith, Joe McPhee, entre outros na 17ª edição do Jazz ao Centro

| Outubro 15, 2019 3:01 pm





A 17ª edição do Festival Jazz ao Centro – Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, decorre entre 18 e 27 de outubro, contemplando 16 concertos e uma residência artística. O cartaz deste ano promete uma programa rico e extenso, colocando nomes proeminentes do género lado a lado com novas vozes do jazz português e internacional. 


O primeiro fim de semana do festival, entre 18 e 20 de outubro, terá 8 concertos em 6 espaços distintos da cidade de Coimbra – Casa das Artes Bissaya Barreto, Centro Norton de Matos, Convento São Francisco, Museu Nacional Machado de Castro, Salão Brazil e Rádio Universidade de Coimbra acolhem concertos de natureza diversa, desde o contexto mais intímo do solo até ao ambiente mais festivo da big band. 

O encontro entre músicos holandeses e portugueses, que estarão em residência artística de 16 a 20 de outubro, vai permitir diferentes combinações que serão apresentadas em 5 concertos. O primeiro, no dia 18, junta no palco do Salão Brazil a totalidade de 11 músicos do Luso-Dutch Large Ensemble. Os restantes 4 concertos têm lugar no sábado, dia 19, e convidam à deambulação por vários espaços da cidade, começando com o solo do guitarrista Jasper Stadhouders no corredor da Rádio Universidade de Coimbra, seguindo para o Museu Nacional Machado de Castro para a actuação do quarteto que junta Carlos “Zíngaro” (violino), Marta Warelis (piano), Helena Espvall (violoncelo) e Marcelo dos Reis (guitarra). Ao final da tarde, é a vez da Casa das Artes Bissaya Barreto receber o duo de Michael Moore (saxofone e clarinete) e Hugo Antunes (contrabaixo). O derradeiro momento deste encontro luso-holandês tem como protagonista o Twenty One Quartet, que junta Luís Vicente (trompete), John Dikeman (saxofone tenor), Wilbert De Joode (contrabaixo) e Onno Govaert (bateria). 

O Grande Auditório do Convento São Francisco acolhe, no dia 18, o trio de homenagem a Bernardo Sassetti, liderado pelo pianista galego Alberto Conde e onde também marcam presença Carlos Barretto (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria), ambos companheiros de Sassetti em alguns dos mais notáveis discos do malogrado pianista. No dia seguinte, é a vez de Steve Coleman and Five Elements, em data única no nosso país. A terminar o primeiro fim de semana, um concerto muito especial da Orquestra de Jazz de Espinho & Mário Costa no Centro Norton de Matos, local onde se realizaram os primeiros concertos do Festival Jazz ao Centro (em 2002/2003). 








O segundo fim de semana arranca com um dos grandes destaques do festival. Dia 25 de outubro, pelas 21h30, o guitarrista americano Fred Frith, figura notável da improvisação livre das últimas cinco décadas, regressa a Coimbra em formato trio, com Jason Hoopes (baixo) e Jordan Glenn (bateria) a acompanhar o membro dos extintos Naked City, supergrupo encabeçado pelo lendário John Zorn. Este marca também o septuagésimo aniversário do guitarrista, que celebra a data com uma tour que habita, como tem vindo a ser costume, a cidade de Coimbra.

No dia seguinte, pelas 18h00, a cantora-compositora e performer americana Kathleen Baird apresenta-se na Casa das Artes Bissaya Barreto para um concerto de entrada gratuita. Fundadora do atual duo de improvisação norte-americano Spires That In The Sunset Rise, Baird notabilizou-se rapidamente como uma das forças vitais da exploração sem forma de Chicago do início da presente década. Depois de mudança para Nova Iorque, em 2014, Baird seguiu uma nova direção, focando-se na exploração a solo de técnicas de processamento electrónico da flauta, técnicas vocais estendidas e uma maior consciência do movimento no ato performativo. O disco de estreia, enquanto Ka Baird, foi editado em 2017 pela Drag City, introduzindo o universo idiossincrático da americana ao mundo. Agora, Baird regressa às edições com Respires, terceiro disco de difícil categorização agendado para 25 de outubro (um dia antes do concerto), e que recebe o selo da respeitada editora novaiorquina RVNG intl

No mesmo dia, às 22h00, no Salão Brazil, Gabriel Ferrandini apresenta Volúpias, o primeiro disco do baerista em nome próprio, na companhia de Pedro Sousa (saxofone tenor) e Hernâni Faustino (contrabaixo).

No dia 27 de outubro, o Centro de Artes Visuais recebe o quarteto formado pelo saxofonista português Rodrigo Amado, o americano e lendário saxofonista tenor Joe McPhee, o saxofonista soprano e trompetista Kent Kessler e o demolidador baterista Chris Corsano, que deverão apresentar o mais recente disco A Históry of Nothing (Trost Records, 2018).






FacebookTwitter