Páginas

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Wayne Hussey está de regresso a Portugal. A Salad Daze Tour passa este fim de semana por Lisboa e Porto

© James Bacon

Wayne Hussey, vocalista e guitarrista dos The Mission passa este fim de semana por Portugal para dois concertos acústicos. O primeiro é já no próximo sábado, dia 5 de outubro no RCA Club em Lisboa, e no dia seguinte no Hard Club, no Porto. Estes concertos integram a Salad Daze Tour do artista que celebra o lançamento da sua autobiografia Salad Daze pela Omnibus Press, editada em maio deste ano. 

Wayne Hussey, o emblemático frontman dos The Mission, é hoje considerado um ícone da cena gótica dos anos 80, começou por tocar guitarra inspirado em Marc Bolan, assumidamente o seu herói de infância. Teve o seu primeiro projeto com os The Invisible Girls, passou pelos Dead Or Alive e The Sisters Of Mercy. Foi seduzido e mais tarde corrompido, trocando a sua educação religiosa pelo seu oposto polar de encontro a um estilo de vida de hedonismo total. Desde os seus primeiros dias como Mórmon, passando pela amizade com Pete Burns nos Dead Or Alive, à sua mudança para Liverpool no final dos anos 70 e até ao fanatismo remanescente no Liverpool FC, Salad Daze é um relato abrangente da jornada pessoal e musical que Wayne Hussey fez até à formação dos The Mission. A sua autobiografia que o acompanha nesta digressão é um retrato sincero e honesto dos picos e armadilhas de uma vida na indústria da música, contada com inteligência e charme, atributos que ajudaram o artista a sobreviver e a conquistar as suas próprias ambições desenfreadas de continuar a fazer música até hoje. 


Neste regresso a Portugal, a primeira parte dos concertos é assegurada por Ashton Nyte com a sua poesia para corações partidos. A vida, o amor e o universo são as suas principais influências incluindo Kate Bush, Bauhaus, PJ Harvey, Iggy Pop, não esquecendo T-Rex e Tom Waits, de entre muitos outros. 

Cantor, compositor e produtor, natural da África do Sul, começou nos The Awakening, lançou seis álbuns a solo, e é hoje considerado pela critica um pioneiro da música alternativa da África do Sul. Atualmente a viver no Missouri (EUA), Ashton Nyte é descrito como uma espécie de génio musical. Compõe, toca e grava num estilo que combina vocais de barítono semelhantes a David Bowie e Johnny Cash, com uma instrumentação que varia entre o rock alternativo, o post-punk e o indie low-fi



Wayne Hussey (The Mission) + Ashton Nyte, têm o carimbo da promotora At The Rollercoaster. O preço dos bilhetes é igual em Lisboa e Porto, 12€ através da bol.pt, Fnac, CTT, Worten e El Corte Inglês.

Texto: Lucinda Sebastião

Sem comentários:

Enviar um comentário