terça-feira, 19 de novembro de 2019

Paredes de Coura anuncia primeiros nomes para edição de 2020


A emblemática banda de rock alternativo Pixies regressa ao anfiteatro natural da música após o histórico concerto de 2005. Os norte-americanos voltam a pisar o palco do Vodafone Paredes de Coura para apresentar o mais recente álbum Beneath the Eyrie, lançado em Setembro de 2019. Elementos de punk rock e indie rock estiverem sempre presentes nas melodias da banda natural de Boston, mas foi no final de 1980, com a afirmação do rock alternativo, que os Pixies delinearam o seu percurso na história do mundo da música. Vistos como uma inspiração musical nas carreiras de Nirvana, Radiohead e Smashing Pumpkins, Pixies são uma das primeiras confirmações para a 28.ª edição do Vodafone Paredes de Coura

Também dos Estados Unidos, os Parquet Courts, herdeiros da audácia de Pavement e Guided By Voices, chegam para apresentar o quinto álbum de originais Wide Awake!. A mistura de letras sarcásticas com a energia visceral do punk começou a ganhar forma no seu segundo álbum Light Up Gold (2012). Desde então, e à boleia desta tão comprovada fórmula, os Parquet Courts continuam a conquistar a crítica especializada e o público português. 

O que em 2005 começou por ser um projecto solitário de Jeremy Earl é hoje uma banda que mistura influências tão distintas como ruídos avant-gard, pop psicadélico, folk-rock, jazz Etíope e pop Africano. De créditos firmados e após onze álbuns, Woods chegam às margens do Rio Coura acompanhados do mais recente disco Myths 003.

Riffs de metal misturados com frenéticos apontamentos de jazz é uma hipótese (mas muito injusta) de descrever a experiência musical que é ouvir os temas de Black Country, New Road. Naturais da cidade de Cambridge, o versátil grupo de sete jovens artistas formou-se posteriormente à separação dos Nervous Conditions, projecto de pós-punk experimental constituído por alguns dos actuais elementos. As marcantes actuações no bar Brixton Windmill já deixam rumores na cena musical e alimentam a curiosidade da crítica especializada. A confirmação no Vodafone Paredes de Coura marca a estreia da banda em Portugal. 

Em 2020, o festival está de regresso nos dias 19, 20, 21 e 22 de Agosto. Os passes gerais podem ser adquiridos na App oficial do festival, bol.pt e locais habituais (FNAC, CTT, El Corte Inglés,...) pelo preço de 95€. 

0 comentários:

Enviar um comentário