STREAM: Lavoisier – Viagem a um Reino Maravilhoso

| Novembro 4, 2019 5:06 pm

Viagem a um Reino Maravilhoso é o novo disco e espetáculo dos portugueses Lavoisier (Patrícia Relvas e Roberto Afonso). A partir de poemas de Miguel Torga, Viagem a um Reino Maravilhoso é um álbum conceptual feito para duas vozes, uma guitarra e várias frequências que, segundo o grupo, “traduz o som encontrado na poesia do escritor”. Composto por oito temas, onde sete são poemas musicados, o disco foi gravado e misturado por José Fortes, considerado como um dos técnicos de som mais importantes da música portuguesa e responsável por trabalhos de artistas como Carlos Paredes, José Mário Branco, Fausto, Sérgio Godinho, Banda do Casaco ou Mão Morta.

Construído a partir de residências artísticas em Trás-os-Montes, com sessões de gravação em diferentes locais, como o Espaço Miguel Torga, um centro de interpretação da vida e obra de Torga situado na sua terra-natal, São Martinho de Anta, e ainda no Conservatório Regional de Música de Vila Real, tendo a participação de alunos desta estrutura de ensino em dois temas e onde se apresentam com Orquestra Fantástica do Futuro de Vila Real. O álbum conta também com retratos sonoros do artista e sonoplasta português João Bento, que captou sons em diferentes territórios de importância para Miguel Torga.

“Coroai-me de espinhos…” foi primeiro tema a ser conhecido de Viagem a um Reino MaravilhosoCom este disco e espetáculo, os Lavoisier pretendem “partilhar a arte do poeta e escritor Miguel Torga, beber dos pensamentos que lhe passaram pela pele, com a missiva de dar continuidade, e ter o dever de não deixar morrer, de cuidar e avisar, de avivar e de o celebrar”.


O disco pode ser escutado, a partir de hoje, em todas as plataformas digitais. A estreia em palco de Viagem a um Reino Maravilhoso aconteceu este sábado, 2 de novembro, no Teatro de Vila Real, num espetáculo esgotado que contou o artista sonoro e sonoplasta João Bento e a Orquestra Fantástica do Futuro de Vila Real

FacebookTwitter