X-Wife – 15 anos de “Feeding The Machine” no Musicbox

X-Wife – 15 anos de “Feeding The Machine” no Musicbox

| Novembro 19, 2019 2:05 am

X-Wife – 15 anos de “Feeding The Machine” no Musicbox

| Novembro 19, 2019 2:05 am

A banda portuense, formada em 2002 por João Vieira (guitarra e voz), Fernando Sousa (baixo) e Rui Maia (caixa de ritmos e sintetizadores), passou por Lisboa, no dia 14 de novembro, para festejar o 15º aniversário do lançamento do seu álbum de estreia – Feeding the Machine.  Depois de uma mini tour em vários locais, foi a vez do Musicbox acolher este trio de dance rock, para revisitarem temas do trabalho que lhes deu projeção. 

A entrada em palco, onde utilizaram os instrumentos originais, foi calorosamente acolhida por um público que, visivelmente, ali se deslocou para participar nesta noite que era de “festa entre amigos”. Depois de tocarem o álbum na íntegra e com o mesmo alinhamento, a banda regressou para um encore, presenteando a simpatia do público com uma surpresa: “Transmission” dos Joy Division, banda dos “nossos corações”. Terminaram a noite com “Trun it up” do álbum de transição Side Effects (2006).

Os X-Wife, apesar de nos últimos anos terem abraçado projetos alternativos e pessoais, mostraram que, em coletivo, continuam energicamente sintonizados. Isto remete-nos para a falta de bandas deste género no nosso panorama musical. 

A simbiose entre a música de dança e o rock nem sempre é feliz. Os Primal Scream conseguiram-no em parte e os nova-iorquinos LCD Soundsystem, idem, idem, aspas, aspas. Em Portugal continuamos a ter os X-Wife!



Texto e Fotografias: Virgílio Santos
FacebookTwitter