Current 93 anunciam reedição da discografia inteira

| Dezembro 16, 2019 2:14 pm

Fonte: publicação na página de Facebook da House of Mythology (https://www.facebook.com/1462578350722102/posts/2389488858031042)


Current 93, grupo lendário de neofolk britânico, prepara-se para editar a discografia inteira através da House of Mythology, a editora britânica responsável pelas últimas edições de Zu, Ulver e dos portugueses HHY & The Macumbas

O anúncio foi feito no dia 13 de Dezembro no Facebook da editora e terá deixado muitos fãs da banda de David Tibet com expectativas bastante elevadas. Não é a primeira vez que a House of Mythology se aventura nas reedições, tendo já feito o mesmo com Shadows of the Sun, álbum de 2007 de Ulver. É no entanto surpreendente que qualquer editora embarque num projecto tão ambicioso como reeditar o que aparenta ser uma discografia interminável de uma banda com um culto de fãs tão dedicada. 
A primeira fase da reedição começará na primavera de 2020, com dois vinis e dois CDs – Horsey e Sleep Has His House (com planos para editar 10 versões nunca editadas de uma das músicas do disco, Niemandswasser). Para além disso, para esta altura ainda é prometida uma edição expandida do single de 22 minutos I Have a Special Plan for This World, que vai conter todas as edições gravadas da canção. Grande parte da reedição será feita sob a curadoria de José Pacheco que, de acordo com o próprio David Tibet, sabe mais sobre os Current 93 do que ele. 


Current 93 é, pelo menos na sua forma mais fundamental, a expressão artística de David Tibet, poeta e cantautor britânico. Juntamente com Nurse With Wound CoilCurrent 93 representam uma era ida da música experimental underground britânica. Apesar do som inicial de Current 93 se ter focado largamente em música ritualística e industrial, a era que sedimentou uma boa parte do som atual do grupo foi a do “folk apocalíptico”, que remonta à altura em que David Tibet vivia com Douglas Pearce (Death in June) e Ian Read (Fire and Ice) enquanto mantinha relações com Boyd Rice (NOH). Foi deste período, iniciado com Swastikas for Noddy, que Current 93 editam parte da discografia definitiva do grupo, com álbuns como Thunder Perfect MindAll the Pretty Little Horses Sleep Has His House.
FacebookTwitter