Os JUSEPH já trabalham juntos desde 2009, ano em que se decidiram juntar numa garagem. Formados por Leandro Sousa Bastos, Pedro Simões, Sérgio Pinho, Marcos Martins e Rafael Soares, são oriundos de Vale de Cambra e em 2013 lançaram o seu primeiro registo de estúdio, o EP de cinco faixas intitulado Novae. Esta estreia levou a banda numa série de concertos que começou nos últimos meses de 2013 e só terminou no final de 2014, partilhando palcos com Catacombe, Process of Guilt, Katabatic, Mother Abyss, entre outros. Um ano mais tarde, os JUSEPH tocaram no Amplifest ao lado dos MOASE (Memoirs of a Secret Empire) numa experiência de cariz visual e sonoro.
Este ano os JUSEPH voltaram com um novo álbum, Óreida, 6 anos após o lançamento do seu disco de estreia e com algumas mudanças na sua formação. Esculpindo as suas cavernas sónicas com uma fronteira ténue entre a tranquilidade e o caos, os JUSEPH transportam o ouvinte numa viagem que varia entre o post-rock e o post-metal, com guitarras pesadas, uma secção rítmica pujante e ambientes eletrónicos cheios de profundidade.
Para a edição de agosto (atrasada, pedimos desculpa) do 7 ao mês convidámos os JUSEPH para selecionar sete artistas e discos que de alguma forma influenciaram o seu percurso como banda. Disfrutem das suas escolhas e oiçam-nas em baixo.
Cult of Luna
Uma banda enorme e desafiante! Vários elementos, instrumentos, uma produção incrível! Despertam sempre a nossa curiosidade em como compõem e pensam os seus temas, precisamente por terem muitos elementos. Cada instrumento tem a sua função, o seu espaço bem definido na estrutura da música, o que torna a forma como trabalham cada álbum bastante interessante. Para além disso, tentam reinventar-se a cada disco sem nunca perderem a essência. Os CoL são um caso de estudo, portanto, só os tornam um exemplo a seguir!
Aaron Turner
Aqui escolhemos o artista e a sua obra, por tudo o que já nos ofereceu! Desde a editora que criou (Hydra Head Records), à banda que, provavelmente, é a nossa maior influência, os ISIS. Todos os restantes projectos, Sumac, Old Man Gloom, Mamiffer, são sempre trabalhos inspiradores, com uma visão própria, fortes conceptualmente. Conclusão, a sua postura enquanto músico, artista, pensante, obriga-nos a tê-lo sempre em consideração e é notoriamente uma grande influência para todos!
Jakob - “Pneumonic”
Música de um dos melhores álbuns de post-rock feitos até hoje, o Solace (2006). Houve uma fase, mais nos primeiros concertos que demos, em que colocávamos esta música para arrumar o material do palco. Digamos que era aquela ajuda a relaxar pós catarse! Uma banda que infelizmente parece não ter a projeção merecida, mas que curtimos bastante, principalmente as ambiências de guitarra, os swells criados pelo guitarrista Jeff Boyle são estupidamente incríveis!
Russian Circles
Sempre nos acompanhou e influenciou. A forma como o Mike usava algumas técnicas de tapping, loops, despertou o interesse do Pedro Simões enquanto guitarrista. Prova disso é uma das partes que explorámos na nossa música “Theodora”, do EP. Outras progressões mais dissonantes e riffs pesados com uma sonoridade mais negra presentes no último disco, o Óreida, também resultam dessa influência. É uma banda que nos deixa curiosos, porque o som de cada instrumento está altamente trabalhado, damos por nós a ir pesquisar material, tentar perceber como eles fazem e conseguem chegar “àquele” tipo de som!
Bossk - Audio Noir
Foi talvez um dos álbuns do ano, no ano em que saiu, 2016, e continua a rodar de forma regular. Para além de ter uma produção de sonho, o álbum foi uma lufada de ar fresco para os nossos ouvidos e um abrir de novos horizontes. Sons de guitarra cristalinos, efeitos bem explorados, um som de baixo bem presente e pesadão, riffs pujantes que são uma chapada de som abrupta, passagens entre músicas altamente bem conseguidas. Os Bossk não jogam as cartas óbvias neste disco. De forma inconsciente, a nossa forma de compor também é um pouco essa, não tem de haver uma regra!
Amenra
Existe uma certa simplicidade de como executam os temas, e o bom desta banda é mesmo isso. A muralha de som que criam aliada a toda carga emocional do vocalista, é de uma força enorme, é densa! O facto de apostarem em riffs diretos e envolventes só os tornam mais coesos. Por vezes o som de uma banda tem de ser assim, tudo a remar para o mesmo lado e com a mesma força. Amenra é exatamente isso! E nós também gostamos disso!
Mogwai - "Rano Pano"
Este tema acaba por ser um hino ao post-rock, uma melodia de esperança que praticamente só nos faz querer fazer mais música. Conseguires tocar um riff vezes sem conta, sem te cansares, como fosse a última coisa que fosses tocar na vida. É um pouco a imagem que esta música nos transmite, e um pouco aquilo que tentamos transmitir ao público quando tocamos ao vivo. Tentar dar tudo, da forma mais simples, bela e genuína possível.
Se quiserem conhecer melhor JUSEPH aproveitem para os seguir através do Facebook ou pelo Bandcamp, onde podem comprar os seus trabalhos.
O MIL – Lisbon International Music Network juntou-se ao Musicbox, em Lisboa, para uma noite que promete reúnir alguns dos nomes mais vitais da nova música urbana nacional e internacional. O evento, de nome Sortidos MIL, assinala também o início das candidaturas de artistas para a edição do MIL 2020, e conta com um certame de luxo formado por Dinamarca, Núria Graham, GENTS, Carolina Caramujo, КУКЛАe Progressivu.
O primeiro é a expressão artística do chileno Cristian Dinamarca, que é também o cabecilha da essencial editora sueca STAYCORE. É sob a alça da editora que o produtor lança não só o seu trabalho, que circula entre os terrenos do bass, do reggaeton e do trance, mas também de uma nova vaga de músicos e produtores desafiantes como Toxe, Mechatok ou Mobilegirl. O seu mais recente EP, Dino, recebeu uma nova roupagem no presente ano, introduzindo os seus temas, até então instrumentais, às vozes de Coucou Chloe, Eartheater ou Talisto.
Núria Graham deu os primeiros passos na música com apenas 16 anos e rapidamente conquistou público em Espanha. A sua música constrói-se num jogo que alterna entre a voz e a guitarra elétrica, de sensibilidade pop e com a música eletrónica como pano de fundo. A harpista portuguesa Carolina Caramujo junta-se à espanhola para apresentar o seu primeiro disco a solo, Gambuzino, que tem lançamento previsto para novembro deste ano. Já os GENTS vêm da Dinamarca e trazem música de sintetizador sofisticada. Human Connection é o segundo disco de Theis Vesterløkke e Niels Fejrskov Juhl, que nos chega no outono deste ano. КУКЛА (lê-se "Kukla") é uma auto-proclamada artista de "gangsta geisha pop esloveno" que une música tradicional serva com as ambiências urbanas do R&B contemporâneo. A noite continua com o dj e produtor português Progressivu.
Os bilhetes para a primeira edição do Sortidos MIL, que acontece no dia 14 de setembro, encontram-se disponíveis em bol.pt pelo custo único de 6 euros.
O EDP Vilar de Mouros regressou para a sua edição de 2019 nos dias 22, 23 e 24 de agosto, a mais ambiciosa até à data. Na perspectiva de crescer e juntar vários públicos diferentes apresentou um cartaz de alta qualidade mas de fraca coesão, com concertos nem sempre a correr do modo previsto.
Dia 1
Dois anos após se apresentar em
Portugal para celebrar os 30 anos do seu magnum opus, George Best, considerado
um dos 500 melhores álbuns de sempre pela NME, os The Wedding Present, marcaram presença no EDP Vilar de Mouros para
um concerto mais variado. Começando com um dos seus temas mais marcantes, e
provavelmente o meu preferido, “My Favourite Dress” não pareceram impressionar
os presentes. Prosseguiram com “Brassneck” mas continuaram sem obter grande
retorno da parte do público, foi o momento de David Gedge cumprimentar o público e
anunciar a sua banda como “nós somos os semi-lendários The Wedding Present” e mostrar o seu agrado por regressar ao
festival minhoto onde tocaram na edição de 2005. Apresentaram, também, um novo
tema, “Panama”, para o qual o seu mentor ensinou um ritmo de palmas que acabou
por não ser utilizado pelo público. O estatuto dos The Wedding Present e do seu disco de estreia são inquestionáveis
no Reino Unido porém, em Portugal, para a vasta maioria são apenas mais uma banda
no meio de tantas outras, sendo um dos concertos pior recebidos pelo público,
em todo o festival.
Se a banda de David Gedge nos fez
pensar que a audiência dos concertos era bastante crítica e estanque em relação
a bandas que não conheciam, Anna Calvi,
mostrou que tal não é verdade. Entrou em palco com a sua guitarra por entre o
fumo, iniciando um dos performances mais energéticos de todo o festival e
justificando a sua presença na abertura do palco principal.
Como um dos projetos musicais
mais recentes do cartaz tinha muito a provar mas cedo os temas de Hunter, disco
editado em 2018, impressionaram os presentes que, na sua maioria, não sabiam o
que esperar deste concerto. Canções como “As A Man”, “Indies Or Paradise” e
“Suzanne & I”, numa revisita ao disco homónimo de 2013, convenceram os
presentes da qualidade da artista. Durante cerca de uma hora houve tempo para Anna Calvi mostrar os seus dotes como
guitarrista e partir uns quantos corações. No final não faltou a típica cover
de “Ghost Rider” dos extintos Suicide,
oferecendo uma canção conhecida dos presentes.
Aquando o cancelamento dos The Killing Joke, prontamente, a
organização do festival apresentou os irlandeses Therapy? como alternativa, incumbindo-os com a tremenda tarefa de
justificarem esta mudança de planos. A banda reúne alguns fãs em Portugal mas
aqueles que mal os conhecem ou que apenas ouviram Troublegum, de 1994, não
conseguiram aproveitar ou apreciar o seu concerto devido às músicas com um
instrumental de cariz bastante genérico dentro do género metal/hard rock. Ainda
que a banda estivesse visivelmente feliz por regressar, não foi um concerto que
qualquer um apreciasse e um pouco deslocado, até, do restante cartaz. Prova
disto foi a pouca afluência que o palco MEO teve enquanto muitos se preparavam
para as bandas que realmente queriam ver, Manic
Street Preachers e The Cult.
O britpop nunca foi um fenómeno
que me agradasse muito, tirando alguns singles, porém, a influencia deste
género, em Portugal, ainda é bastante visível desde a popularidade dos irmãos
Gallagher, ao sucesso dos Blur e à
adesão ao recente concerto dos Suede.
Dentro do espectro do britpop estão, também presentes, os galeses Manic Street Preachers, banda marcada
pelo desaparecimento do seu guitarrista Richey Edwards, em 1995, que se
apresentaram no EDP Vilar de Mouros
para celebrar os 20 anos de um dos seus mais conhecidos discos, This Is My
Truth Now Tell Me Yours. Muitos eram os fãs da banda ou, pelo menos, dos
singles mais conhecidos que marcaram os anos 90 que procuravam esse revivalismo
e nostalgia que tanto marca a identidade do festival.
A festa começou com "Motorcycle
Emptiness", um dos hinos do britpop e estandarte da banda ao qual a indiferença é
impossível. Logo se seguiu “You Stole The Sun From My Heart”. Para quem gosta
da banda foi um bom concerto e não é possivel negar a qualidade dos músicos em
palco e do amor à sua arte, mas para quem nunca se interessou pelo galeses nada
mudou tornando-se um pouco cansativo. Os presentes tiveram também direito a uma
cover de “Suicide Is Painless” de Johnny
Mandel, tema principal da série televisiva de comédia M*A*S*H. Um momento que agradou a quase todos foi a
cover de "Sweet Child O’Mine" de Guns N’
Roses, completamente deslocada e fora de contexto, mas que animou o ambiente
e mostrou que James Dean Bradford tem uma voz, discutivelmente, melhor que Axl
Rose. Também "Internation Blue", único tema tocado de Resistance Is Futile, o
disco de 2018, foi bastante interessante ao vivo.
O encerramento do primeiro dia coube aos
veteranos The Cult, que marcaram
presença em terras minhotas pela primeira vez. Estava previsto um espetaculo
focado em A Sonic Temple, de 1989, celebrando o seu 30º aniversário e assim foi:
“Sun King” a arrancar e a mostrar que, apesar de os anos pesarem na voz de Ian
Astburry não é entrave para dar um bom espetáculo nem retira imponência aos
vocais das canções. Ao lado do guitarrista Billy Duffy mantêm ambos a energia
de outrora e mostram o que significa carregar e manter o estatuto dos The Cult.
Ainda que muitos fãs preferissem
um concerto em formato best of (gritando por “Rain” o concerto todo), a banda
preferiu disparar canções do disco que foram recordar. Apenas no final do
concerto chegaram os temas incontornáveis como “Love Removal Machine” e “She
Sells Sanctuary”, ficando a sensação de que, pela vontade do público, a banda se
podia estender por toda a madrugada fora.
Os The Cult e o trabalho que trouxeram consigo têm um género musical
totalmente saturado e ultrapassado, porém sabe bem recordar os clássicos e
regressar às origens e influências de muitas bandas atuais. É também excelente
ver uma banda que reinventa, adapta e molda as suas músicas ao longo dos anos.
Ian Astburry não faz com a voz o fazia há 30 anos, quando A Sonic Temple foi
lançado, porém, consegue conduzir um espetáculo à sua vontade e mostrar que a
qualidade e energia continuam lá provando que a idade pode ser apenas um
número. Estava encerrado com a chave de ouro o primeiro dia do festival.
Dia 2
O dia que teve lotação esgotada
contando com 18.500 pessoas, recorde absoluto em Vilar de Mouros, começou com o
concerto dos Clan Of Xymox. A banda
liderada por Roony Moorings tocou os seus temas em formato best of mas cativou apenas um público muito especifico que lá estava exclusivamente para os
ver, uma vez que se tratava de um banda bastante deslocada do resto das
atuações do dia, “não há mais bandas góticas neste palco, só pop e rock n’
roll”, exclamou Moorings. A banda também sofreu de alguns problemas no
microfone, problemas técnicos foram uma constante no palco MEO, mas nem isso
abalou o único membro do trio original que culpou os aviões por este problema.
Clan Of Xymox, com quase 40 anos de carreira e aprovados por John Peel aquando o lançamento do seu
disco de estreia, já não têm nada a provar e responderam às adversidades com um
sorriso e reproduzindo os seus temas da melhor maneira possivel. É bom ouvir
darkwave num festival de grande dimensão, porém a sua inclusão deveria ter sido
melhor pensada ou deixada para outra edição em que fizesse mais sentido.
Após o concerto de The House Of Love que, infelizmente,
apenas ouvi ao longe, os Nitzer Ebb
subiram ao palco apanhando, mais uma vez, o público alvo deste dia de surpresa.
Sem grande expressão, o género EBM dos ingleses fez muitos dançar, sendo também
o concerto de abertura do palco principal com menos audiência. Numa performance
enorme de Douglas McCarthy, que em quase 40 anos de carreira nunca abandonou a
atitude punk, foi mostrado o expoente máximo do EBM e, para aqueles a quem
interessava algo novo e fãs dedicados, houve cerca de uma hora e dez minutos de
dança imparável.
O concerto em que a atitude e
energia é que contam teve direito a uma visita a “Join In The Chant” e
“Murderous” que, mesmo sendo clássicos da banda, não foram essenciais ao espetáculo.
A duração do concerto foi a ideal uma vez que a repetição inerente ao género
poderia cansar a plateia e esse limite não foi ultrapassado.
Seguiu-se, no palco MEO, a banda
pela qual eu mais ansiava, os The
Sisters Of Mercy. Por volta das 22:45 já o palco estava a abarrotar devido
à má localização e à falta de espaço no mesmo. Quando a banda de Andrew Eldritch
entrou em palco para a execução do tema “More”, na zona adjacente à cabine de
som, era indistinguível o som dos diversos instrumentos e a voz de Eldritch soava apenas a ruídos guturais.
Para “Ribbons”, segunda música, afastei-me um pouco mais do palco e já era
possível distinguir, decentemente, as guitarras mas o esperado verso “flowers
on the razor wire” ou não foi cantado ou foi murmurado, a voz não se ouvia e os
back vocals estavam com um volume pouco mais elevado que esta. Também houve
problemas com um das guitarras durante a atuação e, no meio de toda a desilusão
apenas quis escutar um dos meus temas preferidos, “Dominion/Mother Russia”. Antes de “Dominion” houve tempo para os
grandes singles de First And Last And Always, o single homónimo, “Marian” e
“No Time to Cry”, sendo que nenhum deles trouxe o sentimento ou impacto necessários.
Finalmente, no tema que eu mais esperava, Eldritch, surge com uma voz
fraquíssima fazendo com que desistisse completamente do concerto. Ao longe
ainda se ouviu o instrumental de “Lucretia My Reflection” e “Vision Thing”. Pode
ser que um regresso à discografia fantástica da banda anule a memória terrível
de um concerto que reuniu todas as condições para falhar.
O verdadeiro público alvo do
segundo dia eram os saudosistas do rock e punk-rock da segunda metade dos anos
90, para eles o verdadeiro festival iniciou com Skunk Anansie, notando-se uma enorme mudança no ambiente em geral.
Skin entrou em palco com toda a energia
para a execução de um dos temas mais conhecidos da banda “Charlie Big Potato”
e, assim, iniciou mais um concerto da tour de celebração dos 25 anos da banda.
Num alinhamento focado, essencialmente, nos primeiros três discos da banda
(lançados ainda na década de 90) agradou aos fãs mais saudosistas assim como
convenceu aqueles que não têm nenhuma ligação à banda (como é o meu caso).
Sempre perto do público e dos fãs, Skin, aproveitou para deixar algumas
mensagens políticas e mostrar o seu descontentamento com os governantes
ingleses “a nossa banda é composta por filhos de imigrantes e querem
expulsar-nos do nosso país mas vocês não vão deixar. Ajudamo-nos mutuamente”.
Mesmo que tenha sentido que o concerto foi um pouco extenso, é impossível não
classificá-lo como um bom concerto. Os presentes divertiram-se, cantaram e
dançaram, independentemente de gostos, é para isto que serve a música, estão de
parabéns os Skunk Anansie.
Para terminar não podia faltar
“Little Baby Swastikkka” cantada a partir do corredor de segurança para uma
despedida bem próxima de todos.
Os artistas da noite eram, sem
dúvida, os californianos The Offspring.
A banda de Dexter Holland regressava ao nosso país passados 7 anos, que parecem
ter sido demasiado longos para os fãs. Sem grandes demoras abriram o
concerto com “Americana”, tema homónimo a um dos discos com mais sucesso, e
prontamente começou mosh em vários pontos do palco principal do Vilar de
Mouros, primeira vez que este fenómeno acontece nos últimos 4 anos de festival.
Seguiu-se “All I Want” com uma cortina de pó já levantada e Dexter cumprimentou
os presentes, mostrando-se satisfeito por regressar a Portugal e pela receção
inicial. É certo que desde o lançamento de Smash e Americana já passaram mais
de 20 anos e que o seu vocalista já não é o quebra-corações de outrora mas os
temas continuam a ser executados de forma muito semelhante aos discos num
verdadeiro regresso ao fim da década de 90 e inícios de 2000. Fizeram uma breve
passagem por AC/DC (para meu agrado) com “Whole Lotta Rosie” que deixaria os
próprios irmãos Young orgulhosos.
Perto do final Dexter e o
guitarrista Noodles mostraram-se extremamente contentes e impressionados com a
quantidade de mosh e forte receção portuguesa “daqui conto tipo mil mosh pits,
na Bélgica isto não foi assim”, exclamou o vocalista, “são mil e seis”
respondeu-lhe Noodles. Durante “Pretty Fly (For A White Guy)” houve bolas
insufláveis gigantes a voar pelo recinto. No final ainda regressaram para um
encore com os clássicos que faltava “You’re Gonna Go Far Kid” e finalizando em
beleza com “Self-Esteem”.
Para mim, é complicado dissociar
a banda de filmes como a saga American Pie, a qual nunca gostei, gerando um
certo preconceito para com a mesma, mas penso que o concerto super competente,
energético e divertido tenha ajudado a quebrá-lo.
Dia 3
À banda de Viana do Castelo, Jarojupe, foi incumbida a tarefa de
começar os concertos do último dia do festival. Celebrando mais de 35 anos de
carreira e tocando, sobretudo, entre amigos, a banda de metal, um pouco
deslocada do resto dos concertos do dia aproveitou para mostrar o seu último
trabalho, Crimson, editado no ano transato.
Apenas com Andy Gill como membro
original presente, os Gang Of Four,
continuam a lançar discos, ainda que sem grande sucesso comercial e crítico. No
palco MEO a banda de Leeds, em detrimento de apresentar Happy Now, felizmente,
revisitou Entertainment!, disco de estreia de 1979 , considerado o melhor
trabalho de Gang Of Four. Após o
abandono do vocalista original, Jon King, em 2012, John “Gaoler” Sterry juntou-se à banda e, em
concerto, a sua jovialidade e voz são uma mais valia, consegue representar
fielmente o espírito da formação original.
O início do concerto foi marcado
por problemas técnicos e os primeiros temas “Love Like Anthrax” e “Not Great
Man” sofreram com a falta de guitarra de Andy Gill, que no fim destes dois
temas e com os problemas a persistir se mostrou visivelmente chateado com o
sucedido.
Gaoler tem todas as
caraterísticas e carisma de um grande vocalista e, ao mesmo tempo, consegue
não ofuscar Andy Gill passando-lhe as “rédeas” do espetáculo sempre que é
pertinente. “Damaged Goods” ao vivo era a prova que os fãs dos tempos
primitivos da banda precisavam para aceitar totalmente o novo vocalista. Com
esta prova passada com distinção e um final brilhante com “To Hell With
Poverty” mostram que, embora em estúdio sejam desapontantes, os Gang Of Four continuam a dar enormes
espetáculos ao vivo. Foram prejudicados com a hora, palco e equipa de palco mas
nada os impediu de brilhar e ficar gravados na memória dos presentes.
Passados 3 anos os Linda Martini regressaram a Vilar de
Mouros, desta vez, a uma hora mais tardia e com um novo trabalho, o disco
homónimo. Num dos concertos mais desinteressantes do palco principal mostraram,
essencialmente, temas recentes com uma feliz passagem por “Amor Combate” e até
um cover de “Frágil” de Jorge Palma.
Terminaram o seu concerto com a habitual “100 Metros Sereia” mas não foram
brilhantes nem conseguiram superar a memória do seu concerto anterior.
O último concerto do palco MEO
esteve ao encargo dos Fischer-Z,
banda do simpático John Watts. Mostrando que a sua banda não ficou parada na
década de 80, começam o concerto com um tema do seu novo disco a ser lançado em
setembro deste ano. Logo se seguiu “Room Service”, tema de abertura de Going
Deaf For A Living de 1980, sempre com um sorriso na cara do vocalista e mentor
deste projeto.
Ao longo de cerca de uma hora
ouviram-se temas novos, é exemplo a estreia absoluta de “Love Train Drama” que
foi muito bem recebido, misturados com os temas mais clássicos “So Long” e “The
Worker”. O público pediu para ouvir “Limbo” e John Watts acedeu ao pedido “não
estamos a tocar a Limbo este ano mas podemos tocá-la depressa”. A aceitação por
parte do público de todos os temas tocados e parte do prazer que dá assistir a Fischer-Z vem do carisma e simpatia do
seu vocalista que está sempre pronto para se entregar aos seus fãs. “Batalions
Of Strangers” terminou o concerto e só deixa a desejar ver a banda mais
vezes em espetáculos com maior duração. John Watts sempre irrepreensível em
palco e sem medo de apresentar os seus novos temas em detrimento de alguns
clássicos.
A encabeçar o palco principal, no último dia, estavam os Prophets of Rage,
banda que retira o seu nome de uma das canções de Public Enemy e conta com membros de Rage Against The Machine, Public
Enemy e Cypress Hill. Eram
esperadas versões dos temas bandas antigas dos integrantes assim comoalguns temas do disco editado pela banda em
2017 mas nada fazia prever a explosão de energia que se seguiu.
Os músicos entraram em palco ao
som do tema homónimo à banda e logo começou mais uma tempestade de pó dentro do
recinto. Nos primeiros dois temas a mistura de som estava estranha e pouco se
percebia as vozes mas, mal o problema foi resolvido, os rappers B-Real e Chuck D
entoavam as canções, na sua maioria de Rage
Against The Machine, do modo como elas foram criadas para entoar, bem alto
e com toda a raiva e rebeldia contra o sistema. Tom Morello aproveitou para
mostrar todos os seus conhecimentos e mestria da guitarra e da arte de tocar
guitarra, tocou guitarra com a língua, tocou guitarra com duplo braço (6 e 12
cordas), fez tudo o possível na boa arte de “show-off” de guitarrista.
A mensagem que passavam era
sobretudo política com o objetivo de incitar ao pensamento próprio e ao não
conformismo passando em palco a mensagem “Façam Portugal Enraivecer Novamente”. Houve também tempo para uma homenagem sentida a Chris Cornell, ex-colega
de banda de Tom Morello, Tim Commerford e Brad Wilk em Audioslave,
numa versão instrumental de “Cochise” com apenas um foco de luz a incidir num
microfone vazio. Houve também tempo para hip-hop oldschool com “Hand on The
Pump”, “Can’t Truss It”, “Insane in the Brain” e “Jump Around”. Os Prophets Of Rage conseguiram trazer de volta a Portugal todo o sentimento por
trás das origens do rap-rock e deixaram ideias e um concerto que
perdurará na memória de todos os presentes.
Na sua edição de 2019 o EDP Vilar de Mouros teve um crescimento
enorme e repentino para o qual não estava preparado. Apesar de quase todos os
concertos terem sido excelentes, em termos de organização deixou bastante a
desejar. O parque de campismo, para um número muito maior de campistas, manteve
ou até reduziu o número de casas de banho, reduzindo drasticamente o conforto
em geral. Também a expansão do campismo e parque de estacionamento durante o
segundo dia foi uma falha grave pois algo dessa ordem, e esperada a enchente
para ver The Offspring, deveria ter
sido tratado com antecedência e não “em cima do joelho”. A presença do “sê-lo
verde” é anunciada em todo o lado porém poucos são os caixotes do lixo que se
encontram no recinto.
Uma mudança menos feliz foi a cessação de existência de pulseiras diárias, para alguns por motivos estéticos, para outros por implicar a obrigatoriedade de permanência no recinto durante todo o dia após a entrada. Alguns efeitos desta medida foram amenizados pela completa e expandida zona de restauração.
Quanto ao palco MEO foi uma má
adição ao festival, a sua localização é má, tem pouco espaço para
concertos a começar por volta das 23 e teve inúmeros problemas técnicos. Nas
ultimas 3 edições, com 6 bandas por dia, o palco principal tem sido suficiente
e cómodo para todos. Nota positiva para a iniciativa de colocar um DJ a passar musica após o término dos concertos.
Em termos de concertos é provável
que esta tenha sido a melhor edição do EDP
Vilar de Mouros porém um festival não sobrevive só com um bom cartaz e a
organização e logística são de extrema importância. O EDP Vilar de Mouros pode estar a dar um passo maior que a perna e na
próxima edição deve atender às questões em que falhou nesta.
Texto: Francisco Lobo de Ávila Fotografia: Virgílio Santos
DJ Varsovie - o projeto a solo de Félix Bergeret que, desde 2015 nos tem habituado às camadas dançantes da synthpop com influências da EBM - está de regresso às edições com um novo EP, Sombre Ibiza, disco que vem dar sucessão ao duplo EP September, editado em abril do presente ano pela habitual label do artista, a Intervision. No novo trabalho Bergeret volta a apostar na eletrónica que o tão bem conforta apresentando um disco algures monótono, mas por vezes arrojado, onde se destacam temas como "Shadows on a Dancefloor" ou "When He Touches Your Body".
Some Ibiza EP é composto por um total de sete temas, quatro deles inéditos e três em formato remix, que contam com a autoria dos artistas 14anger, Under Black Helmet e Gëinst. O disco é editado em formato digital e vinil e pode reproduzir-se na íntegra abaixo.
Sombre Ibiza EP foi editado esta terça-feira (27 de agosto) pelo selo francês Intervision. Podem comprar o disco aqui.
Sábado, dia 17 de agosto, foi o último dos quatro dias do Vodafone Paredes de Coura. A tarde no recinto começou ao som da cantautora sul-africana
Alice Phoebe Lou que, aproveitando um pouco de cada subgénero da música
pop, apresentou as suas composições charmosas, suaves e dançáveis a um público
curioso. A sua atuação no final da tarde, um horário muitas vezes ingrato para
artistas menos conhecidos, encontrou ainda algumas dificuldades devido a
problemas técnicos que resultaram num som mais baixo que o esperado, deixando
que os portugueses Ganso, que tocavam no palco principal, abafassem a
sua performance. Quando o problema foi corrigido, uns minutos após o princípio
do concerto, o público bateu palmas de alívio e satisfação. Doente, mas bem-disposta,
Alice trouxe na bagagem o seu novo álbum, Paper Castles, num dos
melhores e mais alegres concertos do dia. Ouviram-se canções como "Girl on
an Island", "Nostalgia" e "Skin Crawl" e houve até
tempo para uma versão de “Want Me”, do britânico Puma Blue. “Sinto-me
como uma rockstar pela primeira vez na minha vida”, disse Alice a certa
altura. O público chegou ao fim do concerto tão satisfeito como ela.
Após a surpresa que foi o primeiro concerto do dia, Mitski, num dos concertos mais aguardados do dia, desiludiu. As suas músicas não
estiveram ao nível das versões em estúdio e a coreografia que esta fez ao longo
de todo o concerto, com uma mesa e uma cadeira, foi confusa e criou alguma
distância entre ela e o público. Faltou a produção e dinâmica do seu último
álbum, Be the Cowboy, cujas canções não se traduziram de forma eficaz
para uma performance ao vivo.
Após uma breve passagem pelo palco secundário, onde os Sensible Soccers exibiam as suas texturas eletrónicas e ritmos dançáveis, presenciámos
o regresso de Patti Smith a Portugal. Em 2015, a consagrada música e
poetisa veio brindar o público com uma performance na íntegra do seu icónico
álbum Horses; desta vez, no entanto, a setlist foi completamente diferente.
Começou de forma estrondosa, com a conhecida “People Have the Power”, e tocou
versões de variados artistas, desde Jimi Hendrix Experience a Neil
Young, intercaladas com canções dos seus próprios discos. Entre as músicas
transmitiu mensagens de liberdade e o público respondeu com entusiasmo. A certa
altura saiu de palco e a banda tocou um medley de “I’m Free”, dos Rolling
Stones, misturada com "Walk on the Wild Side", de Lou Reed.
Patti Smith regressou a tempo de cantar o fim da música e quando esta
terminou a assistência gritou o nome dela incessantemente. O melhor sobrou para
o fim, quando ouvimos uma longa e épica versão de “Gloria”, que gerou uma
explosão de aplausos.
A música de Kamaal
Williamsdeambula entre o jazz e diversos tipos de música de
dança. O modo de tocar do teclista baseia-se muitas vezes em ritmos repetitivos
que fazem surgir secções mais dançáveis e servem de acompanhamento para solos
improvisados por outros membros do grupo. Assistimos apenas a parte do seu
concerto, mas gostámos do que ouvimos.
No único concerto de hip hop do festival, Freddie Gibbs
& Madlib não conquistaram uma grande parte do público, mas deixaram os
seus maiores fãs em êxtase. Madlib encarou o papel de DJ e encarregou-se
das alterações de volume e equalização dos beats, cuja mistura original foi
arruinada por um exagero das frequências mais graves. Freddie Gibbs mostrou
todo o seu talento como rapper, correu e brincou em palco, puxando pelo
público. O rapper elogiou o festival, chegando a compará-lo ao Super Bowl, e
incentivou muitas vezes os seus fãs a fazer barulho ou a gritar “fuck police”.
As primeiras filas levantaram poeira e mostraram-se muito recetivas aos beats
de Madlib e versos e humor de Gibbs, mas a maior parte do público
pouco reagiu a um concerto que esteve algo desenquadrado do resto do cartaz do
festival.
Os Suede são uma das maiores bandas de britpop, mas
foram uma escolha estranha para fechar o festival. Não são tão populares como
outros cabeças de cartaz do festival e isso refletiu-se no número de pessoas
que restou para ver a sua atuação. Ficaram aquém da sua última vinda a
Portugal, em 2013, por muito que o vocalista Brett Anderson se tenha esforçado
em palco. Deu tudo o que tinha, foi ao chão inúmeras vezes, pegou numa das
câmaras ligadas aos ecrãs do palco e chegou a cantar do outro lado das grades,
entre os seus fãs, mas a música dos Suede esteve longe de ter o impacto
ao vivo que se esperaria depois de ouvir os seus álbuns. A setlist foi um best
ofda sua discografia, tendo-se ouvido músicas como "Metal
Mickey", "Trash", "Animal Nitrate", "The Wild
Ones" (numa versão acústica que removeu as melhores frases de guitarra),
"Beautiful Ones" e "She's in Fashion", mas a energia da
banda não passou para o nosso lado: as músicas foram pouco dinâmicas, ou talvez
o equilíbrio do som não fosse o melhor. Não era o final que esta excelente
edição do Paredes de Coura merecia. Felizmente, no último After Hours, JaydaG esteve ao comando de um excelente DJ set que agitou os festivaleiros até às
últimas horas da madrugada.
O Vodafone Paredes de Coura regressa em 2020, nos
dias 19, 20, 21 e 22 de agosto.
No terceiro dia do Vodafone Paredes de Couraassistimos
em primeiro lugar ao concerto de Jonathan Wilson, finalmente em estreia
em Portugal com o seu projeto a solo. O membro da banda atual de Roger
Waters apresentou um rock que nos fez recordar nomes icónicos dos anos 70 e
80 como Dire Straits, Bruce Springsteen e Pink Floyd. Deu um
bom concerto, focando-se principalmente em faixas do seu último álbum, Rare Birds¸
e não nos deixou esquecer o seu disco Gentle Spirit, de 2011, tendo
tocado o brilhante single “Desert Raven”. Wilson mostrou ser um bom
músico e guitarrista e fez o nosso dia começar da melhor maneira.
Seguiu-se o concerto dos britânicos Black
Midi no palco secundário. São uma das maiores promessas do rock atual,
podendo ser comparados a Swans,Battles, Devo e
outros nomes do rock e punk mais alternativo, mas têm uma sonoridade própria e
distinta. Entraram em palco ao som de uma versão alterada de “Girls
Night Out”, de Charli XCX, e partiram de forma imediata e explosiva para
“Near DT, MI”, seguida da agressiva e caótica “953”. Mostraram desde o
princípio ser habilidosos nos seus instrumentos, com o trabalho do baterista Morgan
Simpson a ser especialmente impressionante. Exibiram músicas bastante
imprevisíveis e dinâmicas que enganaram vezes sem conta uma grande parte do
público nas primeiras filas, que tentava constantemente fazer mosh. Concluiram
com “bmbmbm” um concerto barulhento e intenso no qual se afirmaram novamente
como um nome a não perder de vista nos próximos tempos.
Os Deerhunter, no palco principal, deram um concerto
competente, mas dececionante. Tocaram algumas das suas melhores músicas, como
as faixas iniciais do aclamado Microcastle, “Cover Me (Slowly)” e
“Agoraphobia”, e “Desire Lines”, mas faltou algo para elevar as versões ao vivo
ao nível das gravadas em estúdio. Talvez numa sala fechada, com um equilíbrio e
qualidade de som que faça jus às suas composições, consigam transmitir a
atmosfera criada pelos seus melhores álbuns. Num momento curioso entre duas
canções, o vocalista Bradford Cox mostrou-se fã dos portugueses Nuno
Canavarro e Street Kids.
O auge da noite foi atingido pelos Spiritualized de
J. Spaceman. O grupo foi acompanhado por um coro gospel que contribuiu para
alguns dos momentos mais bonitos do festival. Canções como “Shine a Light” e “A
Perfect Miracle” foram elevadas a um novo patamar, com um som denso, etéreo e
poderoso a preencher todo o recinto. Nos melhores momentos as canções soaram
especialmente grandiosas e épicas, mas nos piores o som do baixo desequilibrou
a mistura entre os instrumentos. Desde “I’m Your Man” até ao princípio de “Sail
On Through”, a penúltima do alinhamento, as notas menos graves do baixo pouco
se ouviram e sempre que eram tocadas sentia-se um vazio na música. Esta falha foi
o único aspeto negativo notável num concerto muito bem ensaiado e preparado,
mas foi o suficiente para comprometer a sequência de músicas afetadas. Felizmente,
o problema sentiu-se pouco na reta final e foi possível aproveitar da melhor
maneira uma excelente versão de “Oh Happy Day”, de Edwin Hawkins.
Father John Misty voltou a mostrar a sua enorme
presença em palco no mesmo festival onde brilhou em 2015. Acompanhado por nove
músicos, com uma secção de sopros muito bem incorporada e uma setlist bastante
longa, dançou e cantou com tudo o que tinha. Infelizmente, para quem já o viu
ao vivo, não houve nada de novo. A atitude já não tem o mesmo encanto de
antigamente e não foi o suficiente para elevar os instantes mais genéricos e
mornos da sua discografia. Foi bom ouvir arranjos categóricos de canções como "Hangout
at the Gallows", "Disappointing Diamonds Are the Rarest of Them
All" e "Nancy From Now On", mas não se sentiu a magia da última vinda
a Paredes de Coura.
No After Hours, os Peaking Lights apresentaram uma
sonoridade mais eletrónica do que aquilo a que nos habituaram em estúdio. Com
ritmos dançáveis e sintetizadores espaciais, deram o melhor concerto dos after
parties deste VodafoneParedes de Coura.