Este é o programa artístico do GRAUZONE Festival

| Janeiro 11, 2020 3:07 am



A sétima edição do Grauzone Festival – o eclético e multidisciplinar festival dos Países Baixos – acontece já no próximo mês de fevereiro, mais precisamente nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2020. Pela primeira vez na história, o festival estende-se a uma edição que contempla dois dias numa programação cultural que, além da música, incorpora um programa de filmes com estreias exclusivas, um simpósio e ainda uma extensa exposição intitulada GRAUKUNST – ARTNROLL.

A exposição GRAUKUNST – ARTNROLL mostra obras de artistas e músicos envolvidos no cruzamento entre música e arte e estará em exibição entre os dias 2 e 16 de fevereiro. Além desta exposição, trabalhos como desenhos, pinturas, gravações entre outras formas de expressão da arte visual são mostradas pelos músicos Lee Ranaldo, Marissa Nadler, Kristoffer J. Mondy, Colin H. Van Eeckhout e Gemma Thompson. Durante o festival, Lee Ranaldo e o grupo post-punk belga The Wild Classical Music Ensemble farão uma apresentação no espaço de exposições The Gray Space In The Middle.


No simpósio, destaque para a presença da cineasta Babeth Mondini-van Loo e Stephen Mallinder (Cabaret Voltaire) que trazem, numa estreia holandesa, uma discussão aberta, relativa ao filme Chance vs Casuality e a performance a solo de Stephen Mallinder. O momento é histórico uma vez que será a primeira vez em 40 anos que este filme voltará a ser exibido.

Para finalizar os últimos nomes do programa artístico, encontra-se ainda o programa de filmes. Além do já referido Chance vs Casuality – integrado nos simpósios – os espectadores do Grauzone Festival poderão ainda assistir ao documentário Swans: Where Does a Body End, dirigido por Marco Porsia. Neste trabalho Porsia segue o cantor Michael Gira e os Swans nos bastidores, exibindo um retrato pessoal da banda, através de material de arquivo que nunca foi mostrado antes. Após a exibição do documentário haverá a intervenção de nomes como Jehnny Beth (Savages), Thurston Moore (Sonic Youth) e Blixa Bargeld (Einsturzende Neubauten, Nick Cave & The Bad Seeds) nos comentários.




Relativamente ao programa musical, dos nomes anteriormente anunciados, destaque para Thurston Moore Group, Shame, The Murder Capital, Marissa Nadler, Linea Aspera, Jozef Van Wissem, Shortparis, Test Dept., Tamaryn ou QUAL. A programação completa do festival pode ser consultada aqui.


O Grauzone realiza-se em vários locais na cidade The Hague, como Paard, Het Koorenhuis, Het Magazijn, The Gray Space In The Middle e Paardcafé. Os passes gerais têm um custo de 67,50€ e os bilhetes diários podem ser adquiridos por 37,50€, clicando neste link. Todas as informações adicionais relativas a este evento podem ser encontradas aqui.
FacebookTwitter