terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Wim Mertens celebra 40 anos de carreira com passagem por Portugal


Wim Mertens deu início, no final de 2019, à digressão “Inescapable 40th Anniversary Tour” para celebrar 40 anos de carreira, sendo o nosso país agraciado com dois concertos. O primeiro é já no dia 29 de janeiro, na Casa da Música, no Porto e o segundo no dia 2 de fevereiro, no CCB, em Lisboa.

Iniciando-se como musicólogo e produtor de rádio, Mertens estreou-se em 1980 com For Amusement Only, um trabalho eletrónico que usava exclusivamente sons de máquinas de flippers. Seguiram-se obras que depressa entrariam no seu rol de clássicos célebres, como Struggle for Pleasure (1983) e Maximizing the Audience (1984). Nas décadas seguintes, Wim Mertens refinou a sua linguagem, compôs para diversos instrumentos e ensembles e firmou o seu nome no panorama internacional com recitais nas melhores salas do mundo, quer a solo, quer em pequenas formações ou até mesmo com orquestras.

40 anos de uma carreira repleta de sucessos não podiam deixar de ser devidamente assinalados. Assim, no final de 2019 lança Inescapable, um CD quádruplo, com 61 composições, com marcos do seu percurso, gravações ao vivo e peças inéditas. Este é então o mote para a digressão mundial que passa agora por Portugal, um dos países que acolheram o compositor belga desde, praticamente, o início da sua carreira. Neste reencontro com o público português Mertens (piano e voz) faz-se acompanhar, pela primeira vez em muitos anos, pelo seu ensemble: Tatiana Samoui e Liesbeth Baelus, violino; Liesbeth De Lombaert, viola de arco; Lode Vercampt, violoncelo e Ruben Appermont, contrabaixo. Eis mais um motivo de celebração e por isso mesmo, Inescapável!

0 comentários:

Enviar um comentário