sábado, 22 de fevereiro de 2020

Soft Machine no Gouveia Art Rock 2020



O Gouveia Art Rock, festival anual de música progressiva realizado desde 2003, confirmou hoje a presença dos históricos Soft Machine.

Banda seminal do rock progressivo, bastião do movimento Canterbury e autora de alguns dos mais importantes discos saídos da fornada britânica da década de 70 – veja-se o homónimo de estreia, de 1968, ou o influente Third, de 1970, assim como o período mais pastoral e jazzístico que marcou os anos ligados à Harvest (compilados recentemente na antologia The Harvest Albums 1975-1978) – os Soft Machine incluíram na sua formação original Robert Wyatt, Daevid Allen, Mike Ratledge e Kevin Ayers. A sua dissolução, em 1978, deu origem a uma série de encarnações, primeiro como Soft Ware, em 1999, reaparecendo em 2002, sob a orientação de Leonardo Pavkovic, como Soft Works, depois como Soft Machine Legacy e finalmente como Soft Machine, que leva a cabo desde 2015.

Atualmente formados por John Etheridge (guitarra), Theo Travis (saxofone, flauta, piano), Roy Babbington (baixo) e John Marshall (bateria), os Soft Machine juntam-se aos já confirmados Fil'mus, do português Miguel Cardoso, e os americanos The Knells.

A 17ª edição do festival, organizado pela Câmara Municipal de Gouveia, acontece entre os dias 1 e 3 de maio.


0 comentários:

Enviar um comentário