STREAM: Isolated Youth – Iris

| Março 20, 2020 4:18 pm

Cerca de um ano e dois meses após a edição de Warfare – o EP que fez os Isolated Youth tornarem-se uma das maiores atrações do post-punk contemporâneo mundo fora – o quarteto sueco mais acarinhado no panorama da música gótica, está de volta com novo trabalho curta-duração. Intitulado Iris, o novo disco apresenta-se como um conjunto de cinco canções que conquista instantaneamente pela sua atitude inocente e aura amorosa, características que têm pautado a personalidade do quarteto como banda. Enquanto vão ganhando espaço e reconhecimento entre a crítica internacional, os Isolated Youth apostam num álbum tingido em esperança, com canções que são recebidas de coração aberto num mundo que se vai fechando a cada dia nas suas casas.


Mais sentimentais que em Warfare, em Iris os Isolated Youth apresentam um trabalho que se distancia tenuemente das raízes do post-punk e é construído entre acordes minimalistas, atmosferas sonhadoras, uma bateria mutável, uma voz carente e as emoções mais independentes da música rock. Deste Iris já tinham sido anteriormente apresentados os temas “Iris” – uma das melhores criações do disco – e ainda “ICT” (Instalment Credit Transaction), a apostar em ritmos mais dinâmicos e a repescar alguma da essência já mostrada em Warfare. Além dos referidos temas, destaque para o grande “Ferris Wheel” – que tivemos oportunidade de ouvir em primeira mão em agosto – e que aporta tão bem a essência de uma juventude isolada: existencialismo decadentista, a esperança de tempos melhores e a revolta relativa à sensação de impotência. Aproveitem para se envolver de amor, reproduzindo o disco na íntegra abaixo.

Iris é editado esta sexta-feira (20 de março) em formato vinil e digital pela Fabrika Records. Lembrem-se que hoje o Bandcamp está a abdicar das comissões pelo que, por cada edição que comprarem na plataforma estão a apoiar a 100% os artistas e as editoras. Comprem o novo EP dos Isolated Youth aqui.


FacebookTwitter