quarta-feira, 15 de abril de 2020

João Vairinhos "Vala Comum" (video) [Threshold Premiere]

© Pedro Roque

João Vairinhos está de regresso às edições de estúdio desta vez no formato curta-duração para nos entregar um EP cheio de vida, mas igulamente rodeado de morte e do negrume da eletrónica mais negra. Membro fundador dos LÖBO e músico ao vivo de projetos como MURAIS, Ricardo Remédio ou Wildnorthe, o artista lisboeta avança esta quarta-feira em primeira mão, com a primeira extração deste novo registo, "Vala Comum", uma malha psicologicamente densa e isenta de voz que comunica, num só título, uma mensagem amplamente profunda de sentido.

O single é apresentado hoje (15 de abril) através de um trabalho audiovisual assinado por Mariana Vilhena, artista visual que, entre outros projetos, acompanha Kara Konchar nas suas performances ao vivo. Através da sobreposição de imagens de arquivo a preto e branco com um forte sentido rítmico e história, o vídeo estabelece um elo de ligação entre a imagem mental que o termo "Vala Comum" desencadeia na mente do espectador. Podem tirar as vossas conclusões ao visualizar o vídeo abaixo.


Relativamente ao novo VéniaJoão Vairinhos explica o que podemos esperar: 
A composição deste disco teve início em 2018 e ocorreu numa fase em que li várias obras de ficção que remetiam para contextos assentes na opressão (ideológica, material, científica, amorosa…). Dei por mim a tentar musicar algumas imagens que as páginas desses livros me ofereceram durante as leituras. Não foi um ponto de partida intencional, foi algo que aconteceu na primeira música e como gostei do resultado, deixei-me ir. Aos poucos fui percebendo que o disco estava a funcionar como uma espécie de enquadramento sonoro de uma distopia, e assumi esse resultado no nome do disco e das músicas.
Vénia foi misturado e masterizado por Pedro Barceló (Førest Fires), e conta com a participação de Sérgio Prata Almeida e Ricardo Remédio em dois temas.

Vénia tem data de lançamento prevista para 29 de abril, em formato digital pelo selo Regulator Records. As edições em formato físico têm o selo da Raging Planet, Regulator Records e Ring Leader e serão disponibilizadas em data a anunciar.


Vénia Tracklist:

01 - Chegaram 
02 - Vala Comum 
03 - Vénia

0 comentários:

Publicar um comentário