O sol brilha negro no novo disco dos Lefki Symphonia

| Abril 11, 2020 8:17 pm

Com uma carreira que teve início corria o ano de 1984 na cidade de Atenas, os Lefki Symphonia forjavam os primeiros traços característicos da sua sonoridade: rock-gótico de guitarras esculturais, intercalado com uma mescla de post-punk e tendências da coldwave. A banda esteve ativa durante um período de 16 anos até ter partido para um hiatus por tempo indeterminado que culminaria em 2020, com a edição de San Ton Ilio​/​Like The Sun, o quinto registo longa-duração da banda. O projeto, liderado por Theodoros Dimitriou regressa agora, 20 anos depois para apresentar um renascimento entre almofadas negras de texturas nostálgicas, num conjunto de dez temas profundamente intensos e com traços de um romantismo tímido.

Entre atmosferas sinceras construídas sob riffs de guitarra suaves que focam as ambiências em voga no período do post-punk dos anos 80, os Lefki Symphonia abrem San Ton Ilio com “Mehri Ton Thanato”, uma faixa arisca mas já a apresentar a profundidade que o seu som abrange. As tessituras monocromáticas continuam em progresso com “Me Mia” no posto de escuta, tema que mostra também uma certa inclinação da banda às abordagens do metal gótico, com riffs de guitarra abrasivos e toda uma aura mais influente. Mais calmos e nostálgicos arrancam para “Mavro Fos”, “Oniro Mesa Se Oniro” e “Svise Ta Ihni”, temas dominados por uma construção rítmica mais densa.


A segunda parte do disco arranca de forma semelhante às atmosferas sonoras que dão início ao registo, com o tema homónimo “San Ton Ilio” em desenvolvimento. Theodoros Dimitriou aposta num registo vocal mais ou menos constante ao longo do disco, o qual encaixa bastante bem face ao espectro sonoro de atuação instrumental que a vai acompanhando. Numa última parte caracterizada por ritmos mais lentos segue-se “Hronia Siopila” e “Minima” na tracklist, ambos a apresentarem lados mais badalados na estrutura sonora em duas faixas altamente sensíveis. Já a chegar à reta final do disco encontramos “Dakri” – uma faixa goth-rock revival – e a poética “Eki Pu O Anemos Rotai Gia Esena”, que se despede do ouvinte de forma dinâmica e contemplativa.

San Ton Ilio​/​Like The Sun foi editado no passado dia 11 de março em formato CD e LP pelos selos Labyrinth of Toughts e The Lab Records. Podem comprar a vossa cópia física aqui.


FacebookTwitter