Nyege Nyege Tapes lança novo álbum de HHY & The Macumbas, Camouflage Vector: Edits From Live Action 2017-2019

| Maio 18, 2020 12:41 am


A Nyege Nyege Tapes, um dos pilares da nova música da diáspora africana, é responsável pelo próximo lançamento dos portuenses HHY & The Macumbas. O auto-descrito ensemble de “voodoo dub cibernético” sucede o portento ritualístico de Beheaded Totem, editado em 2018 pela britânica House of Mythology, com um novo compêndio que reúne gravações ao vivo do grupo entre 2017 e 2019.

Camouflage Vector: Edits From Live Action 2017-2019 foi gravado entre Barcelos, Porto e Tenerife e conta com o mítico produtor britânico Adrian Sherwood (atuaram na última edição do Serralves em Festa) na mistura. As peças foram mescladas no laboratório rítmico de Jonathan Uliel Saldanha, cérebro cibernético dos Macumbas, que conferiu o tratamento final do álbum em Kampala, Uganda durante o confinamento.

Os HHY & The Macumbas surgiram em 2008 a partir do CERN, estúdio onde operam os vários membros do colectivo Soopa e que estiveram na génese do ensemble. O grupo, que reúne a nata da música exploratória do Porto, estreou-se nas edições com Permission Cut, lançado em 2014 pela Silo Rumor, e desde então levou a cabo uma das mais fascinantes investigações pelos mundos do dub, do jazz e da matéria oculta, atraindo a atenção de festivais tão aclamados como o inglês Supersonic, o polaco Unsound ou o nosso Primavera Sound.

As primeiras amostras de Camouflage Vector, disponível a partir de 3 de junho, já se encontram disponíveis e podem ser escutadas no Soundcloud da Nyege Nyege Tapes. 



FacebookTwitter