segunda-feira, 20 de julho de 2020

As arritmias induzidas por ZXICD no seu disco novo ɅVΟѺΟVɅ


Francisco Godinho é o mentor por detrás do projeto ZXICD. O músico e sound designer oriundo de Sintra está ativo desde 2005 e conta já com mais de uma dezena de edições no seu Bandcamp, sendo ɅVΟѺΟVɅ o seu mais recente trabalho.

ɅVΟѺΟVɅ compila 13 temas novos onde reinam as paisagens eletrónicas sincopadas, ora mais lentas a lembrar uns Boards of Canada, ora dotadas de elementos glitch e experimentais, reminiscente de trabalhos de Aphex Twin ou Autechre. Esta nova edição de ZXICD foi inspirada por ideias transhumanistas, influenciadas por obras sci-fi e cyberpunk, onde se explora o conceito da humanidade fundir a sua natureza biológica e tecnológica, de modo a tornar-se eterna e em algo inclassificável.

Os ritmos e melodias de ɅVΟѺΟVɅ foram conseguidos a partir de um trabalho de percussão ultra-preciso, executado através de sequenciadores em forma de geometria euclidiana e ímpares, enquanto as melodias e harmonias foram principalmente guiadas por programas probabilísticos de IA. Muitas dessas experiências foram depois transpostas para hardware (sintetizadores e caixas de ritmo), onde a natureza interna dos seus sequenciadores deram aso a outros pequenos acidentes que, curiosamente, originaram algumas das melodias mais "bonitas" do álbum.

A ideia inicial de XZICD para ɅVΟѺΟVɅ era sonorizar experiências indutoras de ansiedade, encapsuladas em câmaras hiperbáricas cheias até a borda com ambientes distópicos e frios, no entanto, na opinião do próprio produtor, o resultado final soa mais humano do que o esperado, mantendo uma certa qualidade alienígena.

ɅVΟѺΟVɅ foi editado oficialmente no passado dia 18 de maio em formato digital pelo selo Detroit Underground. Podem comprar a vossa cópia aqui.

0 comentários:

Publicar um comentário