Massive Attack lançam novo EP, Eutopia

| Julho 10, 2020 1:08 pm





Eutopia é o novo EP dos Massive Attack. Gravado durante o confinamento, Eutopia chega quatro anos depois do último lançamento do grupo de Bristol, o EP Ritual Spirit, e recruta os nomes de Algiers, Young Fathers e Saul Williams para um trabalho audiovisual de três faixas. 


Acompanhado por uma série de imagens do artista Mario Klingemann, geradas através de inteligência artificial, Eutopia conta ainda com a participação de três oradores políticos: Christiana Figueres, que escreveu o Acordo Climático da ONU em Paris; o teórico da Renda Básica Universal Guy Standing; e Gabriel Zucman, que propôs recentemente a criação de um imposto sobre a riqueza dos 1% mais ricos na União Europeia.

Ainda sobre Eutopia, os Massive Attack explicam em comunicado:

“O confinamento expôs os melhores aspectos e as piores falhas da humanidade. Esse período de incerteza e ansiedade forçou-nos a meditar sobre a necessidade óbvia de mudar os sistemas prejudiciais pelos quais vivemos. Ao trabalhar com três especialistas, criamos um diálogo sonoro e visual em torno dessas questões estruturais globais; sob a forma de emergência climática, extração de paraísos fiscais e Renda Básica Universal. O espírito deste EP, os seus elementos e ideias não têm nada a ver com noções ingénuas de um mundo ideal e perfeito, e tudo a ver com a necessidade urgente e prática de construir algo melhor. Nesse sentido, Eutopia é o oposto de um erro de ortografia.”

Podem encontrar Eutopia no canal de Youtube dos Massive Attack. 


Em 2019, a banda de Euan Dickinson e Robert Del Naja comemorou 20 anos de Mezzanine com duas datas esgotadas no Campo Pequeno, em Lisboa.


FacebookTwitter