Sonic Boom, Joana Gama e Ricardo Toscano na rentreé da Culturgest

| Julho 24, 2020 4:39 pm





Este ano, a rentreé da Culturgest, em Lisboa, inicia um pouco mais cedo do que o habitual, a 25 de agosto, com o já anunciado IndieLisboa. A programação do trimestre setembro/dezembro de 2020 está marcada também por diversas estreias nacionais nos campos da dança, da música e das artes visuais, e será palco para uma série de workshops e conferências online.


Na música, o arranque faz-se a 17 de setembro com o concerto de apresentação do novíssimo álbum a solo de Sonic Boom. All Things Being Equal, lançado no passado mês de junho, assinala o fim de um hiato discográfico que durou mais de 30 anos, e acompanha a mudança do músico de Inglaterra para Sintra, onde se encontra a residir desde 2015. Dois dias depois, a 19 de setembro, o ex-Spacemen 3 atua no gnration, em Braga.

Em outubro, a 9, a pianista Joana Gama sobe ao palco do Grande Auditório da Culturgest para interpretar Das Buch der Klänge (‘O Livro dos Sons’ em português), obra-prima do alemão Hans Otte. No dia anterior, a pianista e o Goethe Institute apresentam uma Palestra ao Piano sobre Hans Otte, onde falará será discutida vida e obra do compositor e pianista alemão. O legado de Hans Otte será ainda desdobrado numa série de peças a solo encomendadas a um grupo de músicos e agitadores da cena musical de Lisboa: Norberto Lobo, Helena Espvall, Bruno Álvares, Violeta Azevedo, Pedro Melo Alves e Joana da Conceição são osros artistasdartistas escolhidos para o tributostributo de peças-concerto a solo a ser exibido posteriormente em formato filme.

No dia 19 de novembro, Joana Gama volta a subir ao palco, desta vez, com Luís Fernandes, para apresentar o novo capítulo do trabalho desta dupla, Textures & Lines, acompanhados por Drumming – Grupo de Percussão e Pedro Maia

Ricardo Toscano encerra a temporada da Culturgest com um concerto em homenagem ao disco A Love Supreme, do americano John Coltrane. O músico português tocará saxofone ao lado de um ensemble com um outro saxofone, um trompete, um piano, um contrabaixo e duas baterias. Para além da reconstrução do disco, que acontece no dia 18 de dezembro, Toscano regressará a cada um dos seus quatro temas para uma performance elaborada unicamente em vídeo nas plataformas online da Culturgest.


FacebookTwitter