STREAM: Sofia Portanet – Freier Geist

| Julho 4, 2020 8:22 pm

Sofia Portanet tem conquistado os ouvidos e a atenção da crítica internacional muito à conta do seu estilo característico que coloca em voga o espírito feminino explorado com afinco nos anos 80. Numa imagem que cruza a aparência de uma Kate Bush com o arrojo de uma Nina Hagen a sua música, tipicamente doce e apetrechada dos sintetizadores da new-wave dos 80’s, tem sido condecorada no meio alternativo com afinco. Depois de malhas como “Planet Mars”, “Wandering Rat”, “Art Deco” ou “Das Kind” – que felizmente integram o alinhamento do presente trabalho – Sofia Portanet começou a marcar um lugar de destaque nas paragens alternativas que agora consolida neste novíssimo Freier Geist.

A artista que começou por dar os primeiros passos na música corria o ano de 2018, apresenta agora um disco que reúne todo o espírito excêntrico que tem feito emergir desde então, ao longo de nove faixas extremamente cativantes e de produção luxuosa. Freier Geist volta a colocar no radar a energia motivadora de Sofia Portanet enquanto traz à memória o espírito da música disco num trabalho produzido para iluminar os tempos mais caóticos, tão em voga na atualidade. Do disco além dos temas que já rodaram em loop na nossa playlist destaque para malhas como “Menschen und Mächte” – a colocar a nostalgia em grande foco – “Waage” – a fazer rejuvenescer o post-punk trabalhado por nomes como Siouxsie & the Banshees – e, ainda, a balada celestial “Ringe”. O disco pode ouvir-se na íntegra abaixo.

Freier Geist foi editado esta sexta-feira (3 de julho) em formato digital pelo selo alemão Duchess Box Records. Podem comprar a vossa cópia aqui.

Se tudo correr de acordo com os planos, Sofia Portanet marcará a sua estreia em Portugal no próximo dia 25 de setembro no Hard Club, Porto num concerto integrado na 4ª edição do festival Post-Punk Strikes Back Again


FacebookTwitter